1/30/2009

Erros absolutos, verdades inconvenientes!

Desde a saída de Flávio Adauto, que trocou a Folha pela MSI, que o jornal não dá o braço a torcer para matérias tendenciosas e cheia de erros.
 
Vejamos essa matéria da Folha Online, assinada por  Eduardo Arruda e Ricardo Perrone:
 
 
A matéria fala da cobrança do agente de Ronaldo, Fabiano Farah, para o então supervisor de futebol, Saulo Magalhães.
 
Porém pergunto: O que a pessoa responsável pela logística do clube, dentre outras atribuições, estaria conversando com o procurador do Fenômeno sobre seus vencimentos? Pra começo de conversa, só isso já demonstra que a informação veio pra lá de errada, conforme foi retificada por conta da declaração do próprio Ronaldo Nazário que não existiam atrasos e que tudo está bem, conforme a matéria do link abaixo. 
 
 
Assunto encerrado? Claro que não! No dia seguinte, nova matéria da Folha, agora com a "justificativa", sem dar o braço a torcer.
 
 
Pera lá... RECUA? Aonde cara pálida? Ronaldo NUNCA falou algo que motivasse seu "recuo". Acredito que a Folha foi usada para criar uma situação constrangedora, caiu feito pato, ao "dar em primeiríssima mão" a notícia, sem antes conversar com as partes, principalmente o Fenômeno e o Corinthians. De quebra, manipula a informação para não dar o braço a torcer.
 
Não sou jornalista, nem estudante de jornalismo, porém essas novas escolas de jornalismo investigativo só tem dado tiro na água e perdem cada vez mais sua credibilidade. É como se esses editoriais contratassem blogueiros para escreverem suas colunas esportivas em formato de fofocas com denúncias na terceira pessoa e o uso excessivo da palavra "dizem".
 
Aqui eu posso, não tenho compromisso com a grafia correta, basta ler o subtítulo do blog Vertebrais FC, faço aqui minha versão do boteco que conversaríamos quando o assunto é futebol e Corinthians. É apenas uma paixão, mas pelo que vejo, tem gente fazendo profissão ser uma grande brincadeira.

10 comentários:

Anônimo disse...

Marcelo. O Corinthians não pode se levantar do chão.

Essa é a ordem que partiu de algum lugar, e a coisa é orquestrada, com certeza.

Essa tatica de pipocar notas esta acabando com Corinthians, e tornando-o inadministravel.

Os dirigentes, sejam quais forem, teriam que ficar o dia inteiro dando entrevistas e justificativas para blogs e jornalistas.

Esses caras para mim, sempre foram o nosso maior inimigo.

É um baita esquemão mesmo, e poderoso.

E o que é mais dificil, temos só um tipo de defesa, o torcedor , os jogadores e o treinador.

Precisamos ganhar, ganhar, e ganhar.

Empate virou fracasso. Vide seu artigo sobre o titulo da copinha, que na minha opinião, bateu no ponto.

Unknown disse...

vc tinha é que ser era o blogueiro do timão no globo esporte.!!!
abrço

Anônimo disse...

Oi Marcelo!

Muito bem lembrado!!!!
coloquei até um link pra esse post no meu blog, espero que não ligue!!

Estou desapontada com tudo isso!

Beijos

Unknown disse...

nuito bom, a unica sugestão que tenho é de boicotar estas midias .

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Este é o resultado de uma oposição estaparfudia, ridicula e sem propostas, como eu ja disse anteriormente, a oposição cresce pelas propostas, cresce onde a situação é fraca, e eles não apresentam uma proposta se quer, a unica maneira de tentarem se fazer ouvir, é plantando eles mesmo que se dizem Corintianos, absurdos e denuncias que nunca são comprvadas todos os dias na midia, é manchando o nome do nosso amado clube, quem esta acabando com o Timão, são aqueles mesmos que se dizem Corintianos…os adversários só aproveitam o embalo deles…..

Anônimo disse...

É por isso que pessoas como Duda Mendonça, Nizan Guanaes e outros profissionaisque também trabalham com marketing político ganham fortunas e fizeram presidentes atuais e passados, governadores e futuros presidentes.
Eles sabem extrair o melhor de cada candidato e o pior de cada adversário e convencer sua audiência que seu candidato é aquele que anda sobre o rio Jordão.
Pena que tais gênios do marketing não se envolvam com esporte - no que dou toal razão à eles".
O que vejo das chapas de oposição de clubes ligados ao futebol - e não é só do Corinthians, vale para os outros clubes - é a valorização do quanto pior melhor, a utilização de verdadeiras bombas atômicas noticiosas sem fundamento e sem provas todos os dias (onde a situação parece sempre a faixa de Gaza bombardeada), a utilização de homens bombas terroristas na imprensa e em blogs e a intençõ tão somente de destruir prá ver se consegue comer das sobras - se é que elas irão existir depois dos bombardeios.

Não queria JAMAIS fazer o papel da situação - e novamente não vale pro Corinthians tão somente - que tem de ter a preocupação de ter um clube prá administrar em pleno mandato em época de eleições e ainda ficar se defendendo das bombas atiradas.

Enquanto oposições são estiliengues jogando bomas, a situação acaba se dividindo entre o equilibrista do mandato e o escudeiro que se defende.

Uma verdadeira sujeira...

Anônimo disse...

A perseguição que o Corinthians sofre é covarde.

Além de ser criminosa, considerando a Lei de Imprensa.

E não é só a imprensa. No poder público tem muita gente que gente que quer o mal do Corinthians.

O jornalista Marcelo Damato falou isso com todas as letras no seu blog, ao comentar o desrespeito do Serra com o título mundial do Corinthians:

"Sem entrar no mérito da sua competência como governante, sei que ele torce bem contra o Corinthians. Temos amigos comuns - mais dele do que meus, hehehe - que me contaram isso algumas vezes."

http://blogs.lancenet.com.br/alemdojogo/2009/01/28/a-copa-mais-salgada/#comments

Só que quanto mais eles perseguem o Corinthians, maior a gente fica. Isso já dura 100 anos, desde que o clube do povo nasceu para desafiar a arrogância e o preconceito.

Em 2010 vamos comemorar o nosso centenário. Na condição de clube mais importante e de torcida mais apaixonada do país.

marcelo disse...

IAI XARA DE NOME E SOBRENOME,ISTO TUDO QUE VC ESCREVEU ESTA CORRETO,MAS SE NOS CORINTHIANOS NAO COMECARMOS A TOMAR ATITUDES VAMOS CONTINUAR A TER QUE OUVIR QUE O TIMAO GANHOU POR CAUSA DO JUIZ ,PQ ANULARAM OS JOGOS,PQ NAO FOI CAMPEAO MUNDIAL COMO JOSE SERRA DISSE,ACHO QUE TEMOS QUE COBRAR ATITUDE DO NOSSO PRESIDENTE QUE PERDEU UMA OPORTUNIDADE NA MINHA OPINIAO DE QUESTIONAR O SERRA ATRAVEZ DA IMPRENSA E ATE MESMO UMA CARTA,ONTEM FOI O MASSA,ATE O ZEZINHO QUER TIRAR CASQUINHA,PERA LA,FUTEBOL E TIRAR SARRO E BRINCADEIRA MAS ENTRE NOS TORCEDORES OS JORNAIS,REPORTER PESSOAS PUBLICAS COM GRANDE PODER DE REPERCUSSAO NAO PODEM ENTRAR NESSA SO PRA SE PROMOVER ATRAVEZ DO NOSSO TIME.
PS;VE SE NAO SUJA NOSSO NOME AI NO BRASIL SE NAO QUANDO VOLTAR AI VOU TER QUE PAGAR.RSRSRS.MARCELO L LIMA

Marcelo Lima disse...

Anônimo, o Corinthians é vitrine, a oposição é predatória e a mídia adora.

Ivis, quem me dera, acho que se tal oportunidade fosse possível, eu incomodaria muita gente... melhor ficar aqui no meu cantinho mesmo! rs

Yule, fique a vontade, aqui é para de discutir, debater e sempre pensando pró Corinthians, pois acredito que podemos fazer muito mais e bem melhor do que hoje!

Daniel, dependemos das midias, o que pode-se fazer é moldá-las de maneira adequada, o que é necessário fazer é ter uma assessoria permanente, alerta com as midias, para rebaté-las e desmerece-las, assim pensarão 2 vezes antes de publicar inverdades.

Alexandre, eu queria uma oposição melhor para o Corinthians, por exemplo, uma outra "Renovação & Transparência" faria um bem danado, mas só tem dinossauros pensando na vez de roer o osso!

Edu Costa, a política é suja e o futebol é mercenário, ou se convive com isso, ou se vive rezando pra isso diminuir, pq acabar, nunca acabará...

Rodrigo, o Corinthians incomoda, só precisamos tirar proveito disso, coisa que não é feita...

Marcelo, isso é chacota, folclore, faz parte... é como o mundial de 51 do Palmeiras, a segundona de 91 do São Paulo e tantas outras mazelas... releve o Serra, as eleições federais estão chegando, ele será lembrado disso, restará saber se a nação Corinthiana terá memória para tal.