7/20/2011

Fracasso? Vexame? Não vi nada disso…

dor-de-cotovelo Não compreendo a indignação e revolta de parte da torcida em sintonia com a mídia anti-corinthiana derrotista, afirmando que o ‘fiasco’ da negociação com Tevez mostrou a incompetência da atual diretoria.

Tudo bem que tal ‘investimento’ seria enorme, que daria para pagar boa parte da dívida do clube, que a vinda de Tevez poderia despertar ciumes no elenco, mas não podemos negar que o fato surpreendeu o mundo do futebol.

O Corinthians não tem dinheiro, por isso investiu em rendas futuras e garantidas por contratos com a TV, separando 20-25% da renda anual, investindo num único atleta com identificação com torcida e representando um nome forte para manutenção dos projetos de marketing do clube.

Tem quem diga que a investida foi um balão de ensaio, que com o dinheiro daria pra comprar não sei quantos outros jogadores, que o City aceitou a proposta e o Corinthians refugou, que o City endureceu para receber a vista na proposta de 4 parcelas anuais a partir de 2012 ou mesmo sobre a pseudo necessidade de aval bancário.

Pera lá, não estamos comprando um tênis no ebay usando o paypal de garantia. Fora que em muitas negociações, incluindo os maiores clubes do mundo, pagamentos não são feitos a vista. No Corinthians tem que ser diferente? Alias, aonde o Corinthians errou?

Não posso crer que ainda existam pessoas que aceitem matérias com conspirações mirabolantes, envolvimento do Kia que pagaria a transferência para quitar dívidas com o clube ou mesmo que toda a negociação foi feita por email e fax. Blefe do Corinthians? Faz-me-rir. Lamento aos leitores que não concordem comigo, mas usar isso como justificativa de qualquer argumento é não ter argumento.

Pior, tem quem comemore. Acabo de ler no blog de um colunista que se diz torcedor do Corinthians e, feliz da vida, dava ênfase ao caso como derrota política da situação. Em outro, percebi um certo alívio, em tom de “ainda bem que não deu certo”, mas sem muito argumento contra.

Apenas para ser claro, mais ainda, o Corinthians NÃO tem o dinheiro de imediato e o prazo para chegarem num denominador comum entre Corinthians e o Manchester City não daria tempo para o atleta retornar nesta janela, que alias fecha hoje. Simples assim, tanto que em Nota Oficial o Corinthians não desistiu de contratar o jogador, fará nova investida na próxima janela.

Feliz pode estar o técnico Tite, se bem me lembro, foi impedindo o Tevez de bater uma penalidade que fez o Kia chutar a porta do vestiário e pedir a cabeça do treinador. Neste caso, como mostra a história da recente eliminação da Argentina na Copa América, Tite estaria certo já desde 2005!

 

Leia também Olhar Crônico Esportivo com Emerson Gonçalves

8 comentários:

Loucos Do Futebol disse...

Parabens Marcelo, bela coluna a de hj, vejo o Corinthians como amplo vencedor nesta jogada pelo Tevez, a atual administração é a mais competente da história do Corinthians, sim tivemos a paixão e o folclore de Vicente Matheus, mas não eramos profissionais, quem critica a atual gestão não lembra do sucesso de Ronaldo, nunca foi no belissimo e moderno CT que temos, não se preocupa verdadeiramente com o Corinthians e se não deu certo paciência, é melhor não ter conseguido o Tevez, do que ficar mendingando por jogadores como Kleber, Coates, Martinuccio, Breno e outros tantos exemplos de negociações fracassadas.

Marcelo Lima disse...

Loucos Do Futebol, obrigado... sei que não sou unanimidade, mas não sou de passar pano por gostar e tão pouco criticar apenas pelo esporte de criticar! Valeu!

Estevam disse...

Kevin, eu acho que era muita grana para trazer o Tevez. Acho que a diretoria acreditava que ele levantaria bastante grana com patrocínio; eu acho que não seria nada comparável ao R9. No campo, também acho exagerado, temos 5 ótimos atacantes, chegando o Tévez - que sim, acho melhor que todos os nossos - o JH e o William não iam nem ser relacionados, o banco ficaria com Liedson e Sheik, acho desperdício de grana. Talvez tenham entendido que a oportunidade seja única, mas eu acho que temos melhor uso para esta grana em outras posições, ainda que isto não turbine as receitas de marketing.

Ândi disse...

Não é que eu discorde de muito do que disse. É óbvio que era muita grana, e faz sentido que o Corinthians tenha tentado começar a pagar só no ano que vem (quer dizer, estranho achar que conseguiria, mas no fim, parece que até conseguiu!).

O problema é que não dá pra comentar esse assunto sem pesar a credibilidade das informações "oficiais" que saem do Parque São Jorge. Uns creem demais, outros não creem nada. E eu estou no segundo time.

Sendo assim, e por tudo que li no período, eu tenho muito pouca dúvida de que tudo isso não passou de um blefe ridículo, um factóide que só serviu para manchar a imagem do clube (e isso é inegável, aconteceu mesmo, quer os crentes na diretoria queiram ou não) e sabe-se lá ainda que prejuízo possa ter em futuras negociações.

A culpa não é minha se tudo isso me pareceu assim. E pareceu também pra muita gente, inclusive pros ingleses. Se a diretoria não queria passar essa impressão, poderia ter tomado alguns cuidados, ou simplesmente pensado melhor antes de entrar nessa aventura. Agora não vai adiantar se fazer de vítima de perseguição.

Ândi disse...

A propósito: não estou triste pela não vinda do Tevez, nem critico a diretoria por não ter conseguido trazê-lo. O problema todo foi que ficou parecendo mesmo que o Corinthians não bancou o que ofertou. Seja verdade ou não (e eu acho que é), é assim que pareceu pra muita, muita gente.

Marcelo Lima disse...

Estevam, eu tbm. acho que era muita grana, mas dentro de um projeto que já vem dando certo, seria ajustado.

Ândi, informações oficiais só as que saem da boca do presidente e em nota oficial, não vá na onda de terra, espn, uol, folha, etc. que aumentam um pouquinho e fermentam a esperança do torcedor para vender notícia. Não é o Corinthians que promove isso, pelo menos não diretamente. Hoje a realidade é que não deu certo, ufa pra uns, lamento para outros, mas não será a última investida em um atleta deste porte... pelo menos se esta diretoria se mantiver no poder.

Ândi disse...

Não me baseio em ESPN, Terra, Uol (sei bem o tratamento que dispensam ao Corinthians), e MUITO MENOS em Nota Oficial! Me admira você que é tão inteligente e crítico levar em consideração nota oficial dessa diretoria.

Palavra da boca do Sanchez então... rs. Sanchez quando abre a boca é pra soltar ironia. Não salva nada! Entrevista coletiva dele, eu nem perco mais meu tempo. Fica querendo bater de frente com jornalista, mas acaba mesmo é desrespeitando o torcedor, que fica sem a informação porque ele preferiu fazer graça.

As minhas opiniões sobre este case são baseadas nas notícias de sites internacionais, de setoristas do City, e no meu feeling juntanto todas as peças.

E sem teoria megalomaníaca: não há inglês querendo prejudicar o Timão.

Marcelo Lima disse...

Ândi, o que eu disse é que de "oficial" só o que é anunciado por estes canais, não falei que aceito isso como verdade absoluta e incontestável.

Acompanhei várias coletivas do Andrés e tem jornalista pé no saco mesmo, alguns fazem ironia antes mesmo da entrevista pra ver quem tira ele do sério primeiro.

Fora que alguns setoristas internacionais adoram consultar os nacionais para publicarem suas notas... já que Brasil pra maioria deles é apenas um pântano cheio de mato cuja capital é Buenos Aires.

É a velha história que cada um escuta, muda pelo que entendeu e altera um pouco.

Já cansei de ver gente condenando A, B e C por causa dessas 'pequenas' alterações feitas na mídia, aí o torcedor fica puto da vida, pois quando recebe a informação correta, duvida que ela seja verdadeira.

Neste ponto, como já discuti várias vezes com gente do clube, o Corinthians peca demais com as informações que presta, quase sempre, tarde demais.