9/10/2009

Tudo em prol da Copa!

Definitivamente é impossível uma discussão racional e sensata sobre o absurdo uso da máquina pública em prol da utilização do Estádio do Morumbi como a escolha da sede paulista e possível abertura da Copa do Mundo, algo que já sabemos tem 7 anos.

O alvo de meu questionamento é a responsabilidade cívil que tenho, como eleitor e contribuinte, de cobrar nossos políticos o bom uso do dinheiro público, aquele que nos é retirado de salários, IR, ICMS, IPI, IPVA, IPTU e tantos outros artifícios de arrecadação.

Obviamente que sou torcedor do Corinthians e sim, tenho inúmeras ressalvas clubísticas, porém defendo a parte técnica e não apenas uma questão unilateral de auxílio ao time do Jardim Leonor.

Não vou entrar no mérito da doação do terreno e da construção do estádio no passado do governador Laudo Natel e das doações que são alvo até hoje de discussão da ONG Morumbi, afinal o estádio já está lá e mais recentemente o São Paulo passou a loteá-lo garantindo aos seus “patrocinadores” que farão uso daquele lugar na Copa de 2014, legal isso, não?

Não me importo se o Governo Federal autorizar o BNDES a auxiliar clubes na reforma ou construção de estádios, afinal isso também interessa ao Corinthians, ao Palmeiras, ao Santos, a Portuguesa e tantos outros clubes no Brasil, mas me preocupo com o fato do Governo querer investir em estruturas externas em prol dos normativos da FIFA, adequando o estádio aos seus padrões e para tanto, TORRAR O DINHEIRO PÚBLICO EM OBRAS QUE NÃO TEM QUALQUER FUNDAMENTO PARA A PROSPERIDADE DA CAPITAL PAULISTA.

Afinal de contas, quem vai usar a importantíssima linha ouro, que levará passageiros desesperados do Jabaquara e da Santa Cruz do Metrô, passando pelo Aeroporto de Congonhas, atravessando a Bandeirantes em direção ao estádio do Morumbi, com a construção de 3 enormes bolsões de estacionamento? Os milhares de moradores carentes do Morumbi vão agradecer imensamente, fora os torcedores do São Paulo que vão poder finalmente assistir todos os jogos e não apenas finais, semi-finais e clássicos, alguns até fazendo esteira ou lendo enquanto isso.

Se a reforma e a cobertura do Morumbi custarão R$ 300 milhões, sei que é o de menos, afinal o BNDES vai apenas financiar isso ao clube, que pagará em suaves prestações como no sistema SFH. Isso o São Paulo pagará e fim de papo, não é essa a discussão.

Agora usar a Copa de 2014 para construir um ‘Aerotrem’, que inclusive terá sua estação final com passarelas ligadas ao estádio – sim está no projeto que a linha outro terá acesso direto ao estádio – fora a construção de bolsões – 3 no total - é imoral, são mais de R$ 6 bilhões em infra-estrutura, fora o recapeamento das principais vias, sinalizações e tantas outras mazelas para transformar São Paulo em capital do Mundo na abertura da Copa.

Então quando escrevo contra o Morumbi, estou dizendo que sou contra a utilização de um estádio particular para tal propósito, já que a estrutura que será montada para tal, nada auxiliará o estado e seus moradores, coisa que a FIFA deixa claro quando faz suas exigências: Que as obras também atendam às carências da região.

Plano B? Não existe. Apesar de torcer pela construção de um estádio para o Corinthians, em Itaquera, Vila Maria, Interlargos ou no terreno dos Matarazzo na divisa com São Caetano, pouco importa, não faço disso uma campanha em prol do Corinthians. Sei que o presidente e seus diretores e VPs tem trabalhado para tanto, até com informações que não poderia adiantar sob a pena de novas frustrações da Fiel Torcida.

O que quero é uma definição que ajude a cidade, que leve prosperidade à regiões carentes. Quem não gostaria da duplicação da Radial Leste? Do termino do Rodoanel? Da melhoria do sistema de transporte de todas as regiões? Do Jabuca à Parada Inglesa, do Palmeiras ao Corinthians, da ZL à ZS, Por aerotrem, por Metrô, por CPTM, por qualquer caminho que demore menos de 1h para ir e voltar do trabalho?

Quando a Copa acabar, quem é que será o mais beneficiado com tudo isso? A população ou o clube que transformou o estádio em Shopping Center?

E preparem-se, depois da Copa de 2014, teremos as Olimpíadas 2016…

2 comentários:

Unknown disse...

tinha que ser corinthiano um cabaço desses pra falar tantas merdas...

para de contar mentiras que vc desconhece mané...

Marcelo Lima disse...

Mikhail,

Lamento ser contrário ao que acreditas, lamento que ser torcedor do Corinthians lhe descredencie pra falar sobre o assunto, lamento que considere o texto como 'tantas merdas', porém ser "cabaço" é ser o cego que não quer ver, pois não é apenas a ajuda ao seu time - falo isso pois somente os torcedores do São Paulo se doem quando falamos disso. Se fosse o Corinthians a receber ajuda, eu também reclamaria, pois é o POVO que BANCARÁ este ABSURDO pra abrigar uma abertura de Copa. Quando doer no teu bolso, olhe no espelho e veja quem terá cara de cabaço... a verdade dói, né?