1/19/2009

Erro ou estratégia?

"Eu queria entender qual é a lógica de o Corinthians ainda exibir o logo da Medial? É sério, queria aprender como gestão", de Marco Aurélio Cunha, superintendente do São Paulo.
 
Assunto questionado também pela torcida, conforme abordado no questionamento da Yule Bisetto no Blog Futebol & Negócio, pois na transmissão do amistoso pela TV Globo, Ronaldo Nazário aparece comentando com a camisa do Corinthians com o logotipo da Medial Saúde, que pode ser comprovado neste vídeo da Globo.com.
 
Então qual é a "vantagem" do Corinthians em ostentar a marca da Medial, seu antigo patrocinador?
 
Para "explicar o caso" é necessário voltarmos um pouco no tempo, mais precisamente no início de 2007, quando a Nike rompeu o acordo de produção com a fabricante Drastosa, comprometendo a entrega dos materiais esportivos, tanto que no Paulistão daquele ano, o Corinthians chegou a utilizar numa partida o uniforme da temporada anterior. Na época, foi divulgado pela diretoria que se tratava de superstição.
 
Nos meses seguintes, a situação não melhorou e o fornecimento de material ficou comprometido. O Corinthians jogava com um número limitado de camisas, os roupeiros ficaram encarregados de recolherem as camisas para serem lavadas e utilizadas nas partidas seguintes, isso inclui também coletes e uniformes de treinamento, tanto que na Copa SP de 2008, o Corinthians jogou parte do campeonato com o uniforme do logotipo do patrocinador antigo, a Samsung, e o time principal com a camisa "adesivada", já com o contrato da Medial vigente.
 
Mais recentemente, o Corinthians solicitou a Nike para confeccionar camisas "Eu nunca vou...", porém a entrega só poderia ser feita 3 meses depois, assim o Corinthians conseguiu com a Nike a liberação para confeccionar camisas sem ostentar seu logotipo. O enorme sucesso da camisa causou transtornos para todos os lados, pois a diretoria tinha de se justificar pela diferença de preços na compra das camisas e no resultado obtido, a Nike que viu uma enorme oportunidade ser jogada fora por conta de não ter como honrar com o breve compromisso, bem como gerou centenas de boatos e teorias da conspiração.
 
A camisa roxa tornou-se um outro sucesso, apesar de achar que houve um erro fatal, pois a camisa teria de ser algo exclusivamente do torcedor e de treinamento, nunca de jogo, similar ao que ocorre com a camisa laranja do Fluminense, assim não teriamos qualquer problema com ela, quem gostasse compraria e pronto. A roxa é outro motivo a ser apresentado, seu sucesso foi tão grande que passou semanas com as lojas sem reposição e com lista de espera. O problema de fornecimento de material continuava.
 
Acabou-se a temporada 2008 e com isso a Medial, que teria preferência na continuidade do patrocínio, desistiu oficialmente, mas continuaria com outras parcerias com o Corinthians, como o plano de saúde diferenciado para torcedores e a maternidade alvinegra.
 
Bom, então se o contrato acabou, ostentar a marca da Medial é apenas uma conivente forma de mostrar que a Nike continua com problemas no fornecimento de material? Não necessáriamente...
 
A troca de patrocinadores força a fornecedora de material renovar todo um lote de novos jogos de camisas, calções, meias, etc. É um trabalho que envolve uma logística extremamente cara e o trabalho é redobrado, pois a Nike não tem uma fábrica própria no Brasil.
 
Então o que o Corinthians ganha com isso? Afinal só observamos vantagens para a Medial, certo? Não, isso mostra que o Corinthians não está preocupado em um compromisso de datas, prazos e estabelecer regras rígidas. É uma forma de agradecimento pela parceria, pois num momento ruim, num momento em que o time caiu de divisão, num momento em que a Samsung entendeu que sua marca não seria "divulgada", a Medial pagou muito, mais do que qualquer patrocinador de qualquer outro clube no Brasil, tornou-se a maior patrocinadora e ainda para a temporada 2009, nenhum outro grande clube conseguiu desbancá-la.
 
Gratidão, oportunidade, momento... não seria sábio correr para vender camisas sem patrocínio, tão pouco esconder o patrocínio sob fitas adesivas como se tivessemos vergonha, pelo contrário, o Corinthians mostra que está sabendo se relacionar com seus parceiros.
 
Uma parceria é um casamento, o da Medial com o Corinthians foi tão sensacional que não tem motivos para o Corinthians ficar melindrado para terminar isso abruptamente. Quem o faz, quem o questiona em tom de deboche, quem aborda o assunto com aquela coisa de "o Corinthians está perdendo dinheiro", parece ser uma das poucas maneiras de atacar um excelente trabalho, por isso o cotovelo doi. Onde alguns observam como erro, eu vejo como gratidão e estratégia... 

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá Marcelo,

Como já falei lá no F&N, concordo com o seu ponto de vista! Apesar de saber da opinião de quem argumenta em favor do cumprimento rígido dos contratos, não acho que essa atitude do Corinthians traga insegurança.

Além do que, descobri que o SPFC sequer chegou a lançar as camisas sem patrocínio. Foi muito mais blablabla do que atitude de verdade.

Em outros anos, outros clubes já passaram por isso, mas nunca foi alvo de tamanha discussão. O pior é que as piores críticas que eu li partiram de Corinthianos que apoiam a oposição!

O fato é que sempre que está tudo certo, algo tem de estar errado.

Beijos
Yule
www.corinthiansgrande.wordpress.com

quiron74 disse...

Marcelo, pertinentens seus comentários, mas aqui cabe uma dúvida. Se de fato hoje a Nike não possui estrutura logística para atender a marca Corinthians, pq insistir em sua permanência?? Não é mais lógico, pensando em 2010, em buscar outro player (Adidas, Reebok, Puma,etc...)mais capacitado a atender esta enorme demanda por produtos? sinceramente, nesta parte o raciocínio perde um pouco o sentido, quando estamos falando em planejamento e logística.


abs, Roberto

Marcelo Lima disse...

Yule, não obstante ao contrato de patrocinador, sou a favor da venda de camisas sem patrocínio, até mesmo sob valor majorado. É marketing e dos "grandes" só vi o Santos fazer isso.

Sobre o SPFC, eles vão lançar a camisa sem patrocínio sim, fizeram uma fumaça pra justificar a demora e pra cutucar o "adversário", mas nas lojas oficiais (aquela da pepita vermelha) vão vender, o problema é que a Adidas comprou a Reebok, certamente vão atrasar na entrega de materiais, pode colocar uns 40 dias no mínimo.

E coisas erradas... hummm... várias, mas estão acertando num número consideravelmente maior! rs

Marcelo Lima disse...

Roberto Andrade,

Nenhuma fornecedora de material esportivo "internacional" tem estrutura para atender uma demanda do tamanho de clubes como Corinthians, Flamengo e São Paulo.

Infelizmente (ou felizmente) temos de seguir um contrato, com a Nike a coisa ficou complicada pois o atraso era de mais de 60 dias, inviável para o mercado do futebol, foi o que a diretoria do clube engrossou, mas não fez como a do Flamengo, que tentou ganhar na "mão grande". A Nike tinha a Drastosa, que era "DESASTROSA", pois chegou a vender centenas de camisas do clube com um defeito nas etiquetas, além de usar malha dri-fit de péssima qualidade, a Nike busca alternativas, mas frente ao mercado nacional e as altas taxas para as confecções, o problema é mais complicado do que fazer uma camisa "Eu nunca vou..." num fundo de quintal.

Dê o devido tempo para a Nike, ao Corinthians e seus patrocinadores, a diretoria atual pode não ser o supra-sumo do sucesso, mas está fazendo tudo de maneira correta e bem acertada... digamos que é o "minimo que se espera".

Na metade deste ano, teremos novidades, pois a Nike precisará cobrir a oferta para o centenário, se tudo caminhar bem, em 2010, teremos um patrocínio de material esportivo bem melhor elaborado, planejado e logisticamente viável (esperamos que com preço tbm.) para o Corinthians e sua torcida!

Nicolau disse...

Sobre o contrato com a Nike, achei interessante um comentário de um dos cara do Futebol e Negócios, que se disse chocado com o valor mínimo de venda de camisas para que o Corinthians passe a receber royalties além do valor mínimo do contrato. Ele considerou 500 mil camisas um número muito alto par ao mercado brasileiro. Se for pra rediscutir, talvez se possa começar por aí.

Anônimo disse...

Concordo em deixar o logo da Medial. Isso só aumenta as vantagens de patrocinar o timão. Mas eu ia querer uma camisa sem patrocínio.

E eu não sabia desses problemas da Nike. Olha só, e eu que tinha ela como exemplo de qualidade...

Marcelo Lima disse...

Nicolau, está correto, o número de camisas vendidas para o Corinthians receber algo é absurda...

Alan, a Nike continua com problemas, menores, mas ainda com problemas... melhorou muito, porém alguns absurdos ainda ocorrem e os prazos não são cumpridos... as camisas do amistoso foram confecçionadas pela Poderoso Timão!