12/12/2008

Error jus facti

A oposição alardeia que o Corinthians procura desesperadamente por patrocinadores, akém de afirmar que pré acordos de anúncios no calção e nas mangas desvalorizam o contrato do peito. Chacotam a todo momento que as grandes empresas que a mídia anuncia e que a diretoria diz trabalhar, vão negando qualquer participação ou interesse.
 
Especula-se que Ronaldo Nazário receberá R$ 400 mil por mês e também 80% dos acordos de manga e calção, além de participação nas vendas de produtos e camisas. Alguns dizem que o Corinthians tenta garantir esmolas, pois já tem o contrato de TV assinado, já recebeu valores dos contratos com a BWA, além de torcer para o Lula garantir uma MP para que o clube tenha a CND e faturar antes do final do ano com a Lei de Incentivo ao Esporte, que garantiria o fechamento do balanço com no mínimo R$ 20 milhões a menos na dívida. Porém o que é verdade e o que é especulação? Será uma mentira alardeada ou uma verdade que será revelada mais a frente?
 
Seria possível o Corinthians conseguir R$ 3 milhões nos calções da Magazine Luiza ou Bradesco, mais R$ 6 milhões nas mangas da Medial ou da Oi e mais R$ 21 milhões da Emirates, AOC ou Samsung? Contando ainda com os R$ 5 milhões da Nike... Afinal estamos falando de R$ 35 milhões anuais! Será que o Corinthians tem essa força, será que foi intensificada pela vinda de Ronaldo? Será que a imagem de Ronaldo foi agregada de maneira positiva e assim permanecerá?
 
Confesso que não consigo montar este quebra-cabeças, faltam peças, parece existir algo na manga (não necessáriamente o patrocinador), mas sinto que este jogo lembra muito o Truco. Quando se desiste de Ronaldo, ele veio. Quando se encerra os contatos com Martinez, opositores anunciam sua contratação. Enquanto isso, um a um, os reforços vem chegando sem muito alarde, afinal o Ronaldo chamou toda a atenção. Alias, o fato de Ronaldo optar pelo Corinthians, abrir mão de cifras enormes e polpudas, largar seu time de coração (o que considero ainda mais estranho) e optar pelo Corinthians, é tão absurda que ainda é difícil de acreditar, não se pode negar, TEM COELHO NESSA CARTOLA!
 
Certo dia, Sanchez confessou que estava cansado do vazamento de informações no Corinthians, que tinha se cercado de precauções para conversar com procuradores e empresários, evitava restaurantes para fechar acordos, pois se fosse visto jantando com alguém, no momento seguinte a especulação corria solta e alguns negócios foram atravessados por conta disso. Lição aprendida, mas quais os segredos que cercam a administração Andrés Sanchez visando as eleições para tornar-se o presidênte do centenário do clube? Romper com aliados que preferem cargos a ajudar o clube? Trocar profissionais que não estejam em acordo com a filosofia de exutar orçamentos e ter criatividade para reverter situações? Dispensar outros que exigem aumentos e depois saem falando que ficariam pelo mesmo salário?
 
Aos poucos assisto a situação derrubar os mitos da oposição, o monstro não é tão feio, as pessoas que o cercam não são todas ruins, pelo contrário, muita gente boa e competênte entrou, certo que algumas ainda pisam na bola, falta ainda a tarimba de bons administradores, mas suficientemente melhor do que nos 14 anos anteriores e com perspectivas de uma melhora ainda maior, mas será que nem assim será possível ter uma palavra positiva dos opositores, alias, nem mesmo uma ajudinha? Ou será que o Corinthians de Andrés Sanchez tem de naufragar, só por causa do capitão? Pois é... ainda tem muita gente remando contra e tentando furar o barco!

2 comentários:

Anônimo disse...

Não sei... fiquei pensando mesmo nisso, e também naquelas "avisa aí que chegou mais um louco pro bando" quase decorado que o Ronaldo tá falando em toda entrevista...
Acho que depois de tanto problema que teve e que a seleção causou, além daquele negócio dos travestis e tal, ele deve estar querendo uma identidade de novo, e no Brasil, já que dinheiro não mais importa, não precisa pagar de bom jogador na Europa.
E ficar bem visto como brasileiro, chamar atenção, no Flamengo não dá. Tem que ser no Corinthians.

Marcelo Lima disse...

A concepção é fantástica, mas não queria que fosse algo vinculado às eleições...