7/19/2012

Quanto vale a marca?

A mídia repercutiu o estudo da BDO RCS que aponta o Corinthians como o primeiro clube a ter a marca avaliada em mais de 1 bilhão.

O comentarista da BandSports Erich Beting (ex-Folha e Lance!) divulgou em seu blog que o estudo envolve muita subjetividade, criticando a periodicidade e principalmente a ‘independência’ da consultoria que tem como CEO, Raul Correa da Silva, VP de Finanças do Corinthians.

Sugestiona-se conflito de interesses, já que – segundo o comentarista – o clube negocia novos contratos de patrocínio.

O comentarista precisa levar em consideração que o estudo é feito pela mesma equipe desde 2004, quando ainda era feito pela extinta Casual Auditores e em 2009 reforçou o time da RCS, que então uniu-se com a BDO.

Os clubes tem melhorado na divulgação de seus números nos últimos 4 anos e desde 2011 (ano base 2010), todos são obrigados a publicar os balanços nas federações até 30 de abril. Informação trivial para boa parte da avaliação.

Este ano, o estudo subiu de 12 para 17 clubes, justamente pelo fato de ter informações mais confiáveis dos balanços. Com a data limite, é possível publicar pouco tempo depois o estudo e divulgar as análises para o público.

É leviano falar que a análise é tendenciosa pelo fato de seu CEO fazer parte da diretoria do Corinthians sem questionamentos a metodologia ou mesmo sugestão para aprimoramento.

É leviano falar que o estudo foi publicado em época que o Corinthians busca patrocinadores, pois isso está ocorrendo desde o final do ano passado, quando a maioria das empresas fecha seus caixas para patrocínio no ano seguinte.

Se o comentarista fizesse um trabalho sério e imparcial, ajudaria com informações e não apenas com sua opinião tendenciosa, possívelmente adquirida nos veículos em que trabalhou.

Este blog repudia a informação sem pesquisa, sem base, sem respaldo. Quer dizer que José Maria Marin não pode ser presidente da CBF ou Marco Polo Del Nero não pode ser presidente da FPF, afinal se eles torcem para o São Paulo, poderá existir conflito de interesses, não?

Publico aqui a pesquisa da DBO RCS na íntegra, para que você leitor, tenha a real informação sobre o valor das marcas dos clubes brasileiros.

https://docs.google.com/open?id=0B-JLuNeNvTQIc3p0V2VJTm9QSGM

Postar um comentário