2/16/2009

Culpa da vítima!

Quando garoto, um de meus amigos era o 'Samba', que nunca bateria numa mosca, era literalmente uma pessoa em paz, serena e ponderada.
 
Já na primeira semana da escola técnica, suportamos as mais diversas brincadeiras, algumas com muita humilhação, mas ocorreu tudo bem nos primeiros meses, éramos "bichos bacanas" dos veteranos.
 
Os veteranos adoravam zuar com o Samba, ele não revidava, não falava nada, nada fazia, apenas ficava calado, parecendo aguardar a brincadeira acabar para seguir sua vida.
 
Certo dia, cheguei na escola e vi os veteranos no esqueleto, amarrando Samba ao poste, cheguei falando um monte, pois apesar de ser novo, eu sempre fui respeitado. Samba estava nervoso, com o rosto vermelho, quando um dos veteranos começou a chamá-lo de "charmuta", foi quando vi meu pacato amigo Samba pegar um porrete de uma obra, gritar e partir para uma agressão a qual nunca imaginei que ocorreria.
 
Samba foi contido, tirei o porrete das mãos dele, berrava para o veterano "vazar", até que seguranças da escola apareceram para dispersar os presentes. Samba estava revolto, indignado, com a adrenalina a flor da pele.
 
Depois daquele episódio, Samba desapareceu algumas semanas, soube por seus parentes que ele tinha tido uma crise nervosa e que estaria se tratando, perdeu quase um bimestre inteiro, jubilando em diversas matérias e deixando a escola técnica antes do final do ano.
 
No episódio deste domingo, TODOS tem posto a culpa no torcedor do Corinthians, no foco das "organizadas", pelos atos de vandalismo, baderna e por criar clima de guerra.
 
A Polícia diz que fez o que era certo. O São Paulo diz que fez o que era correto. Então as 40 pessoas que ficaram feridas, praticaram um ato de auto-mutilação?
 
Na sequencia, ouvimos a justificativa dos 10%, gente do MP dizendo que tinha de ser menos, a questão da segurança, etc. Me pareceu o circo armado, em que a torcida caiu direitinho na conversa e "levou" como haviam programado.
 
O que aconteceu neste domingo, só mostra que nenhuma das partes está preparada para assumir um evento desta grandeza, afinal quem quer abrigar a Copa do Mundo de 2014, não pode ser tão amador assim, tão ingênuo assim, sabendo que transformariam essa besteira numa guerra e que 40 torcedores que seriam vítimas se transformarem em réus. E a culpa SEMPRE é das organizadas, o resto são anjos, imaculados... INTOCÁVEIS!

Nenhum comentário: