9/08/2009

Copa 2014: Morumbi será vetado!

Globoesporte.com: Secretário-geral da Fifa critica o Morumbi e fala em novo estádio paulista na Copa

Para Jérôme Valcke, a casa são-paulina não tem condições de abrigar abertura, semifinal, final ou disputa de 3º lugar no Mundial de 2014

Em evento em Joanesburgo, na África do Sul, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, criticou a estrutura dos estádios brasileiros para a Copa do Mundo de 2014 em geral, mas principalmente o Morumbi. Segundo Valcke, a casa do São Paulo não tem condições de abrigar nem o jogo de abertura do Mundial e muito menos os jogos decisivos da competição, como semifinal, final ou a disputa do 3º lugar. A solução seria a construção de um novo estádio.
A principal reclamação do secretário geral é com relação ao espaço externo do Morumbi, já que o local não possui estacionamento e poucas rotas.

- O problema é o espaço fora do estádio - disse Valcke.


Para um estádio receber um jogo importante de Copa precisa ter área suficiente fora para receber um centro de imprensa, área de estacionamento para caminhões de transmissão de TV, área para patrocinadores receberem VIPs e estacionamento. A diretoria do São Paulo, porém, em conjunto com o poder público, tem um planejamento para sanar esses problemas até 2014, com a construção de um edifício-garagem nas proximidades e com a chegada do Metrô.
Como a final deve ser no Maracanã, no Rio de Janeiro, o Morumbi é um dos candidatos a abertura. São Paulo disputa o direito com as cidades de Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília.

- Em nenhum momento alguém do comitê ou da Fifa disse que São Paulo abriria a Copa. Quatro cidades mostraram interesse nesse jogo inaugural. Houve observações a todos os projetos e todos estão no mesmo nível. As coisas só vão ficar mais claras a partir de fevereiro do próximo ano - explicou o assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva.
Jérôme Valcke ainda ressaltou que nenhum estádio de São Paulo está em condições. A construção de um novo projeto seria a alternativa. Para discutir o assunto, o secretário deve se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de São Paulo, José Serra.

- Está na hora de o Brasil começar a trabalhar. Nâo nada lá. Um estádio sequer em condições. Temos de aproveitar que ainda temos alguns anos pela frente. São Paulo deve apresentar um novo projeto, um outro estádio - afirmou o dirigente da Fifa.

Valcke também foi duro com o Danny Jordaan, diretor-executivo da Copa de 2010. Jordaan é candidato a presidente da Federação Sul-Africana de Futebol. A eleição é daqui a 18 dias. Para a FIFA um homem não senta em duas cadeiras. Jordaan terá de escolher o que quer: o Comitê Organziador ou a organização. Mas disse que o caso de Ricardo Teixeira no Brasil é diferente.
- Ele já está eleito.

Assim, Teixeira será presidente da CBF e, ao mesmo, do Comitê de 2014.

 

SÃO PAULO DEFENDE O MORUMBI

0,,20935749-EX,00
Assim que tomou conhecimento da posição de Valcke, a diretoria do São Paulo afirmou que o projeto do Morumbi para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 está dentro das expectativas. Além disso, no início de setembro o clube entregou ao comitê organizador o projeto atualizado, inclusive com as modificações pedidas pela própria Fifa.


Comentário do Blog Vertebrais FC:
Ainda acredito que haverá uma insistência para que o Morumbi seja o palco paulista da Copa de 2014, também acredito que São Paulo abrirá mão da abertura, justamente para manter o Morumbi como estádio sede paulista. Acredito que haverá emprego de dinheiro do Governo, que abrirá um canal exclusivo para tais empreendimentos ou permitirá o BNDES que faça o subsidio aos clubes para reformas de seus estádios. Apesar de ser o correto (a construção de um novo estádio para São Paulo), existe uma corrente muito forte para evitar tal atitude, justamente por conta da possibilidade que este estádio caia no colo do Corinthians ou que seja feito em Itaquera, fazendo com que finalmente a Zona Leste tenha algo que fará a região prosperar pelos próximos anos… pena que querer não é poder…

Nenhum comentário: