1/22/2009

Patrocinar faz bem!

A Fiat lamenta que o Palmeiras tenha preterido a proposta da Samsung por conta de detalhes nas premiações por títulos e metas. Em função da crise econômica, a montadora reduziu seus investimentos no futebol, deixando de patrocinar ou cortar parcialmente os valores de patrocínio dos clubes Palmeiras, Atlético-MG, Cruzeiro, América, Ipatinga, Goiás, Vitória e Bahia.
 
Apesar de ser uma posição temporária da montadora, o diretor de comunicação da Fiat em Betim, Marco Antônio Lage, quer retornar brevemente ao futebol, pois segundo uma pesquisa da empresa TNS Sport Brasil, apontou que a Fiat é a 6ª marca mais lembrada pelo público brasileiro, de empresas ligadas ao futebol.
 
Fato é que as empresas que patrocinam os clubes, são percebidas com maior facilidade, a exposição nas camisas fixa a marca, representam uma fatia interessante do mercado, cujo o investimento é extremamente baixo em relação ao benefício.
 
De acordo com a pesquisa, as marcas mais associadas ao futebol são:
 
 
Numa pesquisa feita em Fevereiro de 2008, 3% das pessoas associavam o Santander com Futebol. Hoje, o número é de 8%. A razão: O banco começou a patrocinar a Copa Libertadores. Vale lembrar que a Parmalat também figura entre as marcas mais lembradas, apesar de ter deixado de patrocinar o Palmeiras tem quase 10 anos.
 
 
A TNS Sport também avalia a marca da Medial Saúde, que estampou a camisa do Corinthians e, de maneira notável, figura como a 6ª marca que patrocina o futebol que mais cresceu em 2008 e se considerando apenas a evolução, justificaria um retorno pra lá de positivo no investimento feito ao Corinthians na segunda divisão do Brasileirão, mostrando a força da marca Corinthians!
 
 
Resumindo, o que são R$ 20 milhões anuais para um retorno de mais de R$ 2 bilhões e ter sua marca fixada na cabeça dos brasileiros e de uma torcida apaixonada?
Postar um comentário