2/13/2008

Diretas Já

 
Durante as eleições para o mandato tampão no Corinthians, percebi uma movimentação de conselheiros falando sobre o novo estatuto e a forma de eleição dos próximos presidentes. Gente com discurso de diretas na época (pra agradar momentaneamente) e que hoje omite sua verdadeira opinião.
 
O discurso mudou, pois existe um certo receio que pessoas vinculadas às torcidas organizadas dominem o clube e sua administração, ingressem como novos sócios e um possível aventureiro assuma o comando do clube. Conselheiros antigos relutam discutir sobre o assunto.
 
Eu sou a favor das eleições diretas pelos sócios, pois pelo novo estatuto, para chegar até a presidência do Corinthians, será preciso ter, no mínimo, 11 anos de sócio e ter no mínimo 2 mandatos como conselheiro eleito, ou seja, dificilmente algum aventureiro chegará ao segundo posto mais importante do Brasil por acaso, pois será necessário vencer com 51% dos votos dos sócios.
 
A escolha do presidente deve ser feita pelos sócios, não por um grupo de 400 conselheiros (eleitos ou não), sendo que atualmente a metade deles é indicado pelo próprio presidente, o continuismo precisa acabar!
 
Confesso que eu tinha receio, mas depois que o estatuto foi divulgado e uma série de alterações foi sugerida (após sugestões de sócios e torcedores), estamos próximos de colocar o Corinthians na verdadeira democracia.
 
Respeito a opinião de todos, mas convenhamos, é melhor escolher do que optar por alguém que escolha por você! 
 
 

2 comentários:

Nicolau disse...

Eu vi um projeto no sjornais na época das eleições e gostei bastante, principalmente porque acabava com as indicações de conselheiros pelo presidente, instrumento monárquico. Marcelo, quando ocorrerá essa mudança?

Marcelo Lima disse...

Senger deve escolher uma data nos próximos dias, pois já lhe foi protocolada a decisão dos notáveis que trabalharam em cima do novo estatuto. Daí será feita a escolha de dois tipos de eleição, direta e indireta. Após, será feita a decisão pelo CD e depois confirmada pelos sócios. Até o meio deste ano sai... rs