12/29/2010

Como plantar uma notícia?

Para plantar uma notícia, se faz necessário um objetivo. Ninguém planta notícia apenas por plantar. Tem quem o faça para vender seu jogador, prestigiar seu casting, valorizar seu elenco, movimentar o mercado da bola.

O Flamengo lambe o Ronaldo, mas o Corinthians que contrata. Diego Souza aparece como reforço de inúmeros clubes, mas acaba no Atlético Mineiro. Ronaldinho é 90% de certeza no Grêmio, mas… são inúmeras as matérias para vender em época de vacas magras.

Será mesmo que o Corinthians foi atrás de Diego ou ele foi oferecido por seu procurador. Ele teria forte identificação com o Santos, mas será que não voltaria para a Vila? O Santos não teria grana para bancar seu ex-atleta? Será que o Corinthians é apenas o boato que era necessário para ampliar os valores de negociação? Já que o Timão tá na parada, o Santos cobriria a “suposta” proposta, não?

O caso do Adriano é delicado, uns apontam como cortina de fumaça, uma maneira de manter o foco principal fora da mídia, mas outros dão a certeza de que o Imperador despista e seu retorno ao Brasil é dar uma parada em São Paulo para jogar no Corinthians. Pessoalmente prefiro acreditar que Adriano não passa de um boato de péssimo gosto, mas já ouvi do marketing que o assunto é sério, portanto é passível de preocupação.

A verdade é que o Corinthians peca por sua própria grandeza. Se fosse a Portuguesa querer o jogador Chuleta (atenção é um nome fictício, ok?) que joga no Ubequistão, teria a possibilidade de jogar por um salário de R$ 20 mil, mas se o Corinthians o procurar, acrescente pelo menos R$ 80 mil nesse salário e claro, as famosas luvas, direitos de imagem e arena, etc. Se na Portuguesa o jogador não vinga, simplesmente desaparece. No Corinthians se não der certo, vai pra algum clube com o Timão subsidiando parte do salário.

Por esse motivo, os reforços são – inevitávelmente – complicados. Num mundo onde o que manda é o dinheiro, quem pode pagar mais sempre acaba tendo que colocar a mão no bolso e quem sofre são os torcedores, que pagarão o preço dessa investida.

Querem Ronaldinho? Alex? Tevez? Messi? Preparem seus bolsos… pois o ingresso fará inveja para os shows de U2, Black Eyed Peas, Paul McCartney, etc. E aí, vai querer continuar acreditando em conversa de Papai Noel?

2 comentários:

Unknown disse...

Marcelo, perfeita sua análise. Agora, considerando esses fatos, nossa grandeza, a especulação do mercado e consequente dificuldade de contratar, porque raios o Corinthians não investe nas categorias de base?
Parece que com o fim do Terrão acabaram as nossas revelações.
Qual último jogador surgiu das categorias de base, que prestasse? Acho que o Dentinho, isso em 2007. Já estamos indo para quatro anos que não aparece ninguém, nem mesmo razoável, para compor elenco.
Nessas horas que eu acredito, a contra-gosto, em parte do que a oposição rasteira do Parque São Jorge fala, que as categorias de base foram entregues para empresários e dirigentes sujos, para ganhos próprios. Não é possível não aparecer ninguém. Sempre tivemos tradição na revelação de jogadores, e agora, com dois centros de treinamentos de nível, teríamos que ter muito mais. Porque se por temporada tivessemos 2 ou 3 jogadores aproveitáveis, com sorte um deles se tornando um grande jogador, não precisariamos correr atrás de porcarias, e pagar milhões por eles, além de salários astronômicos, como o Souza por exemplo.
Nosso elenco precisa de reforços, mas nem tanto, pois retornaram vários jogadores de empréstimos e quem sabe alguns deles realmente tenham melhorado. Com isso, temos que fazer contratações pontuais, 2 ou 3 jogadores de alto nível, e voltar a investir pesado nas categorias de base para sair jogadores bons de lá.
Isso seria o normal, mas não parece ser a vontade de quem dirige o clube.
Sanchez tem minha admiração, fez coisas maravilhosas, mas ao mesmo tempo, parece aquele jogador inseguro, que na hora H falha. Ele comete alguns erros imperdoáveis, e parece em alguns momentos que não está mais muito a fim de fazer o que é certo, parece estar de saco cheio, o que é preocupante.
Vamos ver o que acontece, mas tá difícil.
Valeu!

Marcelo Lima disse...

Samuel, concordo em partes, por isso que o Fernando Alba foi "convocado", mas conviver com empresários e gananciosos é algo contumaz... veja o caso Marcelinho/Lucas, a culpa não é do Corinthians se ele não ficou, mas se tivesse ficado, hoje estaria fazendo drama para ficar... o que o Corinthians precisa mesmo é formar um cartel, simples assim, comendo quem comanda e colocando novos comandantes, a "milícia" do bem, por assim dizer... quem vai comandar? Bom, o que é do bem pra mim, pode não ser pra você... rs

Mas fato é que o Corinthians está se coçando, pelo menos isso!