11/05/2011

Um sonho possível

Edgard OrtizEdgard Alcides Ortiz nasceu na Rua Oscar Freire, 136, na Capital, em 16 de novembro de 1940. É sócio patrimonial do Corinthians desde 1954 (comprou o título com 14 anos usando seus primeiros salários de officeboy).
Jornalista, advogado e radialista revelado pelas Rádios Tupi e Difusora de São Paulo, atuou em quase todas as Rádios de Ribeirão Preto, tendo sido colega do seu grande amigo e companheiro, José Luiz Datena.
Como conselheiro do Corinthians, lutou por décadas para erguer o estádio do clube.
Por muitas vezes desacreditado, hoje mostra que é possível tornar um sonho realidade, com determinação e muita luta.
Em 21 de Maio de 2009, por convite do conselheiro Edgard Ortiz, eu e a Yule Bisetto (do Blog do Torcedor do Globoesporte.com) estivemos presentes na coletiva que anunciou o lançamento do site institucional bilíngüe do Corinthians.
Nessa oportunidade, em conversa informal, depois de conversamos em outras oportunidades por telefone e e-mail, ouvi dele as seguintes palavras:
“O Corinthians terá seu Estádio em Itaquera, Oxalá para a abertura da Copa do Mundo de 2014!”
Detalhe: na época discutia-se sobre mais uma maquete para a construção de um estádio, naquela oportunidade em terreno na Vila Maria e o Estádio do Morumbi era oficialmente a sede paulista para a Copa. Estádio em Itaquera não era nem uma possibilidade remota, abrir a Copa então, um delírio!
Em 20 de Outubro de 2011, dia anúncio oficial de que a Arena Corinthians foi confirmada como a sede paulista da Copa e que fará a abertura da Copa de 2014, entrevistei Edgard Ortiz, o homem que transformou um sonho em realidade.
Marcelo Lima (Vertebrais) - Desde o anúncio da construção do estádio até a oficialização como abertura da Copa de 2014, onde estava Edgard Ortiz para aparecer nas fotos?
Edgard - Falei com o Datena sobre este assunto no programa de rádio dele, eles me convidaram, mas não gosto de ficar aparecendo. Meu objetivo era que o Corinthians tivesse um estádio, fui o relator e trabalhei no projeto por cinco anos, agora é a construção, festa deixa pros políticos, pros caras que tem interesse nisso. Meu interesse se resumiu sempre que o Corinthians tivesse um estádio, agora vai ter. Estou contente, missão cumprida.
Marcelo Lima (Vertebrais) - O Datena falou na rádio que você deveria estar lá ao lado do Andrés e dos políticos.
Edgard - Ele é meu amigo, o que ele fala no programa e tem uma repercussão tremenda, por ser um programa de rádio.
Marcelo Lima (Vertebrais) – E o Andrés não falou nada?
Edgard – Ele me puxou a orelha também. Falei pra ele que não ia. Eu vou fazer o que lá? É um oba-oba, já vai ter o Kassab, o Alckmin, são pessoas públicas, tem que aparecer. Meus amigos falando de mim, já estou feliz da vida.
Marcelo Lima (Vertebrais) - Não acha que as pessoas deveriam saber que você batalhou e começou isso tudo?
Edgard - Quem é idealista não está atrás de festa, de aplauso, nada disso. O importante é atingir objetivos.
Marcelo Lima (Vertebrais) - Como foram os primeiros passos?
Edgard - O primeiro projeto que o Lula viu, foi o que eu apresentei pra ele quando fui à Brasília. O Orlando Silva ajudou bastante e o Andrés que sempre deu o maior apoio, maior força, mas quando o Lula entrou na parada, eu fui relator do projeto no conselho e nós tínhamos três hipóteses: O projeto do Edgar Soares (Bancos Banif-Bradesco, Hochtief) em Guarulhos, outro do Juan Quirós (Grupo Advento) e do Eng. Marcelo Tessler (da Tessler Engenharia) para Itaquera um pouco diferente deste que tínhamos com a Odebrecht que vinha com o apoio do Lula, não diretamente, mas um apoio paralelo, pois como Presidente da República, não poderia se envolver.
Marcelo Lima (Vertebrais) - De que forma o projeto saiu do papel?
Edgard - A construtora topou fazer o estádio que seria pago com o Naming Rights. Este estádio vai custar para o Corinthians apenas e tão somente R$ 400 milhões que será financiado pelo BNDES.
Marcelo Lima (Vertebrais) - Mas o estádio custará mais do que isso...
Edgard - Nada está definido, mas temos a expectativa de vender o nome do estádio para uma empresa durante 10 anos que servirá perfeitamente para o pagamento do empréstimo. Fora isso, planejamos com o Andrés e o Rosenberg um título de capitalização, que seria feito inicialmente com um grande Banco parceiro, com o objetivo de arrecadar R$ 3 bilhões, onde o Corinthians receberia R$ 300.000 milhões de participação, ou seja, R$ 100 a cada plano de R$ 1.000. Estima-se que um banco com 3 mil agências, cada uma venda pelo menos mil títulos. O torcedor não dará dinheiro para o estádio, mas será como uma poupança, que concorrerá a prêmios e no final resgata o valor investido com juros e correção, ajudando o Corinthians. O outro projeto são os tijolinhos, tal qual existe na Disney (Epcot Center), que teria o nome ou foto da pessoa ou da família, um ou mais painéis que perpetuaria tal qual um memorial, onde é possível arrecadar mais R$ 300 milhões. Se o Corinthians fizer tudo direitinho, vende o nome do estádio, paga a dívida e ainda fica com grana em caixa.
Nota do blog:
Vale lembrar que além dessas iniciativas, a Arena do Corinthians terá:
1. Isenção fiscal que uma obra para a Copa proporciona por exigência da FIFA;
2. A Prefeitura de São Paulo fará o incentivo de até R$ 420 milhões e emitirá CIDs (Certificados de Incentivo de Desenvolvimento) de R$ 50 mil cada, onde o clube e a Odebrecht poderão negociar tais papeis que isentam 60% do ISS e 50% do IPTU;
3. O Governo do estado injetará R$ 70 milhões para a construção da arquibancada modulada que ampliará a capacidade do estádio;
4. O BNDES financiará R$ 400 milhões;
5. O Corinthians pretende vender o Naming Rights por R$ 400 milhões ou mais por um período de 10 anos.
Marcelo Lima (Vertebrais) - O que você tem a dizer sobre quem fez piada com o estádio do Corinthians ou para jornalistas que afirmavam que a abertura seria em Pirituba?
Edgard - Quando eu falava de estádio e abrir a Copa aqui, já tem uns dois anos, o pessoal me gozava. Poucos me levaram a sério como você. Mas a satisfação de ter algumas pessoas que acreditaram e hoje reconhecem, não existe melhor recompensa do que isso. Inclusive o pessoal da torcida dos Gaviões da Fiel me ligaram todos eufóricos, me parabenizando e até sugerindo que eu disputasse a presidência do conselho.
Marcelo Lima (Vertebrais) - E não é uma boa idéia?
Edgard - Olha, eu não sei se continuarei nem como conselheiro, pois não vivo do Corinthians e não tenho tempo. Posso me doar parcialmente, mas precisamos trabalhar para viver. E no Corinthians não recebemos absolutamente nada, nós vamos para nos doar. Conheço muita gente com competência e tempo para isso. Mas me orgulha muito a lembrança, pois são os torcedores pedindo, são pessoas que respiram o ar do clube e tem amor ao clube, não tem interesses em jogo, nem políticos e nem coisa nenhuma. Isso é pra mim uma satisfação, uma alegria que não tem dinheiro algum no mundo que pague.
Marcelo Lima (Vertebrais) – Quais suas considerações finais?
Edgard - O que importa agora é que a gente pode comemorar, demorou em termos nossa casa, mas agora teremos um palácio que o mundo todo vai ver. Afinal de contas a abertura da Copa é o melhor evento, pois será representada por 32 países, teremos seus chefes de estado, será transmitido para o mundo todo. A abertura é o orgasmo da competição. Todos saberão que em São Paulo existe um clube popular que é o Corinthians que tem a maior torcida do Brasil e que conseguiu fazer um estádio com nível de abrir a Copa do Mundo no Brasil! Está de bom tamanho pra nós, não?
Marcelo Lima e Edgard Ortiz na Fazendinha do Parque São Jorge
Marcelo Lima (Vertebrais) – Valeu Edgard, obrigado por acreditar em seu sonho que hoje é uma realidade e um verdadeiro presente para toda a Fiel Torcida!

12 comentários:

Vitor disse...

Marcelo,

Parabéns pela entrevista, você se superou. Muito legal!

Abraco'

Vitor Villafranca ( @napnamp )

Marcelo Lima disse...

Vitor, valeu... esta será a primeira de algumas que farei até o final do ano com VPs e Diretores... quero mostrar um pouco esse lado interno do clube, de gente que se doa e tem feito a diferença no clube.

Diogo disse...

Entrevista sensacional

Marcelo Lima disse...

Diogo, obrigado. Eu estou contente com o resultado desta entrevista. É o reconhecimento de um trabalho que não pede fama.

Anderson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anderson disse...

Não sei de quem eu tenho mais pena... Agora todo mundo quer ser pai.

Marcelo Lima disse...

Anderson, não precisa ter pena, ele nunca buscou fama, você não vê ele em foto, evento ou querendo aparecer.

Eu que acompanhei todo este processo, pois tive sorte de tê-lo como amigo desde 2009 e sempre conversávamos sobre isso.

Muitas as informações que publiquei no blog, ele que me indicava com quem conversar.

A iniciativa de mostrar isso foi minha, pois considero que ele deva sim, fazer parte dessa história e as pessoas saberem que partiu dele tal projeto, pois foi algo que ele batalhou.

Porém não considero ele o pai, mas o mentor, um idealizador.

luizão disse...

Mto boa a entrevista, Marcelo! É mto bom sabermos um pouco mais destas infos de bastidores, que a mídia oficial não divulga. Agora, para denegrir, tá cheio de gente...

João Carlos M. Ortiz disse...

Parabéns pela entrevista. O Ed é demais. Quem o conhece sabe.

Marcelo Lima disse...

luizão, obrigado. Apenas queria fazer uma justiça, já que ele batalhou para isso se tornar realidade quando muita gente o chacotava!

João Carlos M. Ortiz, o Edgard é daqueles torcedores que se doam para o clube sem querer nada em troca, nem carteirinha!

Eduardo Costa disse...

Eu que convivi com o Edgard durante o projeto que participamos juntos, só tenho elogios: é uma das pessoas mais íntegras, inteligentes, batalhadoras, humildes e verdadeiras que já conheci em toda minha vida. Além disso é defensor dos interesses do Corinthians em todos os momentos.

Parabéns pela entrevista, Marcelo.

Marcelo Lima disse...

Eduardo Costa, faço das suas, as minhas palavras. Ele realmente merece o reconhecimento desta obra!