3/11/2011

E na briga entre Globo e Record…

globo-record1

O vencedor da licitação dos direitos de transmissão do Brasileirão é a RedeTV!

A emissora venceu após a não participação da Globo e da desistência da Record (leia nota oficial abaixo), no valor de R$ 1,548 bilhão pelos 3 anos de Brasileirão.

Sem 11 dos 20 clubes que compõem o C13, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Palmeiras, Santos e Vasco devem negociar diretamente com as emissoras.

O C-13 conta ainda com Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Guarani, Internacional, Portuguesa, São Paulo, Sport e Vitória.

 

Leia abaixo a Nota Oficial da Record (com a parte interessantes em negrito):

A Rede Record vem a público informar que apoiava o modelo de negociação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro no triênio 2012/2014 proposto pelo Clube dos 13 em acordo com o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Mas, infelizmente, a concorrência dividiu o C13. A entidade ficou fracionada em clubes que defendiam o processo iniciado com a carta convite, agremiações que pretendiam negociar os direitos em separado e aqueles que vieram a público pedir a total desvinculação do processo e do agrupamento.

Alguns clubes, antes de ouvir qualquer proposta por parte da Record, já indicam que tem acordos pré-acertados com outra emissora. Os responsáveis por estes acordos que prejudicam os torcedores, clubes e patrocinadores devem vir a público para revelar como foram as negociações e qual o valor acertado previamente, sem concorrência, sem transparência e baseados nos mesmos princípios que ajudaram a reduzir o poder dos clubes, prejudicaram o faturamento das agremiações, limitaram a exposição de patrocinadores e impuseram horários estranhos para a prática do futebol, além de transformar o mais popular esporte do País num mero exportador de talentos. Diante desta atitude a Record informa que não aceita participar de um jogo com cartas marcadas.

O quadro, neste momento, gerou incerteza jurídica. Diante disso, não há convicção de que a proposta vencedora tenha os direitos de transmissão dos jogos de todos os clubes. Há ainda a possibilidade de que uma agremiação possa abandonar o C13 enquanto o contrato ainda estiver em vigor. Assim, a Record decidiu não apresentar proposta ao Clube dos 13.

A emissora volta a manifestar seu desejo de participar da concorrência democrática, caso os clubes entrem em acordo, garantindo estabilidade jurídica a quem apresentar a melhor proposta. E se os clubes desejarem seguir numa negociação em separado, a Record reafirma que pretende apresentar propostas com padrões de transparência e regras claras.

Mais uma vez, esta é a forma que a Record encontra para contribuir com a evolução e o desenvolvimento do futebol brasileiro, proporcionando uma transmissão de primeira do esporte preferido da nação.

3 comentários:

Uelton disse...

olá MArcelo

Vamos ver como isso vai ficar, não sou pessimista mas estou vendo um campeonato nebuloso em 2012

Aleksander Mendes disse...

Trocar a visibilidade da Globo pela da Rede TV, e ainda dizer que quem não aceitou isso perderá dinheiro, é no minimo achar que somos imbecis.

Marcelo Lima disse...

Uelton e LkM,

A RedeTV só assinará com o aval dos clubes e as vendas das cotas de patrocínio... o C13 AINDA não conseguiu o que queria e seduz os clubes à voltarem... para o Corinthians, vale a pena negociar por fora. Receberá valor bem maior e pode até ter contratos menores sem exclusividade, ou seja, dá pra Globo e Record transmitirem juntas.