5/05/2009

Prantos vs. Nike

OgAAAFnoyfWSMgqrv81xdsdRnEcLdP3t8jWuYhznANIyqLnZ054_f_HeE2Zj5G961GbU-vPH9ggnhYkZKU__ZZ0wKwUAm1T1UDpY9Ds8EiHP3EwYYRuZ-ZroIuS1

A torcida santista quer desculpas da Nike pelo wallpaper comemorativo em que mostra a notícia de “Corinthians Campeão Invicto” embrulhando um peixe.

Será que a Nike está abalada com tal fato? Preocupada em perder uma fatia do mercado que vai boicotar a marca? Será que não se torna um marketing de guerrilha, já que se considerarmos que os torcedores santistas deixem de comprar Nike, quantos outros corintianos não vão comprar agora, justamente pela bela homenagem.

Como diria aquele dirigente Santista Celso Leite: “Perder para o Corinthians é normal. Vergonha é ser eliminado por um time que caiu para a segunda divisão do Campeonato Alagoano”.

É preciso saber perder e entender as brincadeiras, se não o futebol vai ficar muito chato, chato demais!

Alias, notícia pertinente, a torcida do Santos terá de boicotar sua própria patrocinadora e patrocinadora de seu principal jogador!


5 comentários:

Unknown disse...

hehehe...

Sensacional!! Isso eu não sabia, rs...

Doze disse...

Algo entre 50 a 100 camisas a menos.

Marcelo... falando em Paulista, esses campeonatos tem premiação em dinheiro?

Fabiano disse...

Partindo de um time como o Santos, e numa comunidade do Orkut, isso não fará diferença nenhuma para a Nike. Alias, foi uma brincadeira saudável, e não havia ali distintivo ou nome do clube. Então os santistas estão chorando à toa. Na verdade ainda não engoliram a derrota para o Corinthians. Ridículo. Ah, e o próprio ídolo deles, o Neymar, destaque do time, é garoto propaganda da Nike, em um vídeo recente. Quanta Hipocrisia.

Glauco disse...

Bom, não é a primeira vez que a Nike é, no mínimo, "polêmica. Nesse episódio aqui ela tentou comprar conteúdo de blogues para que falassem bem da recuperação de Ronaldo, um fato lamentável que repercutiu na blogosfera e na grande imprensa.

Mas é bom lembrar que a Parmalat, por exemplo, patrocinava e era co-gestora do futebol do Palmeiras e tinha muito cuidado para trabalhar a publicidade para outros públicos, para não atrair rejeição. Mesmo assim, muitos corintianos que conheço diziam boicotar a marca. De fato, isso não fez diferença nenhuma, já que a multinacional só cresceu no Brasil com sua ação de marketing agressivo.

Quando a Nike faz um anúncio desses (que, aliás, retirou do seu site), dá um tiro no pé. Primeiro, porque não é a companhia com a imagem mais diônea do planeta, pelo contrário. Depois, porque nenhum corintiano vai se mobilizar pra compensar eventuais perdas em vendas comprando produtos da Nike. Para tal, não seria necessário um bando de loucos, mas um bando de energúmenos para dar tal exemplo de subserviência a uma empresa. Os corintianos sensatos certamente não farão isso.

Mas, de qualquer forma, amanhã a Nike sai do Corinthians e o torcedor alvinegro nem vai associar mais a marca ao clube. Ou todo mundo aqui lembra de quem patrociou seu clube há cinco, dez, vinte anos? E, se lembra, tem algum sentido de "gratidão" e compra produtos da marca?

Já para o torcedor santista, a troça fica por muito mais tempo, e a rejeição à marca também. Ou seja, para cultivar a imagem junto a uma torcida que pode se dissipar daqui a alguns anos, você arranja inimigos fidalgais. Não me parece muito inteligente. Mas como muita coisa no futebol é tratada mais como torcida e rivalidade do que com o raciocínio e sensatez, há quem comemore o feito... Acho que a Adidas ficou feliz.

Marcelo Lima disse...

Wagner, é ilário, não?

Alan, já tiraram o Wallpaper, mas o que vale é a propaganda que já foi feita... o Paulista acabou, agora é Copa do Brasil!

Dot_Commer, engoliram a derrota sim, o que eles não imaginavam era perder pro CSA... isso sim é ridículo!

Glauco, eu também fui contactado para falar bem do Ronaldo, mas achei absurdo assim como a galera do Futepoca, nada contra o Ronaldo, mas fui contra tal "marketing de guerrilha". Porém faz parte da campanha para divulgação da marca, neste quesito, o wallpaper deu super certo!