9/17/2009

Morumbi Não: Falemos a Verdade

Estádio com cobertura sofisticada para parte das arquibancadas, estacionamento para mais de 10 mil veículos, espaço exclusivo para milhares de jornalistas e convidados VIP, aeroporto com porte para receber chefes de Estado e personalidades do esporte, além de exigências quanto ao fluxo de transito no entorno do estádio, são apenas alguns pontos necessários de uma extensa lista de exigências da FIFA para adequação das cidades sedes da Copa de 2014.

Livres do compromisso de editais para licitação de obras e/ou reformas por terem estádios privados, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre comemoram temporariamente por estarem livres de tais prazos, mas ainda estão apreensivos por não terem previsão para início das obras de reforma e ampliação dos estádios, bem como informado pelo Ministro dos Esportes, Orlando Silva, que agentes da FIFA vão inspecionar cada sede, se os trabalhos não forem feitos no prazo, duas cidades deixarão de ser sedes.

A pedido da CBF, para contemplar questões políticas e regionais de um país que tem dimensões de continente, a Fifa cedeu duas cidades a mais, permitindo que o Brasil tivesse 12 cidades sede.

Confira abaixo um resumo dos 11 principais tópicos do manual de estádios elaborado pelo Portal Copa 2014 e os comentários do blog em laranja:

1 - Decisões de pré-construção

O tamanho e o nível de conforto de um estádio devem ser proporcionais à futura demanda de uso e aos recursos disponíveis para a sua construção. O ideal é que seja feito um estudo de viabilidade, levando em conta que o tempo de vida útil dos estádios modernos é de 30 anos.
Quanto à capacidade, a Fifa recomenda um mínimo de 30 mil assentos para jogos internacionais, 50 mil para um jogo final de Copa das Confederações, e 60 mil para a final de uma Copa do Mundo.
Quanto à localização, a entidade recomenda a existência de estacionamentos para carros e ônibus ao redor do estádio, além da oferta de meios de transporte de massa. Para receber eventos internacionais, deve haver hotéis, centros comerciais e a um aeroporto nas proximidades do estádio.

[ A opção da cidade de São Paulo ao usar o Morumbi está diretamente relacionada à falta de áreas que atendam aos requisitos da FIFA, pois uma nova arena – quer seja em Pirituba ou Itaquera – demandaria uma quantidade de recursos financeiros extremamente maior do que a opção de privilegiar o estádio particular do São Paulo ]

2 - Orientação do campo

A orientação ideal dos estádios é a norte-sul. No entanto, esta direção pode ser modificada para se adaptar a especificidades regionais. Os jogadores, o público e os profissionais de comunicação devem ser protegidos contra o ofuscamento produzido pelos raios solares. Se houver cobertura, o material de composição deve permitir que o gramado receba luz solar e ventilação adequada.

3 – Segurança

Segundo a Fifa, a segurança dos torcedores deve ser tratado como item prioritário, tanto na elaboração do projeto quanto na operação dos estádios. Para isso, recomenda que setores como escadarias, portões e corredores sejam sinalizados e livres de obstáculos. Os portões de acesso devem abrir do interior para o exterior do estádio e permanecerem destrancados enquanto houver público. Para impedir invasões, os portões podem ter um sistema de tranca facilmente manejável por qualquer pessoa no interior do estádio.
Para garantir a segurança dos torcedores, os estádios devem ter uma sala de controle com visão panorâmica e câmeras de vigilância interna e externa. Deve haver ao menos uma sala de primeiros socorros, a qual o público possa acessar facilmente estando dentro ou fora do estádio.

[ Neste ponto começa o problema no Morumbi – internamente falando – pois existem áreas que possuem o chamado ponto cego, bem como as grades e as divisórias de vidro, implementadas recentemente e que já foi alvo de duras críticas de torcedores, imaginem da FIFA ]

4 – Estacionamentos


Torcida:
estádios para 60 mil torcedores devem ter ao menos 10 mil vagas para carros e 500 para ônibus. O ideal é que o estacionamento seja adjacente ao estádio, mas a Fifa aceita vagas até um perímetro de 1,5 quilômetro.

[ Por este motivo que a Prefeitura está implementando a linha ouro, que terá tais bolsões de estacionamento, que futuramente serão utilizados pelo São Paulo em dias de jogos e shows, facilitando o acesso ao estádio, porém atendendo exclusivamente aos interesses do clube do Morumbi, pois técnicamente a linha ouro não terá fluxo suficiente que demande sua construção ]

Público VIP: o estacionamento deve ser privativo e, preferencialmente, dentro do estádio.
Delegações: às delegações devem ser reservadas ao menos duas vagas de ônibus e oito de carro, dentro do estádio, próximas aos vestiários e isoladas do público.

[ Para cumprir tal ítem, o SPFC deverá refazer toda a entrada do estádio, avançando a frente e também utilizando a praça rotatória, algo que a comunidade da região já começa a criticar pois sabe que a praça será destruída e o terreno da Prefeitura fatalmente cedido ao clube do Morumbi ]
Mídia: deve haver uma entrada exclusiva para os profissionais de comunicação, com sala de imprensa de 30 m2, no máximo. Recomenda-se tratamento diferenciado aos fotógrafos por portarem equipamentos pesados.
Caminhões de transmissão TV (TV Compound): para a final da Copa, esta área deve ter entre 3 e 5 mil m². O estacionamento deve ser adjacente ao estádio, ter segurança reforçada e sistema independente de geração de energia.
Veículos de transmissão via satélite: devem ter área de estacionamento reservada, a céu aberto, adjacente à TV Compound e com o mesmo sistema de geração de energia.
Veículos de emergência e segurança: devem estacionar em área adjacente ou no interior do estádio, em posição que permita um rápido escoamento.
Heliporto: a Fifa recomenda que haja um heliporto próximo ao estádio.

[ Alguém já questionou os motivos do São Paulo FC ainda não ter apresentado publicamente o projeto com as mudanças exigidas pela FIFA? Será que os documentos que foram apresentados não estão contando com os esforços dos Governos para tais medidas? Aposto que a ampliação do Morumbi terá como uso tais áreas e para evitarem as críticas, preferem não divulgar ]

5 - Área de jogo


Para jogos de Copa do Mundo e fase final da Copa das Confederações, a Fifa exige gramados com 105m de comprimento por 68m de largura. A grama pode ser natural ou artificial. Segundo o caderno de encargos, o gramado artificial apresenta vantagens, mas deve passar por análise laboratorial e certificação da Fifa.
O ideal é que não haja barreiras separando as arquibancadas do campo de jogo. Para impedir a invasão de torcedores, a Fifa recomenda a presença de seguranças e policiais, a elevação da arquibancada em relação ao gramado ou a construção de fossos.

[ Adeus às grades e vidros, será mesmo? ]

6 - Vestiários e acessos


Jogadores e árbitros devem ter uma área de entrada exclusiva e segura, com espaço suficiente para a circulação de carros, ônibus e ambulâncias.
Os vestiários de visitantes e anfitriões devem ter ao menos 150m² e itens idênticos de conforto. Para estádios multiuso, a Fifa recomenda a construção de quatro unidades. Os escritórios dos técnicos devem ser adjacentes aos vestiários, com área mínima de 24m².
O vestiário dos árbitros deve ser privativo, mas próximo aos vestiários dos jogadores. O tamanho mínimo é de 24m².
O túnel de acesso deve ter um mínimo de 4m de largura e 2,2m de altura. Em partidas internacionais, o ideal é uma largura de 6m.
Os árbitros e os jogadores de cada time devem ter acessos individuais ao campo. Próximo aos vestiários deve haver duas áreas para o aquecimento dos jogadores, com 100m² cada.

7 - Conforto do público


Entre os itens de conforto, a cobertura é o que levantou as maiores dúvidas quanto à necessidade de ser realmente instalada nos estádios da Copa. Segundo o caderno de encargos da Fifa, a cobertura é desejável em locais com alta incidência de sol e de climas frio ou úmido.
O estádio deve ter assentos individuais e afixados à estrutura da arquibancada. A largura mínima sugerida é de 47cm, com encosto de pelo menos 30cm de altura. Para facilitar a circulação dos torcedores é recomendada uma distância mínima de 85cm de encosto a encosto.
Os assentos VIP devem ter localização central e separada das cadeiras do público geral.
Todos os torcedores devem ter uma visibilidade perfeita do campo, o que significa que os pontos-cegos não são aceitáveis. Para isso, a Fifa recomenda um cálculo cuidadoso da inclinação das arquibancadas e que as placas de publicidade tenham altura máxima de 1m.
Os estádios modernos devem ter ao menos cinco pontos de venda para cada mil espectadores, equipados com aparelhos de televisão para que o público não perca os lances da partida. A posição das vendas deve ser projetada de modo que a aglomeração do público nas filas não obstrua a circulação do estádio.
O caderno de encargos recomenda que os estádios adotem normas de acessibilidade para portadores de deficiência. Todos os setores devem ter rampas para cadeirantes, sanitários adaptados e serviços de apoio. Portadores de deficiência devem ter um portão de entrada exclusivo, que dê acesso direto à área adaptada. Em cada vaga de cadeirante deve haver um assento para acompanhante e tomadas de energia para a conexão de aparelhos eletrônicos.

[ Os pontos-cegos não são aceitáveis, por isso a reforma do Morumbi terá um alto custo para o São Paulo FC, fora a construção de bilheterias, alias, uma das bilheterias ficará na saída da Linha Ouro, fora dos domínios do estádio ]

8 - Hospitalidade
No interior do estádio, as áreas de hospitalidade correspondem ao setor VIP. Durante a Copa do Mundo, a Fifa assume este setor e comercializa seus camarotes e suítes com indivíduos, grupos e empresas, ou então os distribui entre seus parceiros, patrocinadores e redes de transmissão televisiva.
O caderno de encargos recomenda que haja um salão de uso comum na área de hospitalidade, além de suítes e camarotes com capacidade para acomodar entre 10 e 20 pessoas. Geralmente há duas categorias de setor VIP. Uma delas oferece maior comodidade, como estacionamento e entrada exclusivos, além de localização no anel superior do estádio, o que proporciona uma visão perfeita do jogo.
Uma segunda área exigida pela Fifa para a realização da Copa do Mundo é chamada de VVIP. Esta área, reservada aos dirigentes da federação e aos membros do Comitê Organizador Local (COL), deve ser separada dos demais setores do estádio, inclusive do VIP.
Nos principais jogos do Mundial, o presidente da federação internacional deve ter um lounge de 20m² para encontros privativos.
Além das áreas VIP e VVIP, a Fifa exige a construção de vilas de hospitalidade e áreas de hospitalidade comercial. Além de oferecer entretenimento aos convidados, estas instalações permitem que os patrocinadores e parceiros da federação desenvolvam seus próprios programas de hospitalidade.

9 - Mídia


- Cabine de imprensa

A área de cabines de imprensa deve ter localização central no estádio. Cada estação deve ter uma mesa, tomadas de energia e conexão de modem e telefone. Na área de cabines deve haver ao menos uma televisão para cada oito estações.
Jogos que atraem muitos jornalistas devem ter múltiplas instalações telefônicas, tomadas de energia e conexão rápida à internet. Os estádios devem ser equipados com tecnologia digital de última geração, priorizando equipamentos sem fio.
- Cabines de rádio e televisão
Também devem ter localização central, de preferência sob a cobertura e não em local fechado. As estações devem ser separadas umas das outras por proteção acústica. Deve haver um telefone, duas tomadas de energia e uma televisão para cada estação. Para uma final de Copa do Mundo, deve haver no mínimo 50 cabines com espaço para três pessoas cada.
- Estúdios de televisão
Em partidas importantes, deve haver no mínimo três estúdios de televisão, com aproximadamente 25m² cada, em local próximo aos vestiários e de fácil acesso a jogadores e técnicos. Em grandes jogos internacionais, deve haver ao menos mais quatro estúdios com visão panorâmica do gramado.
- Centro de mídia
A capacidade do centro de mídia deve se basear na da tribuna de imprensa. Para um jogo com 600 lugares na tribuna, por exemplo, deve haver espaço para 200 no centro de mídia. Neste setor deve ser instalada a área para entrevistas coletivas de imprensa.
- Sala de coletiva de imprensa
A sala deve ter uma área mínima de 100m², com cerca de 100 assentos, e ser equipada com sistema de som eficiente e espaço para ao menos dez Television Electronic News Gathering (ENG), utilizado pelas emissoras de televisão para telejornalismo. Deve estar próxima aos vestiários e ter o formato de um pequeno teatro. Em grandes eventos, deve haver três cabines para interpretação simultânea.
- Zona mista
É uma área entre os vestiários e a saída dos jogadores para entrevistas com a imprensa. Deve haver espaço para 250 profissionais de comunicação. Em jogos grandes, o espaço deve ser separado do centro de mídia. Para boas condições de trabalho, deve haver ao menos 2,5m² de espaço para cada jornalista.
- Flash Interview positions
Espaço entre o vestiário e o campo para transmitir entrevistas ao vivo nos intervalos e após as partidas. O ideal é que esteja incorporada ao túnel de acesso ao gramado.

[ Acreditem, essa Zona Mista será FORA do Morumbi, algo que a FIFA não permitirá, ou seja, será construído um anexo ao estádio, proporcionando mais uma vez, vantagem ao São Paulo FC, tudo é uma questão de tempo e adequação. O São Paulo FC sabe disso e espera, pacientemente, pois sabe que não será construído outro estádio na capital. ]

10 - Energia e iluminação

Para evitar o atraso ou o cancelamento de eventos devido à falta de energia, a Fifa recomenda a instalação de geradores de energia alternativos e de um sistema ride-trough, que mantém o suprimento de energia estável enquanto o gerador começa a operar. O sistema alternativo deve ser capaz de funcionar por três horas.
O sistema de iluminação deve ter duas qualidades. Por um lado, proporcionar uma transmissão televisiva com qualidade digital, por outro evitar o ofuscamento de jogadores e árbitros e o incômodo aos torcedores e moradores do entorno.
Para jogos internacionais, a Fifa recomenda 3.500 Lux para iluminação horizontal e 4.200 Lux para iluminação vertical. Para jogos nacionais, a exigência cai para 3.400 Lux e 2.500 Lux, respectivamente.

11 - Green Goal (sustentabilidade)

O Green Goal é um programa da Fifa para a redução das emissões de CO2 em seus eventos. Focaliza quatro pontos: água, resíduos, energia e transporte.
- Água: recomenda a armazenagem de água potável para fins de irrigação e uso nas instalações sanitárias.
- Resíduos: para limitar a quantidade de lixo gerada durante os eventos, a Fifa recomenda o reuso de copos, a coleta seletiva de lixo e a venda de comidas e produtos sem embalagem.
- Energia: para a economia de energia, a entidade recomenda a instalação de painéis fotovoltaicos, a instalação de vidros especiais que reduzem o calor no interior do edifício e, em consequência, o uso do ar-condicionado, além da existência de centrais de controle de energia para administrar o consumo em horários de pico.
- Transporte: a Fifa recomenda o uso de sistemas públicos de transporte, como ônibus e trens, que podem ser projetados para um consumo eficiente de combustível.

 

Conclusão:

O Morumbi será o estádio da sede paulista, haverá reforma e cobertura bancadas parcialmente pelo clube em parcerias com a iniciativa privada e ajuda Federal com a concessão do BNDES e PAC, bem como o investimento Estadual e Municipal na construção de bolsões de estacionamento e da Linha Ouro que ligará o Jabaquara até o Morumbi passando pelo Aeroporto de Congonhas, isso é Fato!

Após a Copa de 2014, o São Paulo terá um estádio modernizado, com estrutura de Shopping Center, com bolsões de estacionamento, acesso facilitado ao Metrô, ampliado e coberto, pagando em suaves prestações e faturando com a benevolência de quem o escolheu.

Ser contra isso, vai além da questão “torcida”, pois se um benefício será concedido ao São Paulo FC, deveria ser concedido para todos os clubes, assim a Lusa teria como reformar seu estádio, criando estacionamentos e ligando-o até o Metrô, o Palmeiras poderia cobrir seu estádio e fazer alças de acesso aos trêns da CPTM, o Corinthians poderia construir seu estádio em Itaquera, pensando no Rodoanel, na duplicação da Radial Leste, fora o Santos que poderia finalmente sonhar com um estádio em Diadema com isenção de impostos e ajuda do BNDES.

A Copa não pode servir de desculpa para o privilégiar uns e ignorar tantos outros. Ou se faz algo válido para todo mundo ou então continuaremos com o MORUMBI NÃO!

2 comentários:

Unknown disse...

Belo Post, Marcelo.
Tudo é decidido por eles, do governo. Mas basta ter um pouco de consciência para ver toda essa infra- estrutura concedida para um estádio particular.

E outra, fica mais ou menos perto de um aeroporto que não tem pra onde crescer!

Marcelo Lima disse...

Edu, O problema é que SEMPRE me falam que estou nessa posição pq. sou Corinthiano, mas é muito mais por ser CIDADÃO!