5/21/2009

Corinthianamos o Mundo!

Convidado pelo conselheiro Edgard Ortiz, compareci à coletiva que anunciou o lançamento do site institucional bilíngue do Corinthians junto com a blogueira do Blog do Torcedor da Globo.com, Yule Bisetto.

Apesar do assunto em pauta ser o site, os jornalistas presentes só queriam saber sobre o jogo, sobre a contusão de Ronaldo, sobre onde o Corinthians jogará – alias, mais uma vez Sanchez respondeu rispidamente que só jogará no Pacaembú – pediam insistentemente para a assessoria de imprensa “arrumar” uma coletiva com Chicão e Jorge Henrique, mas apenas Boquita apareceu para atender uma ‘amiga’ jornalista e foi logo embora.

Fato é que oficialmente o site está lançado, mas a grande novidade está com o acordo que será firmado para publicá-lo, além de inglês e espanhol, incluir versões em francês, alemão, italiano, mandarim, japonês e árabe, além do portugues. “Seria o site com mais versões do mundo!”, avisou Edgard Ortiz.

Se o objetivo do Corinthians é mostrar ao mundo o que é o Corinthians, o site institucional cumpre sua tarefa de maneira exemplar, pois contém em seu conteúdo material similar ao do Memorial, inclusive o site foi inspirado nele, contendo informações sobre jogadores, times, hinos e diversas informações históricas e conteúdos multimídia.

Como sugestão, conversei diretamente com Eduardo Costa da Phocus Interact, empresa que desenvolveu o site gratuitamente para o Corinthians, sobre algumas idéias como o comércio para o exterior de artigos e produtos do Corinthians, entre outras coisas. Segundo Eduardo Costa, o verdadeiro trabalho começa agora e que qualquer idéia ou sugestão será bem vinda e discutida, toda a contribuição é positiva, será levada ao Edgard e ao Andrés.

Hoje tive a exata noção do que é a velocidade da informação. Antes mesmo de Andrés terminar a explicação, já tinha um texto pronto no notebook de um jornalista, mas apesar da repercussão na mídia, nenhum deles compreendeu o projeto de maneira adequada. Acredito que faltou pautar a coletiva, apresentar aos jornalistas um esboço prévio do que se ia falar, pois o despreparo de quem não conheçe bem a abrangência da internet motivou o silêncio nos questionamentos deste projeto.

O Corinthians dá um passo importante para sua divulgação internacional, o site é um portifólio que dará ao Corinthians uma exata dimensão que temos nacionalmente para o mundo, por isso a frase que encaixou-se perfeitamente com a devida autorização do lema de 2009 dos Corinthianos Obsessivos: “Corinthianamos o Mundo”.

Leia mais sobre a repercussão na mídia:

O Globo: Por Ronaldo, Timão lança site internacional
Abril: Timão lança site para “corintianar o mundo”
UOL: Corinthians lança site internacional apostando em Ronaldo como chamariz
Globo Esporte: Motivado por ‘Ronaldomania’, Timão lança versão internacional de site
Futebol Interior: Bilíngue! Site de grande paulista ganha versões internacionais
Gazeta: Timão lança site para “corintianar o mundo”

Postar um comentário