7/21/2009

Desespero não!

Blog do Torcedor: Não é motivo pra desespero!

[Abaixo a transcrição na íntegra do texto de Yule Bisetto]

A torcida parece ter se conformado com a saída de André Santos, mas a negociação de Cristian pegou a galera de surpresa. Eu entendo a tristeza de muitos e as lamentações. O que eu não tolero é esse desespero geral, o pessimismo que tomou conta da Nação e a falta de critério pra meter o pau na administração.

Em tópicos:

- O Cristian dizia até ontem que não queria sair do Corinthians, que só sairia se fosse para um clube muito melhor, que era Corinthiano, maloqueiro e sofredor. Veja bem, de santo não tem nada: fez muito bem seu papel e a média com o torcedor. Não quer sair, chora, mas sabe que vai ter de ir pra lá pra ganhar dinheiro e sustentar a família;

- E é bom que chore! Mostra o ótimo grupo que temos, o excelente ambiente de trabalho. E mostra que nem os jogadores estão mais tão empolgados assim em ter de sair do país pra ganhar dinheiro. O triste mesmo é a situação geral do futebol, não adianta se revoltar contra atos e pessoas específicas. Muito menos contra o Corinthians;

- As negociações da transferência de Cristian já aconteciam há muito tempo. Ele já era tido como saída certa para a janela de agosto. Desta forma, diretoria, comissão técnica e jogador já deviam ter manifestado o consentimento para que a negociação acontecesse. Só a gente que não sabia, meu povo;

- Jogador NENHUM muda de clube se não quiser e nosso volante deixou bem claro hoje, em meio a lágrimas e soluços, que vai porque quer dinheiro. Se obrigamos a ficar, joga de má vontade;

- Tanto Cristian como André Santos tem 26 anos de idade. O Cruzeiro acaba de vender Ramires, da seleção, no auge de seus vinte anos de idade, por 7,5 milhões de euros e, portanto, por um valor abaixo do nosso volante;

- QUEM era Cristian até ano passado? Reserva do Fabinho? Dispensado pelo Caio Jr? Por algumas reclamações aqui parece que estamos falando do Fenômeno…

- O Corinthians detinha a minoria da porcentagem de ambos os jogadores e, dessa forma, não tinha TAAAANTA voz ativa assim na negociação, levando em conta Flamengo, Atlético, Grupo Sonda, Grupo sei lá o que, Carlos Leite, clube turco, milhões de euros em luvas, comissão para os atletas e salários 50 vezes maior;

- O Corinthians não vendeu nenhum jogador no último ano, o que aumentou a nossa dívida e obrigou nossos dirigentes a abrir negociação dos craques nessa temporada. Todo mundo foi avisado de que perderíamos jogador. Vender ninguém QUER, mas não há muitas opções. E toda administração tem um caixa para fechar;

- Se não contratássemos jogadores fatiados, não teríamos condição de montar nossa equipe;

- Antes de nós mesmos, essa diretoria já deu provas suficientes de que quer vencer a Libertadores do ano que vem. Já conquistou o que prometeu, e já avisou que vai montar elenco. Tem algum crédito aí?

- Nosso técnico Mano Menezes sabia de tudo e deu seu aval. Eu confio.

O QUE PREOCUPA

- Cristian é um baita jogador, fundamental e o que mostra mais raça e determinação;

- Não temos opção na lateral esquerda, depois da venda de M. Oliveira e do empréstimo do Saci. O jovem B. Bertucci está na seleção e contar com Diego improvisado NÃO ROLA;

- Houve planejamento? Quando chegam os substitutos?

- Vão ser divulgadas as informações? Houve transparência? Qual a participação do empresário?

O QUE EU NÃO ENTENDO

- Por que foram embora tão rápido, se a janela nem abriu ainda? Para um time não tão de ponta assim e que atrasa salários? Por que não houve mais negociação?

Moral da história: rolou a proposta, jogadores adoraram, diretoria não queria vender mas não está em posição de recusar; Mano deu o aval. A torcida fica triste, claro! Mas não adianta culpar o presidente só porque o jogador era ídolo e se identificava com a torcida. Não adianta não acreditar mais em nada porque perdemos parte do elenco. E se preparem, mais atletas fundamentais devem sair. É o futebol.

Estou profundamente desapontada com comentários de “time pequeno”, “Adeus, Libertadores” e outras coisas do tipo. Pensei que o nosso clube já tivesse dado provas mais do que suficientes de que é grande, está bem controlado e tem um MEGA PLANEJAMENTO. Esse chororô não é coisa de Corinthiano, francamente.

Fique claro que eu estou triste com a perda, MAS AQUI É CORINTHIANS! Mais alguém aí também vai bater no peito e dizer que tem certeza que vamos brigar por todos os títulos SIM!?! Que somos o melhor clube do Brasil? Que confiamos na nossa equipe? Que somos time grande? Que temos diretoria competente, depois de anos e anos no limbo?

De uma vez por todas:

AQUI É CORINTHIANS, PORRA!

Comentário do Blog: Onde assino? :)

4 comentários:

Claudio Marques disse...

A análise seria perfeite se não tivesse faltado alguns ingredientes importantes;
1. Por que um dia antes, no Mineirão, nosso presidente, mentiu vergonhosamente (e olha que sempre o apoiei) ao dizer que não havia propostas pelos nossos jogadores?
2. Segundo consta sobrará para o Corinthians pouco mais de tres milhões de euros. Ou seja: quase o valor dos direitos do Morais ou o que foi gasto com o Souza. Isso resolverá nosso problema?
3. A torcida, que direta ou indiretamente, paga todas as contas do clube não foi levada em consideração.
4. Essa negociação (e outras que poderão ocorrer) jogou um conteiner de água fria no entusiasmo da torcida e trouxe um monte de incertezas para o centenário. Será que o dinheiro arrecadado compensa tudo isso?
5. Nos gabamos de ser um dos maiores clubes do mundo, somos uma das maiores e a mais apaixonada torcida do mundo e temos que engolir a seco a perda de jogadores importantes para o Fenerbace da Turquia que vem dando calote em meio mundo? Ainda mais no início da janela?
6. Quantos mais irão sair?
7. Levamos quase dois anos para ter um time entrosado e comprometido e a pouco mais de seis meses da Libertadores vamos começar tudo de novo?
8. E a falta de habilidade de fechar a venda sem ter substitutos engatilhados na semana do clássico com os porcos? E por que tinha que ser no dia do amigo?
Eu já comentei no blog do Silvinho. Infelizmente, parece que a diretoria e as pessoas que estão próximas dela, não tem noção do tamanho da besteira que fizeram ao iniciar o desmanche do time. Com os sentimentos da nação corinthiana ninguém brinca. Ninguém!

Marcelo Lima disse...

Cláudio,

1) Sanchez tentava comprar as partes de Flamengo e Atlético-PR, afim de receber uma grana maior, mas o Fenerbaçe abriu a boca antes.

2) Os jogadores pediam valorização salarial, o salário mensal pesa mais no orçamento que o preço dos atletas que podem ser negociados e até "empurrados".

3) Sanchez é mais torcedor que qualquer outro, mas para equalizar o Corinthians é necessário, não exatamente sem prioridade.

4) Sairam Cris, André Santos, Douglas e o próximo é o Felipe, mas arrisco afirmar que mais 3 ou 4 devem sair. O projeto para o centenário continua, por isso é necessário depositar a mesma confiança de antes, agora!

5) A torcida AINDA não sustenta o clube, quando isso for possível, aí o futuro será diferente, não somos o Real Madrid ou Barcelona.

6) Hoje foi o Douglas e o Felipe está próximo de sair, além deles, Lulinha (amém), Souza, Dentinho, Elias estão próximos de sairem... já William, Chicão, Alessandro, só saem por BOA quantia.

7) Muitos dos jogadores que chegaram e hoje estão valorizados vieram de um trabalho feito lá trás, o que vai acontecer novamete, acredite.

8) Acho prematuro destruir um trabalho que foi campeão da série B de ponta a ponta, que venceu o paulistão invicto e que ganhou a Copa do Brasil e a vaga para a Libertadores, o torcedor está agindo como se tivesse perdido um título, esquece-se do que foi feito e do que pode ser feito antes mesmo de avaliar sem ser emocionalmente falando.

Algumas situações, o Corinthians não poderia bancar... ou vc. prefere que o Cristian ficasse ganhando R$ 1 milhão de luvas e recebendo R$ 400 mil mensais?

Claudio Marques disse...

Marcelo, você passou ao largo de algumas perguntas minhas, como por exemplo, por que mentir para a torcida? Por que não respeitar o torcedor? Por que efetuar a venda na semana do clássico com os porcos? Você está redondamente equivocado quando diz que a torcida ainda não sustenta o time, que não somos Real Madrid ou Barcelona. Não temos a receita que eles tem e o que temos pode não ser suficiente, mas tudo o que entra nos cofres do clube é graças à torcida. A TV paga quotas altíssimas porque nós torcedores assistimos os jogos, compramos pacotes e compramos os produtos que eles anunciam. Os patrocínios só existem porque compramos e damos visibilidade aos produtos que eles anunciam. Até mesmo a venda de jogadores só é possível porque nós torcedores vamos aos estádios, pagamos ingressos, empurramos o time e valorizamos esses jogadores. Dez entre dez torcedores preferiam que se mantivesse esse time (mesmo que tivesse que aumentar o salário de alguns jogadores até a Libertadores) do que a vinda de medalhões. Será que vocês não percebem a burrice que está sendo feita? O próprio têcnico cansou de dizer que time bom é aquele que joga junto dois anos. Como é que saem desmanchando o time às vésperas do centenário? O Corinthians não pode ser tratado como um Bragantino, que vende jogador a qualquer hora e momento, porque precisa fazer dinheiro. Poderíamos negociar esses jogadores em condições muito mais favoráveis se vencessemos a Libertadores. Andres deve rezar para que as coisas deem certo, porque se derem errado ele não termina o mandato. Você não me conhece, mas sempre postei mensagens de apoio a atual diretoria e sempre elogiei o trabalho que vem sendo feito. Mas não consigo entender como é que não percebem o tamanho da besteira que estão fazendo. Por que os rivais não venderam ninguém até agora? Não me venha com esse papo de que seus jogadores não despertam interesse porque isso não cola. E eles não terão o centenário pela frente. De que valeu ser sócio torcedor, de que valeu pagar ingresso caro, de que valeu comprar camisetas, aderir às promoções do marketing, apoiar o time em todos os momentos se a nossa opinião não vale nada. A maioria dos torcedores acha que o Corinthians poderia ter negociado tres jogadores como por exemplo o próprio André Santos, o Dentinho e até mesmo o Douglas se viesse um meia mais experiente. o Felipe poderia sair se viesse o Dida. Mas, nesse momento, perder Alessandro, Chicão, William, Cristian, Elias, Jorge Henrique e Ronaldo é pra deixar a torcida desanimada. O grande diferencial dessa diretoria era ouvir a voz do torcedor. Infelizmente se comportou dessa vez igual à diretoria do velho Dualib. Voces não se deram conta do tamanho da indignação da torcida. Não é a contratações de jogadores em fim de carreira que vai apagar isso. Além do mais, contratações custam caro.

Marcelo Lima disse...

Claudio, até entendo sua indignação, mas veja bem, só como exemplo, digamos que o Cris ficasse e o Timão fosse arcar com os vencimentos do atleta, seriam R$ 400 mil, fora luvas, pra mantê-lo até o próximo ano, ou seja, por baixo, R$ 5 milhões só pro Cristian... nem a premiação da Libertadores pagaria isso! Pensa na "valorização" dos jogadores, tudo é DINHEIRO, fato é que Cris foi ótimo, nos deu títulos e agora devemos procurar outro. Simples assim... aguarde até o final da janela e aí, se o time não tiver jogadores interessantes e até o início da Libertadores não for bem, aí vamos ver, mas até lá, que tal dar um voto de confiança na diretoria, que já fez certo lá trás e vem acertando mais do que errando?