3/02/2009

O Souza do Marketing

 
Desde 27 de  Novembro do ano passado que a operadora de planos de saúde, a Medial Saúde, anunciou que não renovaria o contrato de patrocínio com o Corinthians, que valia até 20 de Dezembro de 2008, no valor de R$ 16,5 Milhões.
 
Em comunicado oficial na época, a empresa se disse satisfeita com os resultados alcançados e com a ampliação dos horizontes da exposição de sua marca na camisa do Corinthians. Atualmente deve levantar as mãos aos céus, afinal após 3 meses do anúncio do fim do contrato e 2 meses o termino oficial, a logomarca da empresa continua figurando nas camisas de treino, bonés e principalmente nas camisas utilizadas por Ronaldo Nazário, o Fenômeno.
 
No final da Copa da Liga, os jogadores de Manchester e Tottenham que não estavam em campo ou no banco de reservas, estavam juntos, alinhados com ternos e a insignia do time, sem ostentar patrocínio algum e mantendo um nível que não encontramos no futebol brasileiro.
 
Quais os motivos do Corinthians manter tal marca até agora sem receber nada por isso? Especula-se que a Medial seria o patrocinador das mangas da R9, mas confesso que é um grande mistério, já que parece proposital tal exposição.
 
Calcula-se informalmente que a Medial Saúde economizou cerca de R$ 2 milhões em propaganda por ter sua marca exposta gratuitamente. Uma das justificativas era o fardamento que já existia e que deveria ser utilizado ou a cota do contrato com a Nike estaria comprometida.
 
Aos olhos do torcedor, a falta de informação sobre o assunto, uma posição oficial do clube, até mesmo uma entrevista falando do assunto já seria uma justificativa, mas pesa-se os 14 anos de amadorismo de Dualib e injustificáveis semanas sem um retorno do assunto, alimentando a imaginação de quem é remunerado para criticar o clube na mídia.
 
O contrato da Medial com o Corinthians ainda é o de maior valor do futebol nacional, ainda na temporada 2009, os grandes clubes paulistas não conseguiram superar o valor pago, que só será ultrapassado se tais clubes atingirem certos objetivos.
 
Informações de bastidores dizem que tais fardamentos com o logo da Medial estão com os dias contados, já que esta semana deverá ser anunciado os novos patrocinadores, que devem estrear - justo com quem? - contra o Palmeiras.
 
Independentemente de qualquer justificativa, dar essa de brinde pra Medial é digna de um "Souza" no nosso marketing!

2 comentários:

EDUZL disse...

Bela análise! realmente, a Medial apareceu muito, depois de acabar seu contrato!

Marcelo Lima disse...

Eduzl, recebi a informação que foi proposital, mas esse proposital gerou um crédito, que deveria ser repassado pela Medial, mesmo que num custo menor, pois a exposição da marca foi além do contrato inicial...

Podem até dizer que o contrato de patrocínio foi menor, já que o prazo foi maior...