4/25/2011

O que é mais um mês pra quem esperou 100 anos?

O prefeito Gilberto Kassab (PSD) e o governador Geraldo Alckimin (PSDB) anunciaram na segunda passada (18) investimentos previstos na ordem de R$ 478 milhões em Itaquera, enquanto isso a burocracia vai engessando o início das obras.

A Prefeitura já acertou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre Corinthians e o Ministério Público, regularizando assim as questões sobre a cessão do terreno cedido ao clube em 1988 para construção do Estádio do Timão que até então não saiu da maquete.

Antes da Copa do Mundo, o local foi alvo do MP para reintegração por parte da Prefeitura, que desde o anúncio da construção em Setembro passado, prometia a assinatura de um Termo de Cessação de Conduta (TCC) para liberar legalmente o início das obras.

Porém o problema não é apenas a burocracia documental, mas a liberação de recursos pelo BNDES. O Corinthians formou uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) justamente para buscar recursos, porém o BNDES quer garantias. A Odebrecht já figura em outras participações e não pretende comprometer seu limite de endividamento.

Uma alternativa era usar os bônus do plano de incentivo, os títulos seriam trocados com um banco que garantiria a operação. A Caixa Econômica Federal também quer cercar-se de garantias, assim nada será liberado antes que o projeto de incentivo seja aprovado na Câmara Municipal.

O presidente Andrés Sanchez relatou em um encontro em Brasília que a questão do empréstimo junto ao BNDES estaria solucionada, sem maiores detalhes.

Além da burocracia e do financiamento, outro detalhe que certamente postecipará o início das obras é o desvio do duto. Depende da Prefeitura e principalmente de quem pagará por essa alteração.

O Corinthians não pode ser cobrado pela burocracia que independe de sua vontade, mas já se passaram oito meses desde o anúncio. A impressão é de que o estádio nunca sairia do papel se não fosse a Copa do Mundo.

Dizem que as obras começam em Maio. Assim como começariam em Outubro, Novembro, Dezembro, Janeiro…

7 comentários:

Bruno Alex disse...

VERDADE!

...

esperar mais um mês para a corrupção passar batido e "ninguém perceber"

...

BRasil né!

Ândi disse...

To lendo esse post no instante em que o JN fala do assunto. Prazo (máximo) para início das obras: final de Junho.

Preciso falar mais nada...

Pra mim, se isso aí já não subiu no telhado, já pôs a cabecinha na laje, pelo menos.

Fabio M. disse...

Vão entrar para a história, conseguirão perder a melhor chance que já tivemos de fazer o estádio. É muita incompetência para pouca gente...

Fernando Romano Menezes disse...

Putz!

Concordo com o Ândi: também acho que o nosso estádio já subiu no telhado.

Roberto disse...

Estão atacando de todos os lados !!

A diretoria tem que ficar esperta...

Marcelo, nada me tira da cabeça que a oposição do clube tem um dedo nesta burocracia...

E agora é a hora de usar todos os trunfos politicos...

Espero que a nação não passe por um vexame destes !!

Jose eduardo disse...

tudo ´´e muito complicado um estadio nessa altura da historia????
prefeitura que muda de partido..fica mais perto do PT, nam ora com o PC .. e o SCCP na mao de essa gente, ja nao bastafa os aproveitadores internos temos que aturar oportunistas de fora...
AI CORINTHIANS

Marcelo Lima disse...

BrunoChapo, hoje estou convicto que o estádio sairá na canetada!

Ândi, não digo que subiu no telhado, mas dá raiva de tanta burocracia junta.

Fabio M, o estádio vai ser construído, o problema é que entre o anúncio e o início das obras vai durar 1 ano!

Fernando Romano Menezes, calma, acredite que a canetada vai acontecer.

Roberto, chega um momento que é necessário fazer isso para que alguns acordos feitos de boca, se tornem contratos fechados.

Não tenho certeza se existe dedo político da oposição nisso... nenhum setor do clube tem impedido a construção do estádio. O problema é a burocracia fora do clube.

Z.E, o problema principal concentra-se no MP...