12/21/2009

Retrô

Quando 2009 começou, particularmente fiquei anestesiado com a chegada de Ronaldo Fenômeno, duvidando que representasse algo ao Corinthians além de marketing. Acreditei que jogaria algumas poucas partidas, faria alguns gols – bonitos até - mas nunca apostaria o Corinthians faturar o Paulistão e a Copa do Brasil de maneira tão “Fenomenal”.

Pois bem, o ano está terminando e muita coisa aconteceu comigo e com o Corinthians, meu time do coração, conforme relato a seguir:

PATROCÍNIO

Nem Emirates, nem Etihad, nem banco, nem santo… a Batavo apareceu de última hora, reeditando uma parceria de sucesso em 2000, quando conquistamos tudo. O Corinthians passou longos 5 meses para definir e deu um drible na mídia que se quer cogitou o nome da Batavo. E olha o pé quente, voltou e papou 2 em 3 campeonatos!


ELEIÇÕES DIRETAS
Este ano foi marcado pela primeira eleição direta e a vitória da Renovação & Transparência imputou uma nova ordem no clube. Novos vices, diretores e muita gente ajudando, porém muita gente também trabalhando contra vazando informações na mídia e em blogs piratas. O Corinthians saiu do ostracismo e começou a engatinhar. Andrés Sanchez se torna o primeiro presidente eleito por voto direto e que estará no comando no centenário do clube.


FILME DA TORCIDA E DA FILA 
A estréia do documentário sobre a torcida do Corinthians mobiliza jogadores e vira motivador para a arrancada do time rumo as finais do Paulistão e da Copa do Brasil, sem o apoio do Cinemark, o Filme fica limitado à um pequeno circuito de cinemas, mas o lançamento do DVD semanas depois mostrou a força da Fiel. Meses depois o documentário sobre os 23 anos e o título de 77 chega para coroar um ano mágico.


SANGUE, SUOR E FESTA
Também foi o ano da doação, muitos foram os projetos sociais e a arrecadação de alimentos, roupas, etc. onde o Corinthians foi base para o Corpo de Bombeiros. Sangue Corinthiano emplaca cada vez um numero maior de pessoas para abastecer o hemocentro. O torcedor cada vez tinha mais dinheiro para ver seu time em campo, afinal é a primeira vez que um ingresso custa mais que o Pay-Per-View.


SUSTENTABILIDADE
O Corinthians entra numa nova era, de transparência e responsabilidade. Com isso é lançado o relatório de sustentabilidade que visa buscar patrocínios para o clube, algo que somente as grandes empresas no mundo possuem.


WOLVERINE
E recebemos a visita do ator Hugh Jackman, o Wolverine, que automaticamente vira símbolo para a torcida. Inspirando inclusive os adversários a optarem por “heróis” das telinhas, como o Jason no São Paulo, motivador de várias piadas e chacotas.


NIKE VIRA PARCEIRA
Pela primeira vez a Nike trabalha em conjunto com o clube em ações de marketing e distribuição de material esportivo com o logo do Corinthians. Camisas comemorativas não demoram mais 30 dias para começar à entrar no mercado. A reposição é feita de maneira adequada e os distribuidores e revendas comemoram. A preleção da Copa do Brasil é feita por marketeiros da Nike e o resultado: Chora Colorado!


ADEUS MOSQUETEIROS
André Santos, Christian e Douglas deixam o Corinthians para brilharem no exterior e o Corinthians não consegue reposição, começa a queda de rendimento e uma instabilidade irritante no Brasileirão. 

CAMISA DA DISCÓRDIA
É lançada a camisa III, com listas pretas e um roxo mais forte, agrada a torcida mas ainda é alvo das organizadas que promovem o “mar negro”, expulsando quem entrar com a roxa no setor das organizadas.

SITE INTERNACIONAL
Foi o ano da internacionalização do conteúdo institucional. A promessa de ter um site multilingual ficou na promessa. O site principal do Corinthians é copiado descaradamente pelo Palmeiras. O clube faz vista grossa e o que era um grande salto, vira uma das minhas maiores revoltas: O pensamento arcáico e de visão limitada às vésperas do centenário.

AMULETO DE RUBINHO
Rubens Barrichello apareceu de camisa do Corinthians e subiu ao pódium, foi assim mais algumas vezes. A exposição da camisa da Batavo gerou um patrocínio institucional e benevolente. Timão some em tal negociação e o resultado: 3° no ranking mundial.

ROBERTO CARLOS ESPECIAL DE NATAL
Para o centenário, o lateral Roberto Carlos é o grande nome. Grande em termos, pois sabemos que ele joga bem, mas será que ainda tem a mesma pegada? O desejo era o Santos, mas o Luxa não ficou. Agora vem com juras de amor ao Corinthians ainda depois de falar com a mídia européia que “largaria tudo” para defender outro clube. Sensacionalismos a parte, vem para suprir um setor pra lá de deficiente.

Já comigo…

 

O CONVITE REI
É a primeira vez que falo abertamente sobre o assunto. Parecia uma daquelas pegadinhas, ao receber o email de um grade portal de notícias me convidando para uma entrevista. Compareci e ouvi atentamente as argumentações e o posicionamento do que eles pretendiam, porém escrever 2 vezes diáriamente sobre o Corinthians, transformaria meu lazer em trabalho, teria de existir comprometimento, envolvimento e participação. Naquele momento, o salário se quer compensaria o combustível para ir ao Parque São Jorge, seria um trampolim e tanto, mas preferi agradecer e desistir.


JUNTOS CHEGAREMOS LÁ
Depois do episódio do convite, recebi outra sugestão de trabalho, desta vez voluntário, para dividir o espaço de um blog temático de torcedor, mas este convite chegou em um momento delicado de minha vida profissional e não poderia abraçar mais essa, pois teria de escrever exatamente a mesma coisa, bastidores, social e política. Não cheguei a dar seguimento com a proposta, afinal aqui eu escrevo a vontade, a obrigação me tornaria mecânico e isso eu não gostaria que acontecesse, quem sabe no ano que vem.

 

OLHA O RONALDO AÍ
Lá estou eu no Parque São Jorge, conversando sobre um projeto, quando uma pessoa cumprimenta o conselheiro do meu lado e me cumprimenta também. Era o Ronaldo chegando para o treinamento. Naquele momento, esqueci-me de que tinha celular com câmera, que estava com a camisa do Corinthians na bolsa, deu um verdadeiro BRANCO, como nunca tinha ocorrido comigo. Mas graças ao conselheiro, lembrei de pegar a assinatura na camisa, mas esqueci-me da foto. Fica para a próxima!


Bom é isso… 2009 foi legal pra caramba, se for IGUAL em 2010, já ficarei satisfeito!

Um comentário:

Aleksander Mendes disse...

Me diz ae o que vc sabe sobre o Oscar no Corinthians...

To torcendo pra ser verdade, nem pelo jogador, pq não o conheço... Mas pra ver a cara de BAMBI que o Juvenal vai ficar... hahaha...

A guerra cor-de-rosa será um luxo! ;)

Feliz Natal camarada! :)