1/05/2009

Passaporte Alvinegro

O Corinthians, clube com uma das maiores torcidas em todo o mundo, precisaria de vários dias para narrar parte de sua história e meses para contá-la por completo.

Parte desta história é alvo do acervo disponível para quem visita o Memorial do Corinthians, situado na entrada do Parque São Jorge, onde a emoção se mistura com um passado vitorioso ao simular a entrada em campo e o sentimento do jogador ao ver a vibração de nossa imensa torcida. É possível encontrar as taças conquistadas, os grandes lances, os títulos, os times ao longo dos anos, nossos ídolos e jogadores, além de jogos, desenhos, fotos, filmes e um conteúdo fantástico para todos os amantes do futebol.

Poucos clubes no mundo têm informações detalhadas sobre sua história e a grande maioria deles negligencia seus ídolos e ignoram totalmente sua torcida. O Corinthians está próximo de dar um passo a frente ao lançar seu portfólio institucional na forma de um site internacional. O site é um relato do que é o clube, sua história, o futebol, seus ídolos, sua torcida e um acervo multimídia que poderá ser acessado em espanhol e inglês, com a promessa de expandir seu conteúdo para outras línguas num futuro próximo.

O conselheiro Edgard Ortiz é o responsável pelo projeto e pai da idéia, que está sendo desenvolvida pela "Phocus Interact", empresa de SJC cujos sócios são Corinthianos e apaixonados pelo time, conferindo um toque extra de paixão ao projeto. Seu conteúdo teve a colaboração do pessoal da "Loucos por Ti", da "ESM Marketing Esportivo", a produção e edição de vídeo da "GPM Group", as modelagens e animações 3D da "Parallax", a tradução do conteúdo pela "Arabera Traduções" para o inglês e o espanhol, além da ajuda de alguns torcedores.

O acesso e carregamento do site são rápidos. Um pano de fundo esfumaçado em forma de wallpaper é apresentado e uma bola quicando carregará as imagens suspensas, num visual bem limpo e agradável.

Os gritos da torcida aparecem ao carregar a página. Pessoalmente sou fã dos seletores de áudio em que o internauta clique para ouvir ao invés do carregamento automático. Fica minha sugestão de mudar isso e colocar também o hino do clube com a letra passando em forma de legenda ao lado do tocador (podendo até ser traduzido nas outras línguas)!

No cabeçalho da página, um seletor para tela fullscreen (F11), um link para o site oficial do clube e ao lado um seletor de idiomas (inicialmente em português, espanhol e inglês).

No rodapé um menu em forma de bola de futebol, que ao ser acionado, sobrepõe a tela mostrando as alternativas de navegação. O acesso é simples e torna a navegação interessante e dinâmica. Os parceiros do clube também não foram esquecidos, ficaram com imagens de referência do lado direito.

Durante a navegação, o menu "ídolos" me chama a atenção, pois são apresentados diversos jogadores em totens idênticos aos do memorial, todos possuem uma ficha completa, fotos e vídeos das jogadas e dos gols. No menu "torcedores famosos", uma surpresa, mas não contarei o que acontece, porém recomendo ajustar sua webcam!

Um número restrito de pessoas teve acesso ao projeto, que deverá ser lançado nos próximos dias. Foram muitos os elogios e particularmente considero o site SENSACIONAL, realmente dá orgulho de navegar. Reserve muitas horas na frente do seu computador para desfrutar se seu conteúdo, pois você irá se emocionar! Lembrando que este site não substituirá o oficial, trata-se de um projeto a parte.

Entrei para a lista dos que estão ansiosos pela estréia deste projeto! E fica aqui registrado os meus parabéns ao pessoal da Phocus, ao conselheiro Edgard Ortiz, ao presidente Andrés Sanchez e todos que participaram deste inovador projeto, onde o Corinthians mostra seu verdadeiro passaporte ao mundo!

E enquanto não chega, abaixo uma "degustação":

Clique na imagem para vê-la em tamanho maior!

4 comentários:

Anônimo disse...

Genial.

Nicolau disse...

Parece uma boa idéia.

Marcelo Lima disse...

A idéia é maravilhosa... ecoa no Futepoca! :)

Unknown disse...

Ótimo post Marcelo, parabéns. Você consegue informações que fazem qualquer jornalista ficar de boca aberta heim?
A idéia é excelente, e o que nos frusta é que boas idéias demoram tanto a surgir e a serem implementadas no Corinthians.
Mas antes tarde do que nunca. E agora é o momento mais propício, aproveitando o efeito Ronaldo.
Valeu!