9/02/2009

Reforma grátis e com isenção!

morumbi_NAO Uma comitiva paranaense esteve ontem em Porto Alegre com o objetivo de combinar estratégia para livrar a Arena da Baixada e o Beira-Rio de impostos federais nas obras de ampliação para a Copa do Mundo de 2014.

Outro encontro será promovido após o feriado, em Curitiba, desta vez com a participação dos governadores dos estados em que os estádio são particulares, incluindo São Paulo por conta do Morumbi.

A idéia é chegar até a ministra-chefe da Casa Cívil, Dilma Rousseff, para pressionar o Governo Federal a mudar a legislação e isentar os clubes de impostos como o PIS/Pasep e Cofins.

O São Paulo vai atualizar o projeto de reforma do Morumbi pela internet, onde será possível conferir as mudanças, já que a FIFA possui um Comitê Organizador que já tem interferido nas decisões, como a última solicitação de ampliar a área de hospitalidade e trajetos de jornalistas. O clube já contratou a PNG, empresa alemã, para transformar o projeto em realidade.

Preocupado com o “futuro” do estádio, o São Paulo recebeu na última sexta-feira, projetos de arquitetos que prestão consultoria ao clube, onde foram apresentadas soluções adicionais, que agradaram ao clube, pois tornariam as áreas mais atrativas aos investimentos e patrocínios.

As mudanças devem ser publicadas e aprovadas pelo Comitê, porém com relação à cobertura, o Morumbi está na estaca zero. O clube aguarda projetos alternativos, pois o custo sugerido é igualmente proporcional à reforma.

Para atrair investimentos, o Morumbi tem se transformado num enorme Shopping Center, com restaurantes, academias, bares e livrarias, além de contar com uma ajudinha da Prefeitura ao ganhar a linha ouro, ligando o Jabaquara, passando pelo aeroporto de Congonhas e terminando no Morumbi, com direito a 3 bolsões de estacionamento, porém ainda assim depende do dinheiro público para financiar as mudanças e não ser sumariamente vetado pela FIFA.

A questão principal, alvo desta discussão, são os motivos de exclusividade para Morumbi, Beira-Rio e Arena da Baixada? Será que o Corinthians não quer sua Fazendinha e até a construção de um estádio em Itaquera, o Palmeiras não quer o Palestra Itália e o Santos não quer sua Vila Belmiro reformadas com isenção de tributos e empréstimos a lá SFH, com privilégios de transportes com aquela forçinha dos governos federais, estaduais e municipais?

Alias, quem aqui duvida que, além de isenção, o Morumbi não receberá a graça da mão federal para a reforma, sem precisar tirar um único tostão do bolso?

E pensar que, um estádio em Itaquera, poderia levar à Zona Leste, uma estrutura ímpar e fazer um novo polo de negócios para a região, que será atendida pelo Rodoanel, que poderia ter a Radial Leste mais do que duplicada, bem como alimentar uma das regiões mais carentes de transporte e estrutura do estado. E não estou falando de Corinthians, estou falando de investir R$ 300 milhões num novo estádio, fora os R$ 5 bilhões em infraestrutura que poderiam ser melhor aproveitadas do que um aerotrem do jabuca ao morumbi.

2 comentários:

Dom Fernando disse...

E " ó " no olho do povo.....sacanagem,copa do mundo e olimpiadas deveria ser só em países de primeiro mundo,nós temos coisas mais urgentes pra serem resolvidas...pilantragem pura

Marcelo Lima disse...

Dom Fernando, de qualquer maneira, vai pesar no nosso bolso... resta-nos saber QUANTO!?