1/28/2009

Era, mas se foi...


 
Antes de mais nada, sei que o assunto já encheu por conta das inúmeras especulações, mas queria abordar sobre isso, pois agora sei que o patrocinador milionário era realmente a AEIOU, que pagaria cerca de R$ 30 milhões pela temporada 2009 para estampar o peito e costas da camisa do Corinthians.
 
Mas quem é a AEIOU?
 
No início de 2007, a Unicel foi a única operadora a oferecer proposta para a faixa licitada pela Anatel, no valor de R$ 93,8 milhões, porém recusou-se a depositar garantia mínima exigida em edital de de 10% e insistia em depositar 1% apenas, conforme Lei das Licitações. Foi desqualificada, mas retornou no ano seguinte, após recorrer da decisão.
 
Segundo José Roberto Melo da Silva, presidente da Unicel, a AEIOU possuia investimentos na casa de R$ 250 milhões, boa parte disso em infraestrutura, incluindo recursos de acionistas e financiamento de bancos, esperando conquistar cerca de 500 mil clientes em 2008 e 2 milhões de usuários em 3 anos, mas no último dia 19, os sauditas proprietários da Hits Telecom não cumpriram as obrigações de pagamento do acordo que cederia 49% do controle acionário. O grupo árabe declarou que já tinha investido US$ 62 milhões para a compra da participação. A AEIOU dormiu com a salvação nos petrodólares e acordou renegociando com bancos e fornecedores.
 
Em São Paulo, a nova operadora terá a concorrencia da Vivo, Tim, Claro, Nextel e Oi, para tanto, adotaria uma estratégia diferenciada, vendendo chips pré-pagos sem aparelhos, ofertando minutos mais baratos e atendimento facilitado pela internet. Teria apenas uma única loja de bairro e para início da campanha, quiosques nos principais shoppings da capital.
 
Porém como a desconhecida operadora patrocinaria o Corinthians?
 
A idéia era não gastar com campanhas publicitárias, mas recentemente a 141 SoHo Square foi contratada para alavancar a marca, fazendo campanhas na MTV e a oportunidade de estampar a camisa do Corinthians poderia "resolver os problemas" da AEIOU, tudo isso pela bagatela de US$ 15 milhões pela temporada.
 
Porém tudo dependeria do investimento dos petrodólares dos proprietários sauditas da Hits Telecom, a queda do preço dos barris de petróleo fez o grupo redirecionar seus investimentos e desistir da AEIOU. O resultado disso? A AEIOU continua procurando investidores na tentativa de conseguir saldar seus compromissos e investir em campanhas que resultem em seu crescimento, porém a realidade financeira da operadora sem o investimento pretendido está longe de patrocinar o Corinthians.
 
E agora? Obviamente que as negociações continuam, mas o silêncio de Rosenberg e Sanchez tem deixado muitos apreensivos, imaginando inclusive que o Corinthians não consiga cumprir seus compromissos para o próximo mês, tão pouco atingir as metas traçadas para esta temporada e no meio do caminho, temos a eleição para presidente.
 
Será que a Samsung teria ofertado uma proposta para retornar à camisa do Corinthians e a proposta esnobada por causa desse patrocínio que cairia do céu? Será que a Medial renovaria pelo mesmo valor da temporada passada para continuar por mais um ano? Será que a R9 já conseguiu comercializar os espaços de calção e manga, aguardando apenas o clube fechar seu patrocínio final? Será que todas essas questões serão respondidas nas próximas duas semanas? O silêncio é a pior das respostas...

8 comentários:

Anônimo disse...

Que pena,,, o q vamos escutar da oposiçao.... Vc tem alguma pesquisa sobre as eleiçoes do Timao ? Será q eh possivel o Andres ainda perder?

Marcelo Lima disse...

Tenho informações do comite do Paulo Garcia, numa pesquisa feita por telefone e outra feito "in loco" no PSJ, em ambas, a vantagem de Sanchez é considerável, face as melhorias do social que são mais do que notáveis, o que é importante aos olhos dos sócios.

Pelo que ouvi, a aceitação gira em torno de 65% do eleitorado dividido entre Sanchez e Garcia. Se incluir Stabile, o índice é maior.

Uma alternativa, que parece ser boa aos olhos dos sócios, que poderia mudar o cenário eleitoral, seria uma chapa de oposição única encabeçada por Waldemar Pires e com Garcia vice (afastando-se alguns apadrinhamentos), seria hoje, pau-a-pau, literalmente falando.

Anônimo disse...

O Chico Lang disse q a Pepsi pode ser anunciada a qualquer momento como patrocinadora principal do Timao

Marcelo Lima disse...

Lang? Pepsi?

Bom, o Neto falou que tem 2 propostas, uma de 20 outra de 30 milhões, agora pq. demorariam para escolher?

O silêncio é a pior resposta... ainda acredito que teremos surpresas fortes nos próximos dias!

Anônimo disse...

Bom Marcelo, uma coisa que tenho notado é que todo mundo está com medo de detonar o Mkt do Timão nessa questão do patrocinio.
Estão ensaiando algumas criticas, em blogs, uma notinha aqui e outra ali.
Na verdade acho que estão se pelando só pela possibilidade de sucesso do nosso Mkt, e darem de cara no chão.
Por esse lado é bom.
Espero que não tenham essa oportunidade de detornar, simplesmente porque nesse caso a derrota seria do Corinthians.
Sinceramente cara, não sei como tem corinthiano capaz de torcer para o insucesso financeiro, e no futebol só por politica.
Seu post sobre o Hepta foi antologico, e deveria servir de lição de moral pra muita gente.
Divergencia politica tudo bem, mas torcer contra? É insano cara.
Nem que o Maluf fosse presidente do Timão, eu torceria contra. Não dá.
Acho que essa gente é corinthiano "diferente" sei lá.
Só torce pro Timão se o homem que eles gostam for Presidente.
Tirem a camisa do Timão, e vistam a do seu heroi de uma vez p.....
Desculpe o desabafo.

Unknown disse...

essas propostas de 20 e di 30 q o neto disse..ele nao falo quais seriam as empresas??

Anônimo disse...

Serra ironiza título do Corinthians
Janeiro 28, 2009 by blogdosilvinho

http://terratv.terra.com.br/templates/channelContents.aspx?channel=2666&contentid=221666



Amigos, em decorrência do vídeo que acabamos de assistir, enviei este e-mail à Secretaria de Comunicação do Governador José Serra:



Excelentíssimo Governador José Serra,



Serei curto e grosso:



Talvez não seja do seu conhecimento, mas o presidente da FIFA, Joseph Blatter, esteve aqui no Brasil em 2000, no Rio de Janeiro, acompanhando a realização do Primeiro Campeonato Mundial de Clubes, vencido pelo glorioso S C Corinthians Paulista.



Na oportunidade ele entregou a taça de Campeão Mundial ao nosso capitão, Rincón.



Peço apenas a Vossa Excelência que cuide melhor do nosso estado, principalmente de algumas cidades do interior que não são governadas por prefeitos do seu partido e aliados e nos poupe do seu humor londrino, totalmente sem graça.



Cordiais Saudações,



Silvio Romoaldo Junior

Alguém que nunca votou e jamais votará em V. Exa.

_______________________________________________________

DESRESPEITOU O CLUBE DA MAIOR E MAIS APAIXONADA TORCIDA DO ESTADO QUE GOVERNA.

TRAIU TODOS OS PAULISTAS, AO ENTREGAR DE MÃO BEIJADA A FINAL DA COPA DE 2014 PARA O RIO.

E QUER SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA...

Marcelo Lima disse...

Anônimo,

Não estão detonando pq. ainda não fez nenhuma "grande merda", basta fechar um patrocínio de R$ 16 mi que vão cair matando!

Eu quero o bem do Corinthians, seja com Sanchez, Garcia ou Stabile, pode até ser o Citadini de vice trazendo o Paulo Nunes que meu amor não diminuirá e nem deixarei de pensar no bem do meu time.

Paulo,

Pelo que soube, proposta de 20 para 3 temporadas e 30 para 2 temporadas, porém tudo papo e nada de concreto.

Renato,

Relevemos o que o Serra diz, se ele quer ser presidente, deveria medir melhor as palavras, o que se fala hoje, será a arma contra amanhã... mas será que os corintianos se lembrarão disso nas eleições presidenciais?