1/19/2009

Público ou Audiência?

 
Quem lê a matéria do portal Globoesporte.com é remetido ao erro que o Santos FC teria uma torcida maior e mais apaixonada do que a do Corinthians.
 
Infelizmente a matéria assinada por Carolina Elustondo omite os fatores que fizeram o jogo do Santos ter um número maior de torcedores no domingo do que o amistoso do Corinthians no sábado.
 
Primeiro temos a questão do preço dos ingressos: No amistoso do Corinthians, a arquibancada amarela e o tobogã saiam pelo valor de R$ 20,00 e a Especial Laranja por R$ 50,00. Já no jogo do Santos, todas as arquibancadas (amarela, tobogã e especial laranja) eram comercializadas a R$ 20,00 e com uma "promoção" para os estudantes e torcedores com a camisa do Santos, pagavam meia, além dos sócios que bastavam apresentar a carteirinha que eram liberados na catraca.
 
Segundo temos a questão do tempo chuvoso, que tradicionalmente afasta de 30 a 40% dos torcedores, que acabam preferindo a TV, locais fechados ou o pay-per-view, inclusive a transmissão do amistoso bateu recorde de audiencia para a Globo, que chegou na média de 21 pontos, com picos de 28, além de 80% de share, números que só ocorrem nas transmissões da seleção brasileira durante a Copa do Mundo ou em jogos decisivos dos principais campeonatos da américa.
 
Agora, imaginemos que o jogo do Corinthians não fosse transmitido e que a diretoria fizesse a mesma promoção que o Santos fez, será que o Pacaembú não ficaria mínúsculo? Acho que não caberia nem no Maracanã em sua maior capacidade histórica!
Postar um comentário