7/10/2009

Um debate sobre ‘Maior e Melhor’

Ronaldo foi ao programa Bem, Amigos! da SporTV e respondeu à uma pergunta do Arnaldo César Coelho sobre quem teria a maior torcida, visto que o Corinthians de Ronaldo estaria impulsionando o clube a ultrapassar o até então Flamengo na primeira colocação. Ronaldo disse que é torcedor do Flamengo, mas que aprendeu dentro do Corinthians que a história é bem diferente, mas não conseguiu complementar sua visão sobre o assunto.

A história rendeu tanto que o Kleber Leite, Cuca e a torcida do Flamengo se sentiram humilhados perante a declaração do Fenômeno. Inclusive Kleber Leite disse: “Estamos felicíssimos com o Adriano”. Até torcidas de outros estados apareceram para “provar” o contrário.

Eis que vejo a carta de repúdio da torcida rubro-negra, a qual transcrevo abaixo:

A Raça Rubro-Negra repudia as declarações do atacante Ronaldo Nazário. A hipótese levantada de que a torcida do Sport Clube Corinthians Paulista seria a maior de todas, soou como provocação a imensa nação rubro-negra que, outrora, via no jogador um ídolo e um profissional que possuía uma postura idônea.
Não julgamos a escolha de Ronaldo, que preteriu o Clube de Regatas do Flamengo – mesmo tendo feito juras de amor e afirmado que atuaria na equipe neste ano– e seguiu para São Paulo. O Flamengo, que abriu as portas para a sua recuperação, sempre esteve com de braços abertos para o Fenômeno e a nossa torcida sempre lhe demonstrou carinho e admiração.
Porém, o atleta mostrou desrespeito à grande massa flamenguista existente em nosso país. Talvez para fazer média com a torcida corintiana, ou por puro deboche de nós, rubro-negros. Não queremos levantar bandeira, ou inflamar a discussão. “Queremos respeito!” As polêmicas envolvendo o jogador já demonstram o quanto ele não possui equilíbrio para lidar com a sua imagem. Haja vista o episódio com os travestis, pouco caso com a forma física e outros incidentes que arranham a sua vitoriosa carreira.
Longe de querer ser bairrista, a Raça Rubro-Negra exige que qualquer jogador que faça comentários sobre a torcida do Flamengo, o faça com respeito. “Somos a Maior e a Melhor”, inclusive já demos provas do nosso amor ao Clube de Regatas do Flamengo. Estamos espalhados pelos quatro cantos do Brasil e até fora dele. Somos patrimônio cultural, uma massa que apoia o time em todos os cantos, seguimos o Flamengo onde quer que ele vá, debaixo de sol ou chuva. Nunca deixaremos de estar ao lado do Flamengo.

Gente, vamos parar com essa discussão que não tem conclusão, pois se as principais empresas que fazem a “contagem” de torcedores tem suas falhas, se a média de público pode ser discutida pelo preço dos ingressos e tamanho dos estádios, se tem ou não a presença de torcedores adversários em jogos em casa e da torcida em jogos fora, que seja, cada um fica com seu “ranking” e vamos discutir sobre coisas mais interessantes… isso parece briga de gente que não suporta crítica, não tem conteúdo e pior… prova que a dor de cotovelo existe.

Nenhum comentário: