3/30/2011

Sem medo…

A Revisão Estatutária proposta ao CORI abordava itens pontuais para ajustar e corrigir eventuais falhas ou necessidades que foram sentidas após a aprovação em agosto de 2008.

Com exceção de dois itens, o restante não representava qualquer mudança radical, apenas ajustes de itens importantes para a vida do clube.

Mudar o estatuto foi uma vitória, conquistamos a eleição direta, a impossibilidade de reeleição, o fim dos conselheiros biônicos, a redução dos conselheiros vitalícios entre outras dezenas de ações.

A atualização estatutária deveria ser inevitável, porém é necessário discutir as propostas, trocar idéias, melhorar o que já havia melhorado e democratizar um dos maiores clubes do mundo.

Porém a decisão do CORI engessou o trabalho da Comissão de Revisão, que só aprovou os que lhes eram mais agradáveis: 1) A antecipação do pleito eleitoral para Dezembro, sugestão do próprio presidente Andrés Sanchez, visando garantir ao futuro presidente maior tempo para estruturar sua administração. 2) Eleição do conselho formado por chapas, com 200 membros cada, onde a mais votada elegeria todos os seus membros. Proposta esta apresentada por Waldemar Pires.

Foram deixados de lado, sem qualquer discussão ou possibilidade de debate, pois seria encaminhado para os conselheiros e depois discutido no CD, diversas propostas bacanas, mas a visão limitada e arbitrária fez o Corinthians adiar tais modificações.

Entre as propostas, listarei algumas interessantes e que valem o debate, afinal ninguém aqui é dono da verdade. Cada item tem uma avaliação de benefícios para o clube, tanto para o futebol, quanto para o social. Não podemos esquecer, para alguns é melhor ter uma piscina limpa e funcional do que alguém que mire o futebol como objetivo.

Listo abaixo algumas das propostas da Comissão de Revisão:

  • Redução do prazo para voto
    O sócio poderia votar após 03 anos de associado contra os 05 atuais. Para ser candidato, o prazo permaneceria de 05 anos.
  • Eleição para o Conselho Diretivo
    A eleição para o CD passaria pela redução dos vitalícios e da democratização do restante do pleito nas seguintes alternativas:

    a) Representação Proporcional
    Candidatos fazem parte de uma chapa, a que vencer fica com as 200 vagas. A eleição seria individual, sócios votariam em 20 candidatos.

    b) Sub-Chapas
    Candidatos fazem parte de uma chapa, porém são compostos de grupos com 25 candidatos. Cada eleitor votaria em 2 destas chapas.

    c) Candidatura Individual
    Candidatos fazem parte de uma chapa, porém são eleitos individualmente. Cada eleitor votaria em 20 candidatos, os mais votados são eleitos.
  • Sócio Eleitor
    Criação de uma categoria de sócio eleitor apenas e exclusivamente com direito a voto, sem ter acesso às dependencias do clube ou votar para a formação do CD e sem possibilidade de ser candidato.

Concordando ou não com as sugestões acima, vale o debate. A redução do prazo é tão somente pontual, não valeria para esta eleição. Nenhum sócio deveria ter seu direito à voto cercado por um prazo tão longo, porém é a minha opinião. Assim como a eleição para o CD deveria ser a mais democrática possível, acho a alternativa das mini-chapas mais interessante, só não entendi a do CORI levar apenas a eleição proporcional adiante. Quer algo mais anti-democrático?

O sócio eleitor é uma discussão boa, tem quem ache que o clube seria entregue à torcida, tem quem diga que o social seria abandonado, tem diga que as eleições poderiam ser manipuladas por um magnata, alguém sem vivência no clube ser eleito e de rivais escolherem nosso presidente.

Sou a favor de uma nova categoria de sócio, que poderia ser fundida ou até mesmo distinta do sócio-torcedor, mas todos com direito a voto. Minha opinião, claro, pode ser uma atitude muito radical frente aos dinossauros do Parque São Jorge.

De nada adiantou o trabalho da comissão, de pessoas que sonham em mudar o Corinthians. A impressão é que damos dois passos para frente e ainda caminhamos para trás. O Corinthians é maior, mas tem muita gente que não larga o osso. Uma pena.

13 comentários:

Unknown disse...

É Marcelo, isso é Corinthians, infelizmente.

O gigantismo desse time e de sua torcida não encontra eco na sua gestão, sempre formado por nanicos, seja na situação quanto na oposição.

Sonho com o dia que teremos dirigentes a altura da nossa grandeza.

Se esse dia chegar, tenho pena de todos os outros clubes do Brasil, e até do Mundo, pois seremos imbatíveis, em todos os aspectos.

Mas pelos que estão lá, esse dia não chegará nunca.

Nos resta a paixão, inabalável mesmo com esses golpes.

Vou reproduzir lá no meu blog.

Valeu!

Mônikita disse...

Vou repassar muito obrigado pelos seus esclarecimentos que estão sendo utéis e importantissimos.

Como vc msm está colocando vale o debate democratico.

Parabéns Marcelo assunto de real importância e não onde vai ser a apresentação do mala.

VAI CORINTHIANS!!!

Marcelo Lima disse...

Samuel, apesar de ambos os lados terem seus dirigentes ruins, do lado oposicionista existe um número maior de pessoas que não desejam mudanças no Corinthians e tem feito de tudo para que mudanças, se ocorrerem, sejam as mais lentas possíveis.

Mônikita, infelizmente não temos muitos torcedores interessados na política do clube, preferem esbravejar "tudo está errado", mas nada e feito para reverter a situação. Se abordarmos o assunto, pode ser que consigamos mudar a cabeça de quem vota errado... temos que pensar no futuro do Corinthians, antes que o presente acabe com ele!

Aleksander disse...

Só um desastre tira a situação do poder.

Só espero que seja memso o Mario Gobbi o candidato, pq se for um tal de André Negão estaremos perdidos.

Aleksander disse...

Kevin, vc sabe alguma novidade sobre o Ganso? O Corinthians ainda está de olho nele?

Segundo Emilio Surita no programa panico da rádio, a Globo ajudaria na contratação dele...

Como o que esse cara diz não se escreve, não estou levando muito em conta, mas tem algumas pessoas dizendo muito sobre isso.

Vc tem 'ouvido' algo a respeito?

Marcelo Lima disse...

LkM, Gobbi é em mais uma eleição, o "menos pior" da turma.

Sobre o Ganso, muito difícil e olha que estou a um Nextel da informação! rs

Aleksander disse...

Uma pena, Ganso, mesmo que por um periodo pequeno, já daria outra cara pra esse meio campo zoado.

Jose eduardo disse...

Opinioes sao opinioes, umas melhores outras com boas intençoes outras nem tanto, enfim. Porem cada individuo tem o direito de te-las e manifesta-las.Contudo ha orgaos dentro do clube que devem ser respeitados existem estatutos e mecanica de encaminhamento.O CORI X EXEMPLO PASSOU A SER VELHARIA A PARTIR DO MOMENTO QUE O ANDRES TEM ingerencia acotada-
Mais democratico, seria a NAO vinculaçao de conselheiros com listas, cada candidato a conselheiro que se apresenta-se para ser votado. Ocuparia o cargo os conselheiros mais votados Individualmente , e cada socio poderia votar a seu presidente separadamente.NADA DE LISTAS IMENSAS,Cada candidato a conselheiro seria “julgado” pela sua PREESENÇA e Atuaçao dentro do PSJ.Evitando assim QUE o socio vote em uma lista que apenas conheça um ou dois membros da mesma.NAO SE ADJETIVA OPINOES ALHEIAS ..SE CONTRAPOE.
Socio torcedor SIM. Desejo de todo corinthiano desde a fundaçao dos Gavioes ha mais 40 anos.Porem um socio torcedor Com direito a voto e ser votado, senao se cria uma banalizaçao da figura.
TODO TORCEDOR TEM DIREITO A VOTO E SER VOTADO ESSE É O PRINCIPIO DO SOCIO TORCEDOR..O RESTO É AÇAO DE ARRRECADAÇAO, de efeitos com fins eleitoreiros.SOCIO TORCEDOR, NAO DEVE SER ENTENDIDA COMO TORCEDOR VIRTUAL…..deve cumprir requisitos a ser discutidos pelo Conselho Deliberativo.Respeitando as normalitivas do clube.Com isso evita essa histoia que tocedores de outo clube podera votar.Somente se pode criar democratizaçao dentro de um clube é disvinculando o Conselho (legislativo) da Presidencia(executivo). Voce pode reduzir o conselho a 10 pessoas e ele estara vinculado a presidencia, invariavelmente.
O conselho deliberativo deve ser ampliado e nao reduzido,sempre e quando ele possa ser eleito individualemte. O que se pode tambem discutir é a ampliaçao da area de atuaçao do CD e restriçao do CORI OU O CONTRARIO POREM SEMPRE COM TRANSPARENCIA E DISCUSSOES EM AMBITOS APROPRIADOS E SENDO REFERENDADO PELA Assembleia dos Socios existentes. POIS DE OUTRA MANEIRA VC CRIA UMA INSTANCIA PARA VOTAR A SUA PROPOSTA, EM DEMOCRACIA É O CONTRARIO.
A QUESTAO NAO PASSA SOMENTE PELO MERO PRAZER DE TRAVAR OU FACILITAR ESSA ATUAL ADMINISTRAÇAAO, REALMENTE É MAIS PROFUNDA.
Ja tivemos epsidios nefastos na historia do club..e todos eles com discurso renovadores e revolucionarios...: 72 Com M.Martinez....Somente pudemos safar dele, pois tinhamos estruras que assim o permitiam. Sem mencionar nosso ultimo passo ao abismo que seria a continuidade da parceria com a MSI, anao que seja contrario a parcerias `por princpios, é com quem se de a parceria.

Marcelo Lima disse...

LkM, HOJE é dia de Ganso no Corinthians! rs

Z.E, vejo que convergimos no pensamento de levar o torcedor para dentro do clube como eleitor, eu acredito nisso e é isso que eu defendo.

Jose eduardo disse...

Marcelo

Levar o torcedor para dentro do PSJ..ha varias maneiras. Primeiro eé popularizar o clube, deixa-lo condizente com que sempre foi...isso de ter mensalidades caras ,produtos caros é eletizar...competir com a elite, escapa dos principios fundacioanais.Voce pode ser popuar e grande, vc pode ser grande e elitista,as coisas correm por caminhos diferentes.Cabe a nos decidir o qwue queremos ser. Um clube popular e gande ou um clube grande , com dono, e sponsores de qualquer indole.

Jose eduardo disse...

Continuando Marcelo:

Trazer o torcedor para dentro do Corinthians, é torna-lo responsavel..mas com direito a voto e ser votado...Nao essa besteira e popuilista demagoga, e ridicula de Republica Popular do Corinthians, onde o corinthiano para ter uma camisa de seu clube tenha que pagar mais de 110 dollares....Cara morei 20 anos fora do pais,nao é viajei apara fora...morei... naao aha no mundo uma torcida assim com o a do Corinthians, clube complicado e torcida complia todos tem.
Eu luto pelo socio torcedor com dieito a voto e ser votado mais que sua idade quer apostar?
A vaidade e interesses pessoais levam muita gente a se beneficiar do Corinthians.
Voziferar...Vamo mata porco..vamo da porrada..ë nois mano... Aqui é Corinthians, sao interessantes naas arquibanncadas...mas usa-las para justificar falencias, escamotear a verdade nao é papel de pessoa que aspira dirigir o Corinthians...
é simples resolver.
Diretores pagos(empregados com carteira de trabalho)
Licitaçaao para a contabilidade e finanças
licitaçao de auditoria externa em edital.
Rigor no cumprimento do estatuto.
Exigencia ficha limpa para cargos electivos e diretoria(paga ou eleita)





abçs

Marcelo Lima disse...

Z.E, ideologias a parte, o pessoal do PSJ não quer nem saber de "torcida" presente com sócios do clube... então um sócio-eleitor não é alternativa agora. Quem sabe num futuro...

Jose eduardo disse...

MK LIMA.
TAMBEM CONSIDERO QUE ANAO SEAJA ALTERNATIVA AGORA, MAS DISCORDO DE UMA QUESTAO: Nao se deve chamar "socio-eeitor" a categoria, que esteve presente nos estatutos anteriors de muitos anos. É SOCIO TORCEDOR.CLARO QUE NNIONGUEM QUE SABER DE TORCEDORES DENTRO DO psj, POIS V EJA E QUE MAOS ESTAO AS ORGANIZADAS???? E SE PERGUNTE COMO CHEGARAM A ESSAS MAOS??? ..VC TERA COMO RESPOSTA A CONIVENCIA...E CONVENIENCIA...
As relaçoes tem quie ser claras em todos os espectros da vida. Clube clube-dirigencia dirigencia-torcedor(organizado ou nao) e torcida organizada separando suas atividades de escola de samba etc...Deve existir interaçaao ,mas nao superposiçao de interesses.Alem do mais os Gavioes ,hoje estao anos luz do projeto que foram criados, infelizmente.Tanto é que se dividiu!!!(sem entrrar no emerito quem esta certo ou nao)