2/27/2013

A injustiça fortalece!

injustiça-brasil

Texto do amigo Sergio Alvarenga enviado para Mário, Roberto e Duilio.

Queridos Mário, Roberto e Duílio,

Vocês que me conhecem bem, sabem que sou advogado criminalista.

Há 20 anos, milito diuturnamente na defesa de pessoas acusadas de práticas ilícitas. Algumas culpadas, sim. Muitas, não.


É fácil deduzir que, em todo esse período, já me deparei com muita injustiça. E já estive ao lado de muitos injustiçados.


Sentir-se injustiçado é dos sentimentos mais dolorosos com os quais já convivi. Machuca forte. Avilta. Revolta. Provoca náuseas. Provoca ira.


E é curioso como, paradoxalmente, é um sentimento que, ao mesmo tempo, carrega de forças o injustiçado.


Sou testemunha de que, enquanto aqueles condenados que têm culpa se entregam à depressão, ao ócio, à pasmaceira, à aceitação; os condenados injustiçados, de sua banda, procuram trabalho, querem se ocupar, tornam-se líderes, altaneiros, ainda mais guerreiros.


Lembro-me, especialmente, de uma cliente que, já há muitos anos, foi presa em uma audiência. Era dia 23 de dezembro, antevéspera do Natal. Ela era uma senhora elegante, altiva, bem situada financeiramente. Só estava envolvida no caso porque o marido, ele sim picareta, a colocara como sócia de suas empresas. Ela, contudo, uma dona de casa, dedicada aos filhos, não tinha nem sequer conhecimento das ações do marido.


Apesar disso, o Juiz determinou sua prisão. Na oportunidade, fiquei tão alucinado com a injustiça que, por muito pouco, não parti para as vias de fato com o magistrado. Perdi a razão. Chamei-o de irresponsável, leviano e mais coisas impensadas. Para vocês terem uma ideia, a própria cliente, que esteva sendo presa, pedia calma para mim. Fosse o Juiz mais corajoso e também eu teria sido preso.


Por que conto isso? Porque nos cerca de 15 dias em que ela ficou presa – evidentemente foi solta por um HC e depois absolvida! – aquela senhora, aparentemente frágil, misturada na cela com mulheres com muitos antecedentes criminais, suportou aquela injustiça com uma dignidade invejável.


Incrivelmente, ela liderou um movimento de confecção de roupas de lã para carentes. Ensinou as demais presas a fazerem tricô, comprou o material e organizou uma verdadeira linha de produção na cadeia.


Mesmo depois de solta, voltava para acompanhar o “projeto” que criou.


Nunca me esquecerei disso.


Não é à toa que o grande Rui Barbosa já disse que: “A menor injustiça pode operar instantaneamente as mais sanguinosas comoções, como uma gota d´agua, poderá determinar o esboroamento de um dique fendido lentamente pelos anos, ou a mínima fagulha produzir uma conflagração num depósito subterrâneo de explosivos”.


Fomos todos injustiçados. Torcedores, diretores, comissão técnica e atletas. Pagaremos pelo que não fizemos.


Porém, estou absolutamente confiante que vocês, Tite, jogadores, serão impulsionados por essa poderosa força que move os injustiçados e darão ainda mais suor que o habitual, para honrar nossa centenária história.


E assim, tão logo os portões do Pacaembu sejam reabertos, todos nos confraternizaremos num metafórico abraço de orgulho e de saudades.

Que Deus os abençoe!

 

Não sei a opinião de vocês, mas particularmente eu estou motivado!

2/26/2013

Ninguém, nem imprensa!

corinthiansxsantos6_gcom_ribolli

Se uma barragem cai na Rodovia dos Imigrantes, matando uma mulher e causando prejuízos em dezenas de veículos, qual a atitude correta para se tomar? Para a Conmebol é proibir a presença de veículos na Rodovia dos Imigrantes.

Se uma casa noturna pega fogo, matando quase três centenas de pessoas, pelo uso de um sinalizador que causou um incêndio, qual a atitude correta para se tomar? Para a Conmebol é fechar preventivamente todas as casas noturnas.

Se um assalto acontecer no meio da cidade e o bandido com uma arma de fogo atira e mata o assaltado, qual a atitude correta para se tomar? Para a Conmebol é punir quem fabricou a arma do crime.

E não temos um Rei Salomão na Conmebol, mas as vezes penso que muita gente “joga pra mídia”, sem se atentar aos reais problemas de uma decisão que envolve não apenas a presença da torcida, mas financeiramente o clube, patrocinadores, mídia e imprensa. Fora o prejuízo financeiro para outras esferas como a Prefeitura, Polícia e todos os envolvidos em eventos esportivos.

E não estou falando da tragédia, inegável e que cabe a polícia boliviana identificar e a justiça boliviana aplicar a lei ao caso. Estou falando no que diz respeito ao Corinthians.

E entende-se que é apenas a punição desportiva, de jogar com os portões fechados, aplicada pela Conmebol, individualmente e sem precedentes.

Apesar da defesa, que se fosse apenas a questão jurídica, certamente reverteríamos. Porém a grandeza do clube e o que envolve a decisão, não será cumprida a lei, mas como disse acima, uma decisão “jogando pra mídia”.

E o Corinthians já informou que no jogo contra o Millionários apenas o presidente, a diretoria de futebol, os atletas e a comissão técnica poderão ir ao estádio do Pacaembu nesta quarta-feira (27). Nenhuma outra excessão como  autoridades, convidados das Federações e Confederações, da Prefeitura, da SEME/Pacaembu, maiores de 60 e menores de 12 anos (atendidos pela Lei Municipal 11.256/92) e imprensa. Nenhum deles terão acesso ao estádio, a não ser que seja decidido de forma diferente pela Conmebol.

Sim, nem a IMPRENSA, que tripudiou, que condenou, que rotulou a torcida inteira de assassinos, que pediu punião exemplar, também ficará de fora.

2/22/2013

Timão sem torcida na Libertadores

Caro leitor,

Não quero ser mais do mesmo ao falar sobre a morte do garoto boliviano por causa do sinalizador disparado por um torcedor do Corinthians.

Se acidental ou não, não sabemos. E prefiro deixar isso para as autoridades, antes de imputar culpados.

A Conmebol puniu o Corinthians, que perdeu sua torcida para as demais partidas da Libertadores. Dentro ou fora de casa, jogará sem o apoio da torcida até o final da competição. Cabe recurso.

A Revista Veja está preparando uma matéria sobre os verdadeiros culpados e promete apimentar ainda mais a discussão, pois a linha dos jornalistas é envolver o clube como patrocinador desses grupos terroristas.

Membros das organizadas foram procurados para “confirmar” tais denúncias. Que são financiados pelos clubes com passagens, traslados e ingressos, fora o uso de bandeiras, instrumentos e, pasmem, fogos de artifício e sinalizadores.

Como citei, não dá pra sair culpando A ou B, pedindo justiça ou solicitando uma punição exemplar sem conhecer exatamente o que aconteceu, o que por si só, já parece ser um sinal de impunidade.

Culpar e punir o Corinthians é como culpar o fabricante de armas pelos assaltos com homicídios na cidade. E o Corinthians sem torcida vira um time sem alma.

Que isso se reflita para todos que vão ao estádio, pois no meio disso tudo, morreu um torcedor. E um lar está incompleto. Justo?

#luto  

2/17/2013

Timão é audiência, a Globo sabe!

Preocupada com os baixos níveis de audiência de suas novelas, a Rede Globo colocará no ar a nova novela das 7 que substituirá Guerra dos Sexos em março: “Sangue Bom”.

Investindo em uma clima paulista bem definido, a Rede Globo escolheu locais como o  ”Beco do Batman”, uma viela totalmente grafitada, na Vila Madalena — região oeste de São Paulo — e o metrô Sumaré, como locais de gravações.

A novela abordará o mundo das celebridades, divididos entre os que já são e os que querem e fazem de tudo para se tornarem famosos e contará com a participação de ex-BBBs.

A atriz Isabelle Drumond, que viveu a empreguete Cida em Cheias de Charme, será uma das protagonistas da novela de Maria Adelaide Amaral e Vicent Villari.

Isabelle viverá a personagem Giane, uma corinthiana fanática que trabalha numa floricultura com Bento (Marco Pigossi) e terá um jeito mais moleque, com cabelos bem curtos e roupas menos femininas e jogará futebol com os amigos.

O vínculo da personagem com o Corinthians será marcante, mostrando inclusive algumas loucuras pelo seu time de coração.

2/12/2013

Esse injusto carnaval paulista!

O desfile impecável antes das notas se torna uma lamentação interminável após a apuração.

As escolas de samba ligadas à torcidas organizadas fazem uma disputa a parte, com direito a comemoração até quando uma delas chega em 4° e o resultado é tolerado se a outra cai.

Um ano inteiro nas mãos de jurados especialistas que conseguem dar notas 10 e 9,5 com critérios totalmente distintos. Tolera-se duas das cinco, a mais alta e a mais baixa, mas uma nota baixa é sinal de pontos perdidos no corte.

E óbvio que o clubismo vai reinar na apuração, ainda mais se a agremiação falar de futebol ou exaltar o símbolo do clube na avenida.

Um torcedor adversário evitará o 10, dará um 9,9 ou 9,8 suficiente para tirar aquele décimo que fará falta no geral. Mistura-se futebol e samba, inevitável.

Ano passado eu citei que os critérios de avaliação de uma escola deveria ser revisto, com menor probabilidade de erro humano, seja na avaliação de uma fantasia ou na harmonia de uma bateria.

Porém este é um sonho distante, tal qual o uso de recursos eletrônicos no futebol, assim continuamos torcendo, quem sabe um dia se faça justiça e possamos comemorar não apenas um bom desfile, mas um título de campeã.

Em tempo, os Gaviões ficou na 9ª colocação, a mesma de 2012. E o foco é o Paulista e a Libertadores, portanto… #VaiCorinthians

2/08/2013

Percepção de Mercado

Blog Teoria dos Jogos de Vinicius Paiva mostra seu 1° Painel de percepção de mercado, com intuito didático, feito com os principais nomes do marketing esportivo.

Obviamente que o resultado poderá ser questionado por itens como as notas baixas em Credibilidade Institucional e duas notas 4 em Resultados Esportivos e Peso Histórico, assim como algumas notas de outros clubes, afinal entre os especialistas, temos aquela pontinha de torcedor.

No geral a média é bem coerente, colocando Corinthians, Flamengo e São Paulo como as grandes potências do futebol atual. Ser uma potência não significa ter o maior elenco, nem mais títulos ou torcida, mas ser um time que tem “mercado” para se trabalhar.

É interesse das grandes marcas estarem neste meio e essa visão justifica, inclusive, alguns números que os clubes tem conquistado com patrocínios e cotas.

E quem está na frente? Pssssssssssssssss… precisa dizer? #VaiCorinthians

#vemseanpenn

Timão admite contato com investidor por Sean Penn.

Corinthians externa pela primeira vez conversas com grupo de empresários. Prazo apertado da Libertadores pode atrasar desejo. Investidores tentam convencer Hollywood.

“Conversamos (com os empresários), mas eles não falam pelo Corinthians. Se o Hollywood liberar, podemos conversar com o Sean Penn e ver também o lado dele, o que quer. Mas, por enquanto, tudo o que sabemos é pela imprensa. Qualquer clube se interessaria por ele, mas é uma questão de oportunidade.” disse Duílio Monteiro Alves.

 

Obviamente que o texto acima é um chiste, originalmente falando do zagueiro Dedé e colocando o ator Sean Penn no lugar, mas poderia ser Kaká ou outro jogador interessante ao clube e não necessáriamente o Corinthians correndo atrás.

Para os empresários, ter um atleta preso muito tempo em um único clube e o mesmo não sendo um grande clube, é prejuízo. Empresários ganham dinheiro com transações.

Vem o grupo DIS e pergunta ao Corinthians (como poderia ser com Flamengo e Sâo Paulo): O fulano teria espaço no seu time? Aí formula-se uma idéia de negociação, como tempo de contrato, salários, luvas, etc.

O Empresário retorna ao atleta e diz que tem uma proposta do clube tal e que isso representaria como passagem para um time de ponta da Europa e participar da Seleção como valorização.

Porém, em nenhum momento o clube foi atrás, apenas manteve as portas abertas. Alguns jogam um balão de ensaio, como o Flamengo ao querer contratar Riquelme (como exemplo) e no dia seguinte diz que não tem interesse. É como um aviso aos empresários, um tipo de batsinal.

O Vasco faz o jogo que o Cruzeiro fez por Montillo e sabemos o final da história. Só que o Corinthians queria Montillo, já o Dedé… não seria ruim, mas não dá pra comprar salmão a preço de caviar.

E para encerrar, usei a campanha do #vemseanpenn para também dar moral ao ator Ariel Goldenberg do filme Colegas, estrelado por três atores com síndrome de down, o qual recomendo que todos assistam. Estréia dia 1 de março. 

2/06/2013

Caso Dedé x Corinthians

Perrone: Timão mantém esperança de contratar Dedé

“Nesta segunda, membros do Cori (Conselho de Orientação) do clube ouviram da diretoria que há a possibilidade de o negócio ser concluído nos próximos dias”.

Notícia interessante e reacende a negociação que, segundo o clube, nunca existiu.

Sim, para o clube não existiu, mas para um grupo de empresários, o Timão é o destino ideal de visibilidade, salário e seleção.

Porém uma coisa me intriga no texto do Perrone: que membro da diretora esteve presente na reunião do Cori? Pois que eu saiba, não havia nenhum membro presente!

Sei não Perrone, acho que sua fonte se confundiu… dá um ALÔ pra ele! rs

#VaiCorinthians

2/03/2013

Nem só de Pato, vive o Gavião!

Vencer o Oeste era obrigação.

Obrigação, pois o adversário era um time na zona de rebaixamento, que tinha conquistado apenas 1 ponto num empate com o São Caetano.

Porém, futebol é uma caixinha de surpresas e nem sempre o time com superioridade técnica e financeira sai com a vitória.

Não foi o caso neste domingo, onde o Corinthians passou o carro em cima do Oeste e enfiou um sonoro 5 x 0, mas poderia ser mais, se o time não tivesse tirado o pé.

Guerreiro marcou dois de cabeça, Paulinho e Danilo deixaram os deles, por fim, a estréia de Alexandre Pato marcando o dele e ofuscando todo o resto para a mídia desportiva.

As notícias focando Pato parecem apagar o feito do elenco, que jogou bem apesar do fraco adversário, afinal já tinha jornalista com texto pronto para falar das baladas de Emerson, que levou Pato junto, entre outras “bombas” que ainda devem pipocar no Paulistão.

Fato é que conquistamos mais uma vitória, mais um Pacaembú cheio, mais uma boa apresentação e um sentimento que 2013 será disputado e que podemos repetir 2012 com maestria!

#VaiCorinthians!

2/01/2013

Transferência de William dá lucro ao Timão!

Com o acerto da transferência de Willian do Shakhtar Donetsk para o Anzhi, o Corinthians pode lucrar cerca de R$ 3 milhões, segundo informações do jornal Lance!.

William foi foi formado nas categorias de base do clube, que assim tem direito a uma porcentagem do valor total da negociação.

Segundo o que circula na imprensa europeia, a transferência chega ao valor de 35 milhões de euros (aproximadamente R$ 95 milhões).

Segundo o cálculo pelo Regulamento de Transferências da Fifa, o Corinthians teria direito a 3% do valor, o equivalente a pouco mais de R$ 3 milhões.

O Timão vendeu William para o Shakhtar Donetsk em 2007 por US$ 19 milhões.

Deu na borra de café!

Sensitiva prevê possíveis campeões da temporada 2013

Com o início da temporada se aproximando, são comuns os palpites sobre os desempenhos dos times brasileiros durante o ano. De acordo com previsões de uma sensitiva, o Corinthians terá chances de vencer todas as competições que disputar.