3/10/2008

Matemática: Timão 46,9%!

Matemático: só dois grandes vão à semifinal
Tristão Arruda vê só 8% de chances de o Trio de Ferro chegar à fase decisiva do Paulistão
GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Contas feitas pelo matemático Tristão Garcia apontam: no máximo dois grandes devem garantir a classificação para a semifinal do Campeonato Paulista. Mesmo com a queda de produção dos pequenos e os bons resultados de Corinthians e Palmeiras no fim de semana, ainda são grandes as chances de um dos integrantes do Trio de Ferro ser eliminado ainda na primeira fase (confira os dados abaixo).

  AS CHANCES DOS GRANDES CHEGAREM À SEMI
 Nenhum grande na semifinal  8%
 Um grande na semifinal  43%
 Dois grandes na semifinal  43%
 Três grandes na semifinal  6%
 Quatro grandes na semifinal  0%

Tristão lembra que Corinthians, Palmeiras e São Paulo podem ficar juntos no G-4 na quarta-feira, caso vençam os jogos contra Rio Preto, Ponte Preta e Barueri, respectivamente. Mas aponta o duelo entre o Verdão e o Tricolor, no domingo, como um jogo-chave que deve complicar a vida de quem perder.

- Hoje, eu apostaria em dois grandes na semifinal. Existe essa chance dos três times no G-4 já na quarta-feira, mas o campeonato está sendo marcado por vários tropeços dos grandes. E o empate favorece Barueri e Ponte Preta. Além disso, o clássico de domingo deve tirar um dos grandes da zona de classificação - diz Tristão. 

Simule os resultados das próximas rodadas na Tabela Dinâmica 

A briga pelas vagas ainda está completamente aberta. Matematicamente, 13 times ainda têm chances de ficar no G-4. Mas quatro deles - Paulista, Santos, Bragantino e São Caetano - dependem de milagres.

Marcelo Leme de Arruda, matemático do site chancedegol, também aposta em 34 pontos para a classificação e diz que 22 pontos são necessários para um time acabar com a ameaça de rebaixamento. 

Veja o que cada time precisa fazer para chegar à semifinal  

Guaratinguetá (27 pontos) - Precisa de sete pontos para chegar à inédita classificação. Pode resolver a parada em casa, se vencer os jogos contra Bragantino e Sertãozinho e empatar com o Santos. Jogos restantes: Portuguesa (f), Bragantino (c), Santos (c), Mirassol (f), Sertãozinho (c) e Ituano (c).

Ponte Preta (24 pontos) -
Apesar de ser a vice-líder, tem o caminho mais complicado entre os concorrentes às vagas. Faz apenas duas das seis partidas restantes em casa, uma delas o clássico campineiro com o Guarani. E ainda sai para enfrentar o Palmeiras, rival direto por um lugar no G-4. Jogos restantes: Palmeiras (f), Guarani (c), Sertãozinho (f), Rio Claro (f), Noroeste (c) e Santos (f).

Barueri (23 pontos) - Três vitórias e dois empates garantem o time, que terá quatro confrontos diretos com rivais pela vaga. E é o único que vai enfrentar Palmeiras e São Paulo. Jogos restantes: São Paulo (f), Rio Preto (c), Marília (f), Noroeste (c), Portuguesa (f) e Palmeiras (c).

Corinthians (23 pontos) - Com três vitórias e dois empates, chega à semifinal. A grande vantagem do Timão é a seqüência de três partidas tranqüilas nas próximas rodadas. Depois, ainda terá o Santos provavelmente eliminado e o Marília em casa. Jogos restantes: Rio Preto (f), Juventus (c), Rio Claro (c), Santos (f), Marília (c) e Noroeste (f).

São Paulo (23 pontos) - Também precisa de três vitórias e dois empates - ou quatro vitórias - e entra em uma semana decisiva, com dois duelos contra rivais diretos (Barueri e Palmeiras). Se vencer os dois, precisará de apenas cinco pontos em quatro jogos contra times mais preocupados com a zona de rebaixamento. Jogos restantes: Barueri (c), Palmeiras (f), Guarani (f), Sertãozinho (c), Bragantino (f) e Juventus (c).

Palmeiras (23 pontos) - A virada em Bragança Paulista deixou a situação do Verdão mais simples. Quatro vitórias garantem o time na semifinal. Mas a tabela prevê confrontos com quatro rivais diretos pela vaga, incluindo um jogo final contra o Barueri, que pode virar uma decisão. Jogos restantes: Ponte Preta (c), São Paulo (c), Paulista (f), Portuguesa (c), São Caetano (c) e Barueri (f).

Mirassol (20 pontos) - O caçula precisa de quatro vitórias e dois empates nas rodadas finais e tem a desvantagem de jogar fora de casa contra dois rivais diretos pela vaga: Santos e Noroeste. E ainda pega o líder Guará em casa. Jogos restantes: Santos (f), Rio Claro (c), Noroeste (f), Guaratinguetá (c), Ituano (c) e São Caetano (f).

Noroeste (20 pontos) - A derrota na Vila Belmiro complicou um pouco a situação do time, que precisa de quatro vitórias e dois empates. A tabela é ingrata, com três duelos contra rivais diretos nas rodadas finais. Jogos restantes: Rio Claro (f), Sertãozinho (c), Mirassol (c), Barueri (f), Ponte Preta (f) e Corinthians (c).

Portuguesa (20 pontos) - Quatro vitórias e dois empates garantem o time do Canindé na semifinal. Um dos trunfos é a volta ao seu estádio, que estava interditado. Jogos restantes: Guaratinguetá (c), Marília (c), Rio Preto (f), Palmeiras (f), Barueri (c) e Sertãozinho (f).

Paulista (18 pontos) - Precisa vencer cinco jogos e empatar o outro. A única vantagem é fazer duas partidas contra rivais um direto em casa (Palmeiras). Jogos restantes: Juventus (f), Ituano (f), Palmeiras (c), Guarani (c), Rio Preto (f) e Bragantino (c).

Santos (17 pontos) - Só se garante com seis vitórias. E tem jogos complicados como o clássico contra o Corinthians e um duelo contra o líder Guaratinguetá no Vale do Paraíba. Jogos restantes: Mirassol (c), São Caetano (f), Guaratinguetá (f), Corinthians (c), Rio Claro (f) e Ponte Preta (c).

Ituano (17 pontos) - Precisa vencer todos os jogos restantes. E vai pegar, fora de casa, dois times ameaçados pela degola. Jogos restantes: Guarani (f), Paulista (c), São Caetano (c), Marília (f), Mirassol (f) e Guaratinguetá (c).

São Caetano (16 pontos) - Precisa vencer os seis jogos restantes. E segue sem jogar no Anacleto Campanella, interditado. Jogos restantes: Marília (c), Santos (c), Ituano (f), Bragantino (c), Palmeiras (f) e Mirassol (c).

Comentário:

O caminho do Timão parece ser relativamente fácil, visto a posição na tabela dos próximos adversários, mas se continuar jogando como vem fazendo, consegue computar as 4 vitórias ou as 3 vitórias e 2 empates que lhe faltam para seguir na competição. Segundo o site chancedegol.com.br, o Timão tem 46,9% de chance de chegar entre os 4. Ainda aposto que os 4 finalistas serão: Guará, Ponte, Corinthians e São Paulo.

Nenhum comentário: