1/22/2012

Sem base para criticar a Base!

E o Corinthians goleia o Atlético-PR está jogará a final da Copa SP contra o Fluminense.

Apesar de sobrar na competição e essa base ter conquistado o bi campeonato sub 17 em cima da base do todo imbatível Barcelona, ainda sou obrigado a ler as famosas críticas de outrora à base do Corinthians, hoje.

O jornalista Chico Lang constatou, justificando com a frase de mea culpa do ex-presidente Andrés Sanchez sobre a falta de investimentos na base em seus primeiros anos de administração, disparou:

“Base do Corinthians foi péssima na administração Andrés Sanchez. Se vencer a Copinha, sujeira vai para de baixo do tapete.” [Chico Lang, via twitter]

Fico me perguntando, se foi tão péssima assim, quais os motivos da base do Corinthians chegar à final da Copa SP?Sorte? Incompetência alheia? Ajuda da arbitragem? Favorecimento fora de campo?

Alô Uol/Folha, olha um tema para ser explorado!

Alias, quais sujeiras vão para de baixo do tapete? O fato do Corinthians não ter um local de preparação e usar clubes parceiros para treinar o elenco?

Seria o empréstimo de jogadores não aproveitados para clubes parceiros?

Seria aquela reclamação do Rincón sobre problemas na estrutura e na organização?

Me faz recordar de uma matéria do UOL/Folha sobre o Corinthians não revelar bons jogadores, contumaz e super atual! 

A revista ESPN, aquela com o Romário na capa que saiu em Outubro do ano passado, afirmando que o Corinthians estava errado em emprestar excelentes jogadores para o “Flamenguinho” para esta Copa SP. Gostaria de ver a cara de Edgardo Martolio, quatro meses após sua publicação.

Ah, sim. Não conseguimos revelar um Messi, mas tivemos um Júlio César, um Dodô, um Dentinho, um William… bons atletas, nada mais.

Agora faça um esforço, veja os outros clubes de São Paulo e me diga nomes de bons atletas da base que chegaram no profissional com ouro na chuteira. Eu só me lembro do Neymar.

Cadê a base da melhor administração e que tinha o melhor CT do Brasil? Lucas? Ei esse saiu do Corinthians, lembra? Quem mais? Tem aquele lá… qual o nome mesmo? Pois é… NINGUÉM SABE OU LEMBRA.

Mas o Corinthians é vitrine. Vale falar AGORA pois temos eleições no próximo mês. A promessa de exclusivas faz com que jornallistas sedentos por isso se vendam com notinhas do tipo: A base do Corinthians é ruim.

Não sei se será campeã, mas uma coisa é certa. Eu não vou compactuar com opiniões vendidas só por conta do melindre de alguns por não ter seu espaço no clube.

No mais, eu sou a favor do Corinthians e se é para criticar, que seja feita de maneira adequada e com informações corretas. Acho que isso é jornalismo, não?

3 comentários:

Maria Angélica disse...

Excelente análise, como sempre. parabéns pelo blog.

Fernando Romano Menezes disse...

Jornalismo, Marcelo? Isso não existe mais, o que temos agora é opinião publicada. O que dizer de um Juca Kfouri da vida que não levanta a bunda da cadeira pra checar uma notícia que seja, deixando tudo na mão de um criminoso como o tal Chapaulinho? Nada me surpreende mais na dita "imprensa esportiva", só me deixa indignado. Agora, quem deve tomar uma atitude não são esses caras (até porque eles nunca vão mudar mesmo), mas sim a nossa diretoria, sabe, começar a reagir e rebater cada notícia paga, plantada ou aleivosia levantada por esse tipo de gente. Espero sinceramente que a próxima administração seja menos bundona nesse quesito que a do Andrés foi, chega de tratar antis travestidos de profissionais a pão-de-ló!

Marcelo Lima disse...

Maria Angélica, obrigado!

Fernando Romano Menezes, faz parte da imprensa falar assim para ficar em evidência, tbm acho que o clube deveria ter uma agencia só pra desmentir esse tipo de reportagem!