1/21/2009

E o patrocinador é... [9]

Que tal fazer um exercício de possibilidades e absurdos?
 
Quem imaginaria que a Ford poderia estampar a camisa do Corinthians em uma partida, sendo que o maior parceiro do clube no ramo automobilístico era a Volkswagen? [A VW forneceu os 2 últimos ônibus - mosqueteiros - da delegação gratuitamente ao Corinthians]
 
E que a Medial Saúde teria sua marca estampada gratuitamente na Globo, pois Ronaldo Nazário tem contrato vigente com a operadora TIM, impedindo que ele utilizasse a camisa no amistoso que levava a marca da operadora Vivo?
 
Que tal a Emirates? Um verdadeiro marketing de guerrilha, que chegou a ecoar em outros parques, que na verdade foi uma notícia plantada para enganar um jornalista anti-corinthiano, deu tão certo que cada um foi aumentando um pouquinho... e vai saber se isso não motivou a empresa a realmente investir no Brasil? É mais fácil a Ocean Air fazer isso, seriamos
 
E se derrepente, um magnata do Emirados Árabes, seja o novo patrocinador do Corinthians, mas que ao invés de estampar alguma logomarca, simplesmente deixe a camisa sem patrocinadores? Será que ele seria considerado dono do Corinthians? Vamos além, imaginemos que tal "boa alma" quitasse a dívida, construisse o estádio em itaquera e ainda de quebra, como bônus, presenteasse a torcida com a volta de Carlitos Tevez? Bom, fui longe agora...
 
Mas se é para especular, vejamos as operadoras de telefonia, afinal se a Oi chegou a ofertar valores para figurar na manga, bem como a Vivo estampou sua marca no amistoso, assim como interlocutores dizem que a tim estampará o calção, que tal a operadora AEIOU? Que tem investidores do Oriente médio, entre eles a Elav, que pertence ao grupo da família Melo da Silva, e a Hits Telecom Group, sediada no Kuait. Mas será que a nova operadora pagaria o valor de R$ 20 milhões pedido pelo clube?
 
Já pensou se a Kia Motors fosse a nova patrocinadora da camisa? Imaginem os jornais estampando: "Kia patrocina Corinthians" ou "Kia injeta U$ 20 milhões no Timão", teria opositor morrendo do coração. E se a FIAT quiser dar o troco no Palmeiras, patrocinando o Corinthians por valor maior, após o clube trocá-lo pela Samsung? Mas entre os grandes brasileiros, a VW e a GM teriam mais força, mas fariam tal investimento?
 
E os maiores bancos, como o Banco do Brasil, Itaú (que patrocina a Seleção e fundiu-se com o Unibanco), o Bradesco ou o Santander (que patrocina a Copa Libertadores)? Alias, o Bradesco tem em seu estatuto que pode patrocinar clubes de futebol, desde que tenham a CND! (Essa vai pro Roque). Dizem que a CEF é o "plano B", se o grande patrocinador não aparecer... Quem sabe o HSBC, o 7° maior banco do país, um banco londrino com sede em Honk Kong, que passa por sua pior fase mundial nos últimos 10 anos, mas que no Brasil desponta como um dos bancos de maior crescimento sem ter feito fusões? Teria bala na agulha para patrocinar o Corinthians em R$ 20 milhões?
 
E as empresas de tecnologia como a Lenovo? A maior empresa de computadores da China, que sofre de queda nas vendas, que prevê prejuízo por conta da queda de 26% na bolsa após emitir um alerta de reestruturação, que demitiu 2500 funcionários e que deixou de patrocinar a Williams, equipe inglesa de F-1, além de desistir da compra da brasileira Positivo?
 
O Manchester United também está negociando seu patrocínio de camisa, já que a seguradora AIG não renovará. Atualmente a AIG paga ao Manchester de Cristiano Ronaldo o valor de 19 milhões de libras, aproximadamente uns R$ 62,5 milhões. Conseguiria o Corinthians chegar a 1/3 deste valor com uma Porto Seguro, por exemplo?
 
Fato é que está em jogo não apenas a continuidade de um projeto audacioso de marketing, mas toda uma temporada, pois o orçamento aprovado pelo CD, aguarda a chegada de pelo menos R$ 22 milhões entre patrocínios de camisa, manga e calção. Um valor menor resultaria em sérios problemas, como a manutenção do elenco na abertura da janela européia, a sequencia tranquila nos campeonatos, os pagamentos, até mesmo abalará a credibilidade, já que os anúncios constantes da mídia tem deixado o torcedor apreensivo e resgatando dúvidas do passado.
 
Particularmente eu não sei QUEM será o patrocinador, meus contatos tem pedido paciência, apenas afirmam que existem dificuldades para se bater o martelo, mas que assim que fecharem o patrocinador, saberemos os motivos dessa demora... o jeito é esperar pra ver!
 
Aguardem o 10° e último capítulo desta novela!
 
 

2 comentários:

Anônimo disse...

O pior de tudo...
quantos milhões valem um verde na nossa camisa?

Marcelo Lima disse...

8 entre 10 das maiores empresas do mundo tem um "verdinho" na logomarca... no Brasil é "50/50"...

mas será que dinheiro é tudo? Alá responderá!