10/05/2010

Estádio de alerta

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que o acordo do Corinthians para a construção do estádio ainda não foi sacramentada. Possivelmente deve ter lido coisas sobre o duto que corta o terreno, além de histórias como a devolução do mesmo à Prefeitura.

Para evitar maiores especulações, o assunto é tratado com sigilo, porém as poucas informações que a mídia tem, levam ao erro do alerta sobre coisas que não vão acontecer.

Dentro do cronograma estabelecido, dificilmente haverá alguma movimentação real antes do final do ano, o que considero um prato cheio para os especuladores.

Realmente o acordo com a construtora não foi sacramentado. Primeiro o projeto está sendo adequado às exigências da FIFA para a abertura da Copa de 14.

Lembro-lhes que são dois projetos distintos. O acordo será fechado para o projeto original modificado, a diferença será bancada pela FIFA e CBF, onde – a princípio – não existirá investimento público na construção.

Com o acordo selado e os projetos aprovados, entra a parte de financiamento do BNDES com garantia da Construtora e aval do Corinthians. Entrou dinheiro, começam as obras.

O duto é uma preocupação, a primeira avaliação para garantir a segurança do local, seria ampliar os investimentos na ordem de R$ 100 milhões, mas já é sabido nos bastidores que o valor para resolver esta questão será bem menor.

Os tramites burocráticos entre governos municipais, estaduais e federais serão respeitados, porém já existe uma pré-determinação para facilitar o andamento dos mesmos, evitando atrasos desnecessários. Tudo visando a Copa.

Não existe a menor possibilidade do projeto ser embargado, fechado, encerrado ou transferido. A abertura será em Itaquera.

Para os que sonham com uma reviravolta, quase uma teoria da conspiração, onde entraria o Pacaembú no lugar, sob a administração do Corinthians, não passa de um sonho infinitamente distante e praticamente impossível.

Ao torcedor, resta-lhe a paciência, a mesma que levou um ano para o anúncio final do estádio, a mesma que levará uns três meses até o começo das obras… paciência tocedor e sem preocupações!

3 comentários:

Fernando Romano Menezes disse...

Marcelo, sabe que eu tava pensando nisso esses dias... quando as obras em Itaquera iriam finalmente começar.

Depois de todos esses procedimentos listados no seu post, quando mais ou menos você acha que finalmente começa? O acordo inicial era em 2011, não era?

Abs!

Fernando Romano Menezes disse...

Acabei de ver direito. 3 meses. 2011, portanto :)

Marcelo Lima disse...

Fernando, pelo cronograma, em Janeiro iniciam as obras para preservação do duto de petróleo e as fundações (fase de perfurações e técnica de solo). Os tratores só devem aparecer em Fevereiro ou Março, quando o projeto será acelerado.