Pesquisa aponta: Flamengo tem a maior torcida do mundo
Segundo levantamento, Rubro-Negro possui mais de 32 milhões de torcedores. Corinthians está em quarto, com 23
De acordo com pesquisa publicada pela revista "Mundo Estranho" sobre as maiores torcidas de futebol do mundo, o Flamengo está em primeiro lugar no ranking que inclui países da América do Sul e Central, Europa e Ásia.
Segundo levantamento, Rubro-Negro possui mais de 32 milhões de torcedores. Corinthians está em quarto, com 23
De acordo com pesquisa publicada pela revista "Mundo Estranho" sobre as maiores torcidas de futebol do mundo, o Flamengo está em primeiro lugar no ranking que inclui países da América do Sul e Central, Europa e Ásia.
Em cada país, um importante centro de pesquisa forneceu os dados. No Brasil, foi a Datafolha. Os dados obtidos (quase todos de 2007) também mostram o cálculo de quanto representa cada torcida dentro de seu país, de acordo com as projeções populacionais do US Census Bureau para 2008.
Somente as três primeiras torcidas de cada um entraram na pesquisa. E o Flamengo apareceu em primeiro lugar geral, com 32,6 milhões de pessoas, o que representa cerca de 17% da população brasileira. As surpresas são o segundo e terceiro lugares, postos ocupados por dois clubes mexicanos.
O Chivas, de Guadalajara, tem 30,8 milhões de torcedores o que representa 28% da população do México, cuja pesquisa foi feita pelo Grupo Reforma. Em terceiro, está o América, da Cidade do México, com 26,4 milhões e 24% da população.
Na quarta posição está novamente um clube brasileiro. Trata-se do Corinthians, com 23 milhões de torcedores (algo em torno de 13% do Brasil). O outro clube nacional mencionado na pesquisa é o São Paulo, que aparece na sétima posição, com 15,3 milhões de torcedores (8%).
Antes dele, em quinto lugar geral, aparece o Boca Juniors, da Argentina, com 16,4 milhões. Chama atenção que isto representa, segundo a Equis de Investigacion Social, 40,4% da população hermana.
A Juventus-ITA aparece na 6aco locação, com 16,3 milhões. O Milan está em oitavo, com 13,4 milhões. Em 9o empatados com 13,2 milhões, estão Cruz Azul e Pumas, do México, River Plate-ARG e Real Madrid-ESP.
Veja a classificação da pesquisa:
CLUBE | TORCEDORES |
1º - Flamengo | 32,6 milhões |
2º - Chivas (MEX) | 30,8 milhões |
3º - América (MEX) | 26,4 milhões |
4º - Corinthians | 23,0 milhões |
5º - Boca Juniors (ARG) | 16,4 milhões |
6º - Juventus (ITA) | 16,3 milhões |
7º - São Paulo | 15,3 milhões |
8º - Milan (ITA) | 13,4 milhões |
9º - Cruz Azul (MEX) | 13,2 milhões |
10º - River Plate (ARG) | 13,2 milhões |
11º - Real Madrid (ESP) | 13,2 milhões |
12º - Kashima Antlers (JAP) | 12,3 milhões |
13º - Gamba Osaka (JAP) | 11,9 milhões |
14º - Jubilo Iwata (JAP) | 11,7 milhões |
15º - Bayern de Munique (ALE) | 10,5 milhões |
16º - Barcelona (ESP) | 10,4 milhões |
17º - Olympique de Marselha (FRA) | 10,2 milhões |
18º - Lyon (FRA) | 9,6 milhões |
19º - Internazionale (ITA) | 9,3 milhões |
20º - Werder Bremen (ALE) | 5,7 milhões |
21º - Schalke 04 (ALE) | 4,3 milhões |
22º - Ajax (HOL) | 4,3 milhões |
23º - Manchester United (ING) | 4,2 milhões |
24º - Benfica (POR) | 4,1 milhões |
25º - Feyenoord (HOL) | 3,8 milhões |
26º - PSG (FRA) | 3,2 milhões |
27º - Liverpool (ING) | 3,1 milhões |
28º - Arsenal (ING) | 2,6 milhões |
29º - Porto (POR) | 2,6 milhões |
30º - Independiente (ARG) | 2,2 milhões |
31º - PSV Eindhoven (HOL) | 2,1 milhões |
32º - Sporting (POR) | 2,1 milhões |
Comentário:
O FlaTV contabilizou em 3 meses de vida 12 milhões de acessos. O TimãoTV contabilizou 1 milhão de acessos em 1 hora e 5 milhões em um único dia. A única explicação que vejo nisso é que tem mais torcedor do Corinthians com acesso a internet, imagino. Vender mais de 1 milhão de kits "Eu nunca vou te abandonar", ter o maior patrocínio de material esportivo e de camisa do que qualquer outro clube no Brasil me faz suspeitar que tal pesquisa só sirva para 'tirar onda' com o adversário, pois estatísticamente ela não representa "em números" a realidade da paixão do torcedor pelo seu clube de coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário