1/14/2009

Para o erro comum, rara desculpa!

O Blog do Emerson Gonçalves, que é colunista do Olhar Crônico Esportivo do Globoesporte.com, fez uma postagem refletindo sobre as finanças do Corinthians afirmando que o clube não receberia os mesmos valores da temporada passada nos contratos de TV, entre outras afirmações equivocadas, quem sabe baseado nas afirmações de outros blogueiros desinformados.
 
Contudo, o leitor Donato Votta ponderou as afirmações, rebatendo-as e causando uma reflexão ainda maior de Emerson Gonçalves que foi atrás da VERDADE. Ao descobrir que estava equivocado e que cometeu vários erros, reconsiderou-os e fez as devidas correções, dando o braço a torcer e ainda exaltou a transparência que o Corinthians tem, única entre os clubes brasileiros.
 
Na resposta, vale ressaltar que houve um pedido de desculpas, mas que veio junto com um elogio do qual os torcedores do Corinthians realmente podem se orgulhar nesta nova fase do clube: A Transparência Financeira!
 
"No mais, tudo isso é uma prova cabal da importância que tem a política de transparência adotada pelo Sport Club Corinthians Paulista desde o final de 2007. Para quem escreve a respeito ou simplesmente tem curiosidade, chega a ser impensável a facilidade de conhecer esses números. Basta ir ao site, e sem senha, sem segredos, sem indicações de Dr. Fulano ou Conselheiro Beltrano, lá estão os números. Ora bonitos, ora feios, isso não importa, o que vale é o fato de estarem lá, disponíveis. O fato de facilitarem o trabalho de quem escreve a respeito é irrelevante diante do que é o mais importante: uma prova de respeito ao torcedor, prestando contas regularmente de como está o clube de seu coração.", cita Emerson Gonçalves no seu texto de desculpas.
 
Obviamente que a transparência torna-se uma vitrine para alvos, mas evita que certos "boatos" circulem por semanas na mídia, já que o acesso à diretoria do clube é aberta a todos, bem como seus VPs estão acessíveis até para o torcedor comum, coisa que é impressionante, tendo em vista que em qualquer outro clube, até mesmo no Corinthians da era Dualib, tudo é nebuloso, secreto, obscuro e é necessário ser "conivente" para se ter algo para publicar, situação contumaz para quem faz a cobertura jornalistica de outros grandes de São Paulo. Será que é por isso que não se tem notícia ruim ou críticas à administração do rival?  
 
Emerson finaliza seu texto dizendo: "O Corinthians, ao menos que eu saiba, é o único clube brasileiro a ter essa política. Gostaria que os demais adotassem o mesmo modelo, ou parecidos, cada um ao seu jeito, pois tornaria muito mais fácil entender a realidade de nosso futebol.".
 
Pois é Emerson, pior são aqueles que fazem matérias completas baseadas na suposição. Nós que somos amadores, escrevemos despretenciosamente, com erros ortográficos, apenas por paixão e informação, até podemos especular, discutir sobre o que se diz na boca pequena, mas jornalista mesmo tem de exercer sua atividade para o qual estudou anos, que é a investigação e mais do que isso, o compromisso com a verdade, doa a quem doer, e quando se erra, saber reconhecer o erro e não apenas ignorá-lo.
 
Parabéns ao Donato Votta, parabéns ao Emerson Gonçalves, parabéns novamente ao Corinthians! 
 
 
 
Abaixo os links para as colunas, o primeiro texto e a retratação:
 
 

Nenhum comentário: