7/08/2009

A conspiração das perguntas tendenciosas

Quem tem boca vai à Roma ou quem tem boca vaia Roma? Bom, sem entrar no mérito de qual das duas frases corresponde ao que é consensualmente aceito na tradição popular portuguesa, cito tal frase pois o que falta pra um sobra para outro, ou seja, quem não vai, vaia!

Recentemente recebi alguns questionamentos por e-mail, dos quais achei interessante perguntas recorrentes de uma vertente opositora desinformada:

Pq. as marcas ostentadas na camisa do Corinthians (Batavo, Telesena, Baú da Felicidade, Bozzano, Avanço e Banco Panamericano) foram sumariamente ignoradas nas comemorações quando o clube foi Campeão Paulista e Campeão da Copa do Brasil?

Cada contrato de patrocínio tem uma designação técnica para sua utilização, mas no geral o que ocorre é que o clube tem apenas a obrigação de ostentá-los durante às partidas, ou seja, no início e no termino do jogo. Existe também outras bonificações como o microfone e o painel de patrocínios das coletivas.

O Mano Menezes anunciou em seu Twitter que promoveria uma palestra para a Medial, isso ainda é efeito do acordo do Marketing do Corinthians com a ex-patrocinadora?

Após o fim de Arquivo X, alguns fãs ficaram orfãos de teorias da conspiração, mas recomendo a série Fringe que é bem parecida, pode ocupar melhor o vosso tempo livre. O Mano, assim como qualquer outra pessoa, foi palestrar sobre Paixão Total, no caso do treinador é o futebol, foi um trabalho do Mano onde o Corinthians não teve qualquer participação ou comissão. 

Pq. os contratos não são revelados ao público, já que o Corinthians prega a transparência?

Transparência tem um preço, ser transparênte não significa abrir todos os detalhes de uma negociação ou contrato. O Mano pode ter um contrato de não treinar um time paulista por 1 ano se sair do Corinthians, Ronaldo poderá participar de eventos no SBT como complemento de seu contrato, Jorge Henrique e outros jogadores são obrigados à estarem presentes em eventos da Nike e por aí vai. Se fosse abrir tais contratos, coisa que nenhum clube no mundo faz, o que aconteceria – de certo que isso ocorreria – o Corinthians seria copiado e até certo ponto melhorado.  

O Corinthians não publicou seus balanços mensais, conforme é exigido no estatuto. A diretoria deve explicações aos seus sócios e ao CORI, não?

O estatuto exige que a diretoria apresente os balanços ao CORI, que valida a gestão mês a mês, houveram atrasos por conta do fechamento do primeiro trimestre, porém validados com o parecer favorável pela auditoria permanente da BDO Trevisan a maior empresa de auditoria do país. Não existe compromisso estatutário que obrigue o Corinthians à publicar o balanço mensalmente em seu site, porém existe uma posição pública no link Transparência.

 

É verdade que o Lula doou um CT pro Timão? Li em outro site que será uma troca de favores em prol da eleição da Dilma, que indicou empreeiteras para fazer o serviço por menos da metade do valor, que vergonha o uso de dinheiro público para isso, não?

Bom, vejamos, ONDE você leu sobre isso? Na Gazeta Mercantil? no Mercado Negócio? No Jornal do Senado? Pelo menos saiu na Globo.com? Hummm… já sei, ouviu parte da entrevista do Ronaldo no Arena Sportv e tomou conclusões precipitadas e acreditou nesse “dedinho do presidente”? O que o Ronaldo disse foi que o Lula está ajudando ao indicar empreiteras, não disse nada além disso, não falou de comissão, de desconto, de favores, de gratuidade, nada além disso, então tudo que circula tal fato é apenas um factóide.

 

É interessante nisso tudo é que as questões vem com um certo direcionamento, quase tendencioso para a resposta, mas fato é que o Corinthians tem seus erros sim, mas convenhamos, alguns deles são bem inventados e baseados em uma imaginação fértil e criativa.

Por este motivo que eu citei o ‘vai à Roma’ e o ‘vaia Roma’, cada um entende como quer ou como ACHA que deve… pra mim está tudo normal, mas pro outro é tudo uma conspiração de Fringe!

2 comentários:

ricardors disse...

Concordo completamente com vc.

Marcelo Lima disse...

Ricardors, é como se algumas pessoas do meio (blogs e jornalistas) fossem arautos da verdade vista por um ângulo bem modificado...