1/31/2009

Animatunes: Coração Valente

Enquete: Ronaldo estréia...

Perguntamos aos leitores, quando Ronaldo estreará...
 
52% respondeu antes da 10ª do paulistão
29% respondeu antes da 20ª do paulistão 
05% respondeu na Copa do Brasil
11% respondeu só no Brasileirão

Esperamos que seja breve, com patrocinador na camisa e presidente eleito para a temporada 2009 finalmente começar!

1/30/2009

Chapa quente

Estão definidas as chapas para as eleições do Corinthians:
 
Chapa Renovação & Transparência
Presidente: Andrés Sanchez
Vices: Manoel Félix e Roberto de Andrade
 
Chapa Corinthians Legal
Presidente: Osmar Stábile
Vices: Ilmar Schiavenato e Maria Aparecida Gomes Filippini
 
Chapa Pró-Corinthians
Presidente: Paulo Garcia
Vices: Antonio Roque Citadini e Emerson Piovesan
 
Em breve, as principais propostas das chapas e o histórico dos candidatos e seus vices, que são pra lá de interessantes. Reforça a minha tese que candidato bom, é candidato que escolhe bem seus parceiros!

Erros absolutos, verdades inconvenientes!

Desde a saída de Flávio Adauto, que trocou a Folha pela MSI, que o jornal não dá o braço a torcer para matérias tendenciosas e cheia de erros.
 
Vejamos essa matéria da Folha Online, assinada por  Eduardo Arruda e Ricardo Perrone:
 
 
A matéria fala da cobrança do agente de Ronaldo, Fabiano Farah, para o então supervisor de futebol, Saulo Magalhães.
 
Porém pergunto: O que a pessoa responsável pela logística do clube, dentre outras atribuições, estaria conversando com o procurador do Fenômeno sobre seus vencimentos? Pra começo de conversa, só isso já demonstra que a informação veio pra lá de errada, conforme foi retificada por conta da declaração do próprio Ronaldo Nazário que não existiam atrasos e que tudo está bem, conforme a matéria do link abaixo. 
 
 
Assunto encerrado? Claro que não! No dia seguinte, nova matéria da Folha, agora com a "justificativa", sem dar o braço a torcer.
 
 
Pera lá... RECUA? Aonde cara pálida? Ronaldo NUNCA falou algo que motivasse seu "recuo". Acredito que a Folha foi usada para criar uma situação constrangedora, caiu feito pato, ao "dar em primeiríssima mão" a notícia, sem antes conversar com as partes, principalmente o Fenômeno e o Corinthians. De quebra, manipula a informação para não dar o braço a torcer.
 
Não sou jornalista, nem estudante de jornalismo, porém essas novas escolas de jornalismo investigativo só tem dado tiro na água e perdem cada vez mais sua credibilidade. É como se esses editoriais contratassem blogueiros para escreverem suas colunas esportivas em formato de fofocas com denúncias na terceira pessoa e o uso excessivo da palavra "dizem".
 
Aqui eu posso, não tenho compromisso com a grafia correta, basta ler o subtítulo do blog Vertebrais FC, faço aqui minha versão do boteco que conversaríamos quando o assunto é futebol e Corinthians. É apenas uma paixão, mas pelo que vejo, tem gente fazendo profissão ser uma grande brincadeira.

1/29/2009

Torcedor Colaborador: Solução?

O que o Benfica, o Barcelona, o Manchester United, o Bayern de Munique, o Porto, o Sporting, o Real Madrid e o River Plate tem em comum, além de serem grandes times mundiais?

A constatação desta resposta poderá te surpreender, pois todos estes clubes tem mais sócios do que a capacidade de seus estádios!

E que tal o Corinthians mandando seus jogos em casa, apenas e tão somente para os torcedores que figuram no projeto Fiel Torcidor? Seria o fim do torcedor comum e das organizadas? É um assunto polêmico e bom para debate.

O Internacional aparentemnte parece ter saído na frente e com relativo sucesso para a realidade do clube. Criou um projeto como alternativa para seus problemas financeiros, logo após sua quase queda para a segundona em 2002, transformou o sofrimento de seus torcedores em futuros sócios contribuintes, bastando pagar o valor de R$ 20,00 para obter uma carteirinha e uma mensalidade de mesmo valor, o torcedor recebe uma revista mensal, descontos nas lojas oficiais e preferencia na compra de ingressos para qualquer local do estádio Beira-Rio, sujeito a disponibilidade, claro.

O projeto do time do Internacional é ambicioso, conta em atingir em Abril de 2009, quando comemora seu centenário, a marca de 100 mil sócios! Difícil? Parece que não, pois o clube já ultrapassou a marca de 70 mil sócios, ou seja, se contarmos com a adimplencia da maioria de seus torcedores, o Internacional arrecadaria mais de R$ 1 milhão por mês, podendo esnobar um resultado anual próximo dos R$ 17 milhões, valor equivalente aos melhores contratos de patrocínio de clubes brasileiros.

Obviamente falamos apenas da arrecadação, deixamos de lado outros fatores como o desconto no ingresso, a logística, a confecção das carteirinhas, as taxas embutidas na manutenção do sistema, etc. Além do fato do estádio Beira-rio ter capacidade para 50 mil pessoas. Como "gerenciar" essa sobrecarga de sócios? E nos jogos mais importantes, como seria a fila "elitizada" de sócios contribuintes, quem teria a preferência? Será que o "ticket médio" não teria um valor ampliado? Será que seria reduzido pelo esvaziamento nos outros jogos? Será que o torcedor não se revoltaria por causa do próprio bolso? Como falei, para a realidade do Internacional, o projeto parece ter relativo sucesso.

O formato de sócio contribuinte do Internacional pode causar problemas no futuro, similares ao ocorrido com o Barcelona, que recentemente teve que mudar o sistema Seient Lliure (Assento Livre) de seu programa sócio-torcedor. O Barcelona tem reembolsado imediatamente em 50% o valor do ingresso para aqueles que tiverem direito ao ingresso especial (pago antecipadamente) e ceder o lugar até 72 horas de antecedencia ao jogo. A medida foi tomada tentando aumentar a média de público do Barça, que baixou de 80 mil para 65 mil por partida em média.

Cada clube brasileiro tem adotado medidas para arrecadar aproveitando-se da paixão de sua torcida, porém o que serve para um clube, pode ser um entrave em outro. Neste ponto, os clubes tem sido cautelosos ao lançar projetos para a contribuição da torcida, afinal a afobação inical pode se tornar uma dor de cabeça futura. É necessário ter no estatuto do clube, previsão para o uso de ferramentas como o sócio contribuinte ou sócio torcedor, para não existir dúvidas sobre quem tem direito a voto, apenas citando um dos exemplos jurídicos.

No São Paulo, o anúncio que o projeto sócio torcedor tem mais de 30 mil sócios adimplentes e mais de 40 mil cadastrados pode ter um incentivo ainda maior, pois recentemente o clube encerrou o acordo com a BWA, assim poderá pessoalmente gerir, gerenciar e comercializar os ingressos, usando sistema similar ao do show do Elton John, em que o clube usou catracas locadas e ingressos anti-cópia.

E falando na BWA, a empresa através de sua franquia Ingresso Fácil! deve firmar um convênio com a Caixa Econômica Federal e venderá ingressos de jogos e eventos nas mais de 11 mil agências lotéricas de todo o Brasil, firmando acordo também com a Federação Argentina e também com a Lotomática, da Itália, onde informatizará todos os estádios e cadastrar mais de 50 milhões de torcedores. A BWA também anuncia que em breve terá seu projeto de sócio torcedor, onde com um único cartão recarregável, o torcedor poderá assistir a qualquer um dos jogos cobertos pela empresa, com facilidades na compra antecipada.

Pensando nas alternativas, temos também os setores VIPs, como o setor Visa do Palestra Itália, que vendeu pacotes da temporada toda por R$ 5 mil e que o "sucesso" promovido não permitiu repetição, mas o setor continua sendo a grande menina dos olhos do Palmeiras, pois ampliou a arrecadação, afinal o setor pagando mais caro, amplia o resultado financeiro a cada partida. Quem investe nisso tem um retorno satisfatório, entra por um espaço melhor, existe um atendimento organizado, paga-se com cartão de crédito e na hora, possui lounge com telões e banheiros limpos.

Na onda dos setores VIP, o São Paulo vendeu camarotes, acabou com a geral e transformou-a em um centro de vendas corporativas, garantindo mais de R$ 1 milhão de receita mensal, além de aumentar o marketing de time organizado. Tentou vender grama, fazer batismo, colocar bichos de pelúcia com uniformes do Sâo Paulo, lojas especializadas e planta para colher num futuro próximo, apostando no aumento da torcida e do poder aquisitivo da mesma.

E o Corinthians? Afinal se o Internacional que no Timemania possui um share de 3% com a 8ª maior torcida do Brasil e o Corinthians tem 12% com a 2ª (me apeguei a Timemania pois é uma forma de qualificar a lista entre os torcedores que "gastam" nas apostas e não por pesquisas regionais), podemos imaginar uma verdadeira onda alvinegra no projeto Fiel Torcidor, correto?

Segundo a Agência Corinthians, que divulgou ontem (28) que passou de 1 mil clientes do projeto Fiel Torcedor na categoria "Meu Ingresso", contabiliza mais de 6.500 sócios-torcedores, com 6.104 adimplentes. Válido para os jogos em casa, o sócio tem direito a descontos de 15% à 40%, além de brindes, descontos na compra de produtos do clube e alguns mimos. A divulgação ainda é no boca-a-boca, mas apesar dos problemas de logística para a venda antecipada, todos os que fazem parte do projeto apoiam a iniciativa. A idéia do clube é ter em 2009, 50% da venda antecipada dos ingressos e boa parte deles via Fiel Torcedor.

O Corinthians lançou também a Área Vip Corinthians, que oferece ao torcedor serviços exclusivos e diferenciados como o translado até o estádio, um kit alimentação, local marcado, recepção com orientadores de público e seguranças, bem como outros mimos e brindes.

O resultado do projeto Fiel Torcedor está longe da capacidade real da torcida, a captação do novo projeto "Meu Ingresso", gerou em poucos dias o valor de R$ 80 mil, sendo que mensalmente a estimativa de arrecadação é por volta de R$ 180 mil de faturamento. Se temos 24 milhões de fanáticos, se apenas 0,5% da torcida contribuisse com o projeto "Minha Vida", independentemente da compra de ingressos ou não, pagando o valor mensal de R$ 15, já seriam R$ 1,8 milhões mensais, mais de R$ 21 milhões anuais!!! E veja, estou falando de 0,5% de toda a torcida do Corinthians no Brasil!

Obviamente que é necessário maior divulgação do projeto, é necessário criar categorias alternativas de arrecadação, para aqueles que desejem contribuir, sem comprar o ingresso em si, quem sabe criar mecanismos de arrecadação, transformar essa paixão em um rendimento satisfatório, pois eu contribuiria mais se soubesse que meu clube teria um time bom em campo, vitorioso, valente e guerreiro, com meus ídolos ficando mais tempo e não saindo por qualquer valor da vitrine européia. Neste ponto que faço minhas críticas ao marketing, como o Corinthians conduz seu projeto de sócio torcedor, pois o potencial não está sendo explorado, podemos oferecer mais, melhor e acima de qualquer outro clube, já provamos isso, falta apenas iniciativa e divulgação.

Que tal debatermos mais sobre este assunto? Prometo me aprofundar mais, trazendo informações sobre as coisas que dão certo no mundo e que podem dar mais certo ainda no Timão!

Um na mão ou dois voando?

"Nada acertado ainda, mas pode ser que a demora esteja no prazo do contrato, pois a diretoria acredita que poderá fechar acordo melhor para o ano do centenário e um patrocínio de 3 anos pode engessar futuras negociações". Esta foi a frase dita pelo meu contato, ao conversarmos sobre patrocínio principal da camisa.
 
Ao que tudo indica, até amanhã (sexta) o assunto necessáriamente precisará ser resolvido de alguma maneira, quer seja um patrocinador tampão ou mesmo um patrocínio com valores menores do que o previamente estipulado no orçamento para a temporada 2009. Outra situação é a venda de direitos federativos dos jogadores, que pode resultar num caixa rápido, porém deixando de ganhar mais no futuro com a negociação de jogadores.
 
O tempo está acabando, as dívidas não dão folga nem dias de graça... e as eleições estão aí! 

1/28/2009

Coringão TV: Ao Vivo

Assista AO VIVO o jogo do Corinthians pela CORINGÃO TV no Justin.tv

Era, mas se foi...


 
Antes de mais nada, sei que o assunto já encheu por conta das inúmeras especulações, mas queria abordar sobre isso, pois agora sei que o patrocinador milionário era realmente a AEIOU, que pagaria cerca de R$ 30 milhões pela temporada 2009 para estampar o peito e costas da camisa do Corinthians.
 
Mas quem é a AEIOU?
 
No início de 2007, a Unicel foi a única operadora a oferecer proposta para a faixa licitada pela Anatel, no valor de R$ 93,8 milhões, porém recusou-se a depositar garantia mínima exigida em edital de de 10% e insistia em depositar 1% apenas, conforme Lei das Licitações. Foi desqualificada, mas retornou no ano seguinte, após recorrer da decisão.
 
Segundo José Roberto Melo da Silva, presidente da Unicel, a AEIOU possuia investimentos na casa de R$ 250 milhões, boa parte disso em infraestrutura, incluindo recursos de acionistas e financiamento de bancos, esperando conquistar cerca de 500 mil clientes em 2008 e 2 milhões de usuários em 3 anos, mas no último dia 19, os sauditas proprietários da Hits Telecom não cumpriram as obrigações de pagamento do acordo que cederia 49% do controle acionário. O grupo árabe declarou que já tinha investido US$ 62 milhões para a compra da participação. A AEIOU dormiu com a salvação nos petrodólares e acordou renegociando com bancos e fornecedores.
 
Em São Paulo, a nova operadora terá a concorrencia da Vivo, Tim, Claro, Nextel e Oi, para tanto, adotaria uma estratégia diferenciada, vendendo chips pré-pagos sem aparelhos, ofertando minutos mais baratos e atendimento facilitado pela internet. Teria apenas uma única loja de bairro e para início da campanha, quiosques nos principais shoppings da capital.
 
Porém como a desconhecida operadora patrocinaria o Corinthians?
 
A idéia era não gastar com campanhas publicitárias, mas recentemente a 141 SoHo Square foi contratada para alavancar a marca, fazendo campanhas na MTV e a oportunidade de estampar a camisa do Corinthians poderia "resolver os problemas" da AEIOU, tudo isso pela bagatela de US$ 15 milhões pela temporada.
 
Porém tudo dependeria do investimento dos petrodólares dos proprietários sauditas da Hits Telecom, a queda do preço dos barris de petróleo fez o grupo redirecionar seus investimentos e desistir da AEIOU. O resultado disso? A AEIOU continua procurando investidores na tentativa de conseguir saldar seus compromissos e investir em campanhas que resultem em seu crescimento, porém a realidade financeira da operadora sem o investimento pretendido está longe de patrocinar o Corinthians.
 
E agora? Obviamente que as negociações continuam, mas o silêncio de Rosenberg e Sanchez tem deixado muitos apreensivos, imaginando inclusive que o Corinthians não consiga cumprir seus compromissos para o próximo mês, tão pouco atingir as metas traçadas para esta temporada e no meio do caminho, temos a eleição para presidente.
 
Será que a Samsung teria ofertado uma proposta para retornar à camisa do Corinthians e a proposta esnobada por causa desse patrocínio que cairia do céu? Será que a Medial renovaria pelo mesmo valor da temporada passada para continuar por mais um ano? Será que a R9 já conseguiu comercializar os espaços de calção e manga, aguardando apenas o clube fechar seu patrocínio final? Será que todas essas questões serão respondidas nas próximas duas semanas? O silêncio é a pior das respostas...

Eleições 2009: Stabile apanha

 
 
Transcrevo abaixo a resposta do Vice-presidente jurídico do Corinthians, Dr. Sérgio Alvarenga, para as acusações feitas por Osmar Stabile ao Máquina do Esporte.
 
"A diretoria do Corinthians lamenta profundamente que o discurso eleitoreiro do pré-candidato Osmar Stábile descambe para acusações mentirosas e rasteiras.

A liberdade de expressão, o direito à crítica e o legítimo anseio de querer presidir o clube não autoriza que se lance mão de qualquer recurso. O limite é a ética. A fronteira que jamais pode ser ultrapassada é a da verdade.

À guisa de esclarecimento aos leitores dessa conceituada Máquina do Esporte impõe-se registrar:

1) Não é verdade que no contrato com o atacante Ronaldo exista um mínimo de R$ 10 milhões a ser pago ao atleta independentemente das receitas efetivamente auferidas com a venda de espaços publicitários nos calções e mangas do uniforme do time. É mentira! O contrato não estabelece esta condição. Se nenhuma cota de patrocínio for vendida, nada será devido ao atleta. O patrocínio do peito e costas, por sua vez, é totalmente de titularidade do Corinthians, não sendo devido nenhum percentual ao atacante.

2) A alegação de que a empresa responsável pela confecção das camisetas "Eu nunca vou te abandonar" seria de propriedade de um tio do presidente Andrés Sanchez chega a ser constrangedora, de tão absurda que é. É uma afirmação sem pé nem cabeça. É mais uma mentira eleitoreira proferida pelo pré-candidato Osmar Stábile. A empresa Poá Têxtil tem contrato assinado com o clube, no qual seu proprietário é formalmente declinado.

Que o pré-candidato não queira discutir projetos de melhoria para o clube é um direito que lhe assiste, cabendo aos associados apenas lamentar. Mas fazer campanha baseada em falsidades e leviandades é postura que, seguramente, em nada contribui para o fortalecimento do Corinthians e merece profundo repúdio."
 
 
Enfim, o que esperar de uma oposição AO Corinthians e não DO Corinthians? Hummm, vejamos, espalhar charges vinculando o presidente ao time da "Palmirinha Onofre"? Que bela "discussão" para se fazer as vésperas da eleição, não? Poxa, temos tanta coisa para melhorar e tem gente ainda pensando como dinossauro!

1/27/2009

Eleições 2009: Stabile bate

Faltando menos de 2 semanas para as eleições no Corinthians, o clima ferve nas alamedas de Parque São Jorge.
 
O candidato da chapa "Ação Corinthiana", Osmar Stabile, tem criticado duramente a política da situação, principalmente o Marketing, onde afirmou para a Máquina do Esporte que "O marketing do Corinthians atualmente é só discurso, falta planejamento.", onde afirma que a contratação de Ronaldo foi uma forma de seduzir o torcedor, um ato para produzir impacto para as eleições. "O Ronaldo treinava no Flamengo de graça, e agora veio ganhar R$ 400 mil para correr na esteira aqui", completou o candidato ignorando qualquer outro objetivo.
 
O discurso de Stabile aponta metas de arrecadação não divulgadas, valores considerados difíceis de serem acordados, tanto que até a presente data nenhum patrocinador teria sido divulgado oficialmente pela diretoria e representaria uma "dívida" com o jogador Ronaldo, conforme informado por Caetano Blandini, um dos responsáveis pela companha de Stabile.
 
Outra critica do grupo ocorreu com a manutenção dos uniformes de treinamento e banners da Medial, mesmo após o término do contrato, onde a operadora de planos de saúde se aproveitou a presença de Ronaldo e teve uma exposição gratuita e não explorada pelo Marketing do clube, apesar de interlocutores prestarem justificativas pela logistica da fornecedora de material esportivo, bem como do bom relacionamento do parceiro que ainda seria o patrocinador que mais investiu em uma equipe de futebol no Brasil, ainda após o fechamento dos acordos de Palmeiras, São Paulo e Flamengo.
 
Stabile aponta um sucesso a campanha "Eu nunca vou te abandonar", porém rebate fortemente o fato de terem "ouvido dizer" que a camisa de R$ 45 representou apenas R$ 5 de lucro para o clube, confeccionada parte pela Poá Têxtil, a qual o candidato afirma pertencer a parentes do presidente Andrés Sanchez.
 
O grupo de Stabile aponta como a grande bandeira de sua campanha, o projeto de sócio-torcedores, similar ao existente no Internacional, que foi oferecida ao Corinthians ainda na época da parceria com a Hicks. "Se conseguirmos colocar em prática, teremos uma idéia de lucro de até R$ 84 milhões no primeiro ano", planeja Caetano Blandini.
 
Stabile tem levantado bandeiras duvidosas, pois acusa sem provas, aponta irregularidades em assuntos já exclarecidos, insistindo em levar sua candidatura para a parte polêmica e até folclórica, ao usar seus interlocutores e a mídia para ventilar tais críticas, pois o correto seria, de posse de provas do que fala, como sócio e conselheiro, apresentar acusação formal ao Conselho Diretor e solicitar formalmente a exclusão de Sanchez do quadro de sócios e o respectivo impeachement. Atitude que outros acusadores deveriam ter, porém sem provas e baseado em falsidades e leviandades, perdem a oportunidade de ficarem calados ou de apenas discutir projetos e pensar na melhoria do clube.

1/26/2009

Hepta deboche

 
Pela 7ª vez, o Corinthians sagrou-se campeão da Copa São Paulo de Juniores.
 
Com o Pacaembú lotado, a torcida sentiu um "deja vu" ao gritar "Uh, Marcelinho!" com um jogador de mesmo nome pra bater uma falta, usando a 7 em campo e de quebra o patrocínio da Suvinil estampado na camisa.
 
Os meninos calaram a boca de muitos da mídia que estavam batendo forte nas categorias de base do clube. Afirmavam que "este" time não iria longe, que não tinha qualidade, que o treinador era limitado e "vendido" que só colocava em campo jogadores apadrinhados, detonaram o histórico do Corinthians na formação de novos craques.
 
Ainda hoje, alguns continuam entoando a mesma canção, afirmando que a vitória dos meninos foi um ato político, que o Corinthians está deficitário e não chega perto dos rivais ao se falar de base, estrutura e planejamento.
 
Alias, apenas para reforçar, qualquer outro clube paulista precisará vencer 5 vezes consecutivas  para igualar-se em número de campeonatos do Corinthians, celeiro de jogadores como Casagrande, Deco, Edu, Fernando Baiano, Gil, Jô, Kleber, Sylvinho, Viola, Wladimir, William, Zé Elias e tantos outros.
 
É muito deboche se aproveitar de um momento tão bacana, que deveriamos falar sobre a evolução dessa garotada, do fato de terem recebido o apoio e a paletra do ex-goleiro Ronaldo, da parte tática do técnico Ladeira decisiva para influenciar o futebol guerreiro que a Fiel viu em campo, para promover textos falando de política e uma enorme dor de cotovelo ao afirmar que o Corinthians teve "sorte".
 
Sorte o escambau... HEPTA CAMPEÃO, grita a Fiel!!!!!

1/23/2009

Área VIP Alvinegra

 
Vale a pena acompanhar este depoimento sobre a nova área VIP no Pacaembú (com fotos)!
 

Caiu ou não caiu?

 
Obviamente que isso vira um prato repleto para os rivais chacotarem, mas o curioso comentário da Revista Época, ao final do texto, assinado por André Fontenelle, mostra o exato sentido da situação constrangedora que a FPF deixou o São Paulo: "Como o clubismo costuma influenciar a opinião até dos jornalistas que discutem polêmicas futebolísticas, cumpre informar o time de coração do autor deste texto. Ele é vascaíno. E promete que daqui a 20 anos não dirá que o clube dele não caiu".
 
Alias, nem o Corinthians caiu, nem foi campeão Mundial, etc...

Agora vai?

Compactuo com a mesma opinião do jornalista Alberto Helena Jr., onde tínhamos a esperança imensa de que o Corinthians entraria chutando a porta do Paulistão.
 
Porém, o Barueri jogou além, fechado e bem postado na defesa e aguerrido nos contra-ataques, mas bem dizer que saiu na frente com gol irregular e ampliou em penalidade duvidosa.
 
O Corinthians relembrava seus piores momentos em 2007, não lembrava nada o time que disputou a temporada 2008 e nem sombra daquele que bateu o Estudiantes no amistoso.
 
E assim começou o Corinthians, com esperanças demais, futebol de menos e muita coisa para ser arrumada, pra variar um pouco. Agora vai!

1/22/2009

Patrocinar faz bem!

A Fiat lamenta que o Palmeiras tenha preterido a proposta da Samsung por conta de detalhes nas premiações por títulos e metas. Em função da crise econômica, a montadora reduziu seus investimentos no futebol, deixando de patrocinar ou cortar parcialmente os valores de patrocínio dos clubes Palmeiras, Atlético-MG, Cruzeiro, América, Ipatinga, Goiás, Vitória e Bahia.
 
Apesar de ser uma posição temporária da montadora, o diretor de comunicação da Fiat em Betim, Marco Antônio Lage, quer retornar brevemente ao futebol, pois segundo uma pesquisa da empresa TNS Sport Brasil, apontou que a Fiat é a 6ª marca mais lembrada pelo público brasileiro, de empresas ligadas ao futebol.
 
Fato é que as empresas que patrocinam os clubes, são percebidas com maior facilidade, a exposição nas camisas fixa a marca, representam uma fatia interessante do mercado, cujo o investimento é extremamente baixo em relação ao benefício.
 
De acordo com a pesquisa, as marcas mais associadas ao futebol são:
 
 
Numa pesquisa feita em Fevereiro de 2008, 3% das pessoas associavam o Santander com Futebol. Hoje, o número é de 8%. A razão: O banco começou a patrocinar a Copa Libertadores. Vale lembrar que a Parmalat também figura entre as marcas mais lembradas, apesar de ter deixado de patrocinar o Palmeiras tem quase 10 anos.
 
 
A TNS Sport também avalia a marca da Medial Saúde, que estampou a camisa do Corinthians e, de maneira notável, figura como a 6ª marca que patrocina o futebol que mais cresceu em 2008 e se considerando apenas a evolução, justificaria um retorno pra lá de positivo no investimento feito ao Corinthians na segunda divisão do Brasileirão, mostrando a força da marca Corinthians!
 
 
Resumindo, o que são R$ 20 milhões anuais para um retorno de mais de R$ 2 bilhões e ter sua marca fixada na cabeça dos brasileiros e de uma torcida apaixonada?

E o patrocinador é... [?]

Globoesporte.com:
 
Como citei aqui, o Corinthians utilizará novamente patrocínios avulsos para as duas primeiras partidas do Paulistão.
 
Do amistoso contra o Estudiantes, apenas a Vivo saiu, permanecendo a Ford na camisa e a Locaweb na manga.
 
Ponto para a Locaweb, pois terá maior visibilidade e, sem querer, desbancou uma operadora de telefonia celular, afinal a Vivo queria que o Corinthians fizesse a mesma gentileza que fez à Medial, estampando sua logomarca gratuitamente, mas convenhamos, tratamento diferenciado se oferece para quem nos dá reciprocidade, neste ponto, obrigado à Vivo pelo amistoso, mas a vida continua!
 
Sobre o patrocínio, a informação que eu tinha dependia do fechamento da negociação da Hits Telecom (empresa saudida) com a Unicel do Brasil, proprietária da operadora de telefonia celular AEIOU, porém a Unicel comunicou no dia 19 que o acordo fracassou, pois a Hits descumpriu o acordo de investimento (aqui entra o Corinthians) e das obrigações de pagamento pactuadas (aqui entra a carta de crédito). Apesar do comunicado, seguem as negociações e as orações para Alá!, pois a Unicel deseja utilizar o Corinthians para alavancar seu market share total que hoje é 0,01% com cerca de 16 mil assinantes, sendo que o objetivo era de 500 mil. Rezemos então...

1/21/2009

Animatunes: Ele é o bom?

E o patrocinador é... provisório?

Um boato circula nos bastidores do Corinthians sobre os novos patrocinadores para a temporada 2009.
 
Próximo da estréia no paulistão, a indefinição do patrocinador por conta de alguns itens burocráticos, pode garantir o repeteco do patrocínio provisório exibido no amistoso contra o Estudiantes.
 
Oficialmente nada foi confirmado, mas possívelmente para os próximos 2 jogos contra o Barueri e Bragantino, os mesmos patrocinadores estamparão a camisa do Timão.

E o patrocinador é... [9]

Que tal fazer um exercício de possibilidades e absurdos?
 
Quem imaginaria que a Ford poderia estampar a camisa do Corinthians em uma partida, sendo que o maior parceiro do clube no ramo automobilístico era a Volkswagen? [A VW forneceu os 2 últimos ônibus - mosqueteiros - da delegação gratuitamente ao Corinthians]
 
E que a Medial Saúde teria sua marca estampada gratuitamente na Globo, pois Ronaldo Nazário tem contrato vigente com a operadora TIM, impedindo que ele utilizasse a camisa no amistoso que levava a marca da operadora Vivo?
 
Que tal a Emirates? Um verdadeiro marketing de guerrilha, que chegou a ecoar em outros parques, que na verdade foi uma notícia plantada para enganar um jornalista anti-corinthiano, deu tão certo que cada um foi aumentando um pouquinho... e vai saber se isso não motivou a empresa a realmente investir no Brasil? É mais fácil a Ocean Air fazer isso, seriamos
 
E se derrepente, um magnata do Emirados Árabes, seja o novo patrocinador do Corinthians, mas que ao invés de estampar alguma logomarca, simplesmente deixe a camisa sem patrocinadores? Será que ele seria considerado dono do Corinthians? Vamos além, imaginemos que tal "boa alma" quitasse a dívida, construisse o estádio em itaquera e ainda de quebra, como bônus, presenteasse a torcida com a volta de Carlitos Tevez? Bom, fui longe agora...
 
Mas se é para especular, vejamos as operadoras de telefonia, afinal se a Oi chegou a ofertar valores para figurar na manga, bem como a Vivo estampou sua marca no amistoso, assim como interlocutores dizem que a tim estampará o calção, que tal a operadora AEIOU? Que tem investidores do Oriente médio, entre eles a Elav, que pertence ao grupo da família Melo da Silva, e a Hits Telecom Group, sediada no Kuait. Mas será que a nova operadora pagaria o valor de R$ 20 milhões pedido pelo clube?
 
Já pensou se a Kia Motors fosse a nova patrocinadora da camisa? Imaginem os jornais estampando: "Kia patrocina Corinthians" ou "Kia injeta U$ 20 milhões no Timão", teria opositor morrendo do coração. E se a FIAT quiser dar o troco no Palmeiras, patrocinando o Corinthians por valor maior, após o clube trocá-lo pela Samsung? Mas entre os grandes brasileiros, a VW e a GM teriam mais força, mas fariam tal investimento?
 
E os maiores bancos, como o Banco do Brasil, Itaú (que patrocina a Seleção e fundiu-se com o Unibanco), o Bradesco ou o Santander (que patrocina a Copa Libertadores)? Alias, o Bradesco tem em seu estatuto que pode patrocinar clubes de futebol, desde que tenham a CND! (Essa vai pro Roque). Dizem que a CEF é o "plano B", se o grande patrocinador não aparecer... Quem sabe o HSBC, o 7° maior banco do país, um banco londrino com sede em Honk Kong, que passa por sua pior fase mundial nos últimos 10 anos, mas que no Brasil desponta como um dos bancos de maior crescimento sem ter feito fusões? Teria bala na agulha para patrocinar o Corinthians em R$ 20 milhões?
 
E as empresas de tecnologia como a Lenovo? A maior empresa de computadores da China, que sofre de queda nas vendas, que prevê prejuízo por conta da queda de 26% na bolsa após emitir um alerta de reestruturação, que demitiu 2500 funcionários e que deixou de patrocinar a Williams, equipe inglesa de F-1, além de desistir da compra da brasileira Positivo?
 
O Manchester United também está negociando seu patrocínio de camisa, já que a seguradora AIG não renovará. Atualmente a AIG paga ao Manchester de Cristiano Ronaldo o valor de 19 milhões de libras, aproximadamente uns R$ 62,5 milhões. Conseguiria o Corinthians chegar a 1/3 deste valor com uma Porto Seguro, por exemplo?
 
Fato é que está em jogo não apenas a continuidade de um projeto audacioso de marketing, mas toda uma temporada, pois o orçamento aprovado pelo CD, aguarda a chegada de pelo menos R$ 22 milhões entre patrocínios de camisa, manga e calção. Um valor menor resultaria em sérios problemas, como a manutenção do elenco na abertura da janela européia, a sequencia tranquila nos campeonatos, os pagamentos, até mesmo abalará a credibilidade, já que os anúncios constantes da mídia tem deixado o torcedor apreensivo e resgatando dúvidas do passado.
 
Particularmente eu não sei QUEM será o patrocinador, meus contatos tem pedido paciência, apenas afirmam que existem dificuldades para se bater o martelo, mas que assim que fecharem o patrocinador, saberemos os motivos dessa demora... o jeito é esperar pra ver!
 
Aguardem o 10° e último capítulo desta novela!
 
 

1/20/2009

Enquete: Ronaldo aprovado!

A enquete foi colocada aqui para os visitantes, foram 124 votos sendo:
 
- Ótimo!  83 (66%)
- Bom!  9 (7%)
- Regular!  4 (3%)
- Péssimo!  19 (15%)
- Sem opinião!  9 (7%)

A maioria aprovou a contratação e agora esperamos ver em campo o que Ronaldo fará para retribuir tamanha aprovação!

Animatunes: Dieta Alvinegra

1/19/2009

Público ou Audiência?

 
Quem lê a matéria do portal Globoesporte.com é remetido ao erro que o Santos FC teria uma torcida maior e mais apaixonada do que a do Corinthians.
 
Infelizmente a matéria assinada por Carolina Elustondo omite os fatores que fizeram o jogo do Santos ter um número maior de torcedores no domingo do que o amistoso do Corinthians no sábado.
 
Primeiro temos a questão do preço dos ingressos: No amistoso do Corinthians, a arquibancada amarela e o tobogã saiam pelo valor de R$ 20,00 e a Especial Laranja por R$ 50,00. Já no jogo do Santos, todas as arquibancadas (amarela, tobogã e especial laranja) eram comercializadas a R$ 20,00 e com uma "promoção" para os estudantes e torcedores com a camisa do Santos, pagavam meia, além dos sócios que bastavam apresentar a carteirinha que eram liberados na catraca.
 
Segundo temos a questão do tempo chuvoso, que tradicionalmente afasta de 30 a 40% dos torcedores, que acabam preferindo a TV, locais fechados ou o pay-per-view, inclusive a transmissão do amistoso bateu recorde de audiencia para a Globo, que chegou na média de 21 pontos, com picos de 28, além de 80% de share, números que só ocorrem nas transmissões da seleção brasileira durante a Copa do Mundo ou em jogos decisivos dos principais campeonatos da américa.
 
Agora, imaginemos que o jogo do Corinthians não fosse transmitido e que a diretoria fizesse a mesma promoção que o Santos fez, será que o Pacaembú não ficaria mínúsculo? Acho que não caberia nem no Maracanã em sua maior capacidade histórica!

Erro ou estratégia?

"Eu queria entender qual é a lógica de o Corinthians ainda exibir o logo da Medial? É sério, queria aprender como gestão", de Marco Aurélio Cunha, superintendente do São Paulo.
 
Assunto questionado também pela torcida, conforme abordado no questionamento da Yule Bisetto no Blog Futebol & Negócio, pois na transmissão do amistoso pela TV Globo, Ronaldo Nazário aparece comentando com a camisa do Corinthians com o logotipo da Medial Saúde, que pode ser comprovado neste vídeo da Globo.com.
 
Então qual é a "vantagem" do Corinthians em ostentar a marca da Medial, seu antigo patrocinador?
 
Para "explicar o caso" é necessário voltarmos um pouco no tempo, mais precisamente no início de 2007, quando a Nike rompeu o acordo de produção com a fabricante Drastosa, comprometendo a entrega dos materiais esportivos, tanto que no Paulistão daquele ano, o Corinthians chegou a utilizar numa partida o uniforme da temporada anterior. Na época, foi divulgado pela diretoria que se tratava de superstição.
 
Nos meses seguintes, a situação não melhorou e o fornecimento de material ficou comprometido. O Corinthians jogava com um número limitado de camisas, os roupeiros ficaram encarregados de recolherem as camisas para serem lavadas e utilizadas nas partidas seguintes, isso inclui também coletes e uniformes de treinamento, tanto que na Copa SP de 2008, o Corinthians jogou parte do campeonato com o uniforme do logotipo do patrocinador antigo, a Samsung, e o time principal com a camisa "adesivada", já com o contrato da Medial vigente.
 
Mais recentemente, o Corinthians solicitou a Nike para confeccionar camisas "Eu nunca vou...", porém a entrega só poderia ser feita 3 meses depois, assim o Corinthians conseguiu com a Nike a liberação para confeccionar camisas sem ostentar seu logotipo. O enorme sucesso da camisa causou transtornos para todos os lados, pois a diretoria tinha de se justificar pela diferença de preços na compra das camisas e no resultado obtido, a Nike que viu uma enorme oportunidade ser jogada fora por conta de não ter como honrar com o breve compromisso, bem como gerou centenas de boatos e teorias da conspiração.
 
A camisa roxa tornou-se um outro sucesso, apesar de achar que houve um erro fatal, pois a camisa teria de ser algo exclusivamente do torcedor e de treinamento, nunca de jogo, similar ao que ocorre com a camisa laranja do Fluminense, assim não teriamos qualquer problema com ela, quem gostasse compraria e pronto. A roxa é outro motivo a ser apresentado, seu sucesso foi tão grande que passou semanas com as lojas sem reposição e com lista de espera. O problema de fornecimento de material continuava.
 
Acabou-se a temporada 2008 e com isso a Medial, que teria preferência na continuidade do patrocínio, desistiu oficialmente, mas continuaria com outras parcerias com o Corinthians, como o plano de saúde diferenciado para torcedores e a maternidade alvinegra.
 
Bom, então se o contrato acabou, ostentar a marca da Medial é apenas uma conivente forma de mostrar que a Nike continua com problemas no fornecimento de material? Não necessáriamente...
 
A troca de patrocinadores força a fornecedora de material renovar todo um lote de novos jogos de camisas, calções, meias, etc. É um trabalho que envolve uma logística extremamente cara e o trabalho é redobrado, pois a Nike não tem uma fábrica própria no Brasil.
 
Então o que o Corinthians ganha com isso? Afinal só observamos vantagens para a Medial, certo? Não, isso mostra que o Corinthians não está preocupado em um compromisso de datas, prazos e estabelecer regras rígidas. É uma forma de agradecimento pela parceria, pois num momento ruim, num momento em que o time caiu de divisão, num momento em que a Samsung entendeu que sua marca não seria "divulgada", a Medial pagou muito, mais do que qualquer patrocinador de qualquer outro clube no Brasil, tornou-se a maior patrocinadora e ainda para a temporada 2009, nenhum outro grande clube conseguiu desbancá-la.
 
Gratidão, oportunidade, momento... não seria sábio correr para vender camisas sem patrocínio, tão pouco esconder o patrocínio sob fitas adesivas como se tivessemos vergonha, pelo contrário, o Corinthians mostra que está sabendo se relacionar com seus parceiros.
 
Uma parceria é um casamento, o da Medial com o Corinthians foi tão sensacional que não tem motivos para o Corinthians ficar melindrado para terminar isso abruptamente. Quem o faz, quem o questiona em tom de deboche, quem aborda o assunto com aquela coisa de "o Corinthians está perdendo dinheiro", parece ser uma das poucas maneiras de atacar um excelente trabalho, por isso o cotovelo doi. Onde alguns observam como erro, eu vejo como gratidão e estratégia... 

1/18/2009

A força do Corinthians

O amistoso do Corinthians contra o Estudiantes mostrou a força do Corinthians.
 
Primeiro dentro de campo, numa goleada sonora de 5 x 1, jogando um futebol mais do que convincente, sério e de encher os olhos do torcedor.
 
Segundo pelo marketing de Ronaldo, que não entrou em campo para jogar, mas apareceu, cumprimentou a fiel e foi para a cabine da Globo para comentar parte do jogo.
 
Terceiro pelo apoio irrestrito da torcida, que gritou o jogo todo, esquentando a fria tarde chuvosa de sábado.
 
Quarto pela força da marca, que rendeu cerca de R$ 2 milhões aos cofres do clube, após estampar apenas para este amistoso, sua camisa com as marcas da Ford, Vivo e Locaweb, além das placas publicitárias, bilheteria e direitos de TV.
 
Quinto pelo "cala a boca" que o Corinthians deu no "marketing de oportunidade" ao mostrar que não precisava "rasgar" seus materiais esportivos, nem sair correndo pra esconder placas publicitárias apenas por conta da saída da Medial, que o parceiro anterior continua sendo o maior patrocinador do Brasil, pois os outros clubes não ultrapassaram sua cifra em contrato e tão pouco sair correndo pra vender camisa sem patrocínio dizendo que arrecadaria mais com a camisa sem patrocinador do que com o valor que o patrocinador pagaria.
 
Sexto pela pré temporada que realmente fará a diferença, se o Corinthians chegar ao final da temporada com a mesma pegada, será um ano maravilhoso!
 
Impressionou adversários, oposicionistas e torcedores, afinal alguém ainda acha que o Corinthians não consiga patrocínio na casa dos R$ 20 milhões por temporada?
 
 
 
E por último, um que jogo alegrou até os opositores, pois o "Sanchez" foi expulso quase no final do jogo! Neste caso, não alegrou tanto, pois o "Sanchez" era jogador do Estudiantes...

1/16/2009

E o patrocinador é... [8]

Quanto vale esta camisa?
 
Não falo de patrocinador ou o total arrecadado... falo da camisa abaixo, usada por um jogador qualquer (exceto Ronaldo), no amistoso e autografada? Quanto você pagaria? Se tivesse ela em mãos, por quanto venderia?
 
 

E o patrocinador é... [7]

Radar On-line Veja: 40 milhões de reais?

O presidente do Corinthians, André Sanchez, disse ontem a um interlocutor que até domingo anunciará o novo patrocinador do time. Mais: Sanchez afirmou que o contrato seria de 40 milhões de reais por ano - o maior da história do futebol brasileiro.

Negou-se, entretanto, a adiantar o nome da empresa. As especulações dos últimos dias eram em torno da Caixa Econômica Federal, que oficialmente nega até que tenha negociado com o Corinthians qualquer assunto. Não é a Caixa, portanto. O Banco do Brasil, também falado aqui e ali como uma possibilidade, também garante que não patrocinará qualquer time. O BB está fora do jogo também.

Qual será a carta na manga de Sanchez? Ou ele está blefando?


Comentário:
No melhor estilo "Monkey News" o novo patrocinador do Corinthians, que pagará R$ 40 milhões por temporada não é árabe, pode ser chines com cara de londrino... e foi indicado por um marketeiro, pois é um dos seus 3 maiores clientes! Vamos jogar truco?



E o patrocinador é... [6]

O Timão é a Sua Empresa!
Nota Oficial por Agência Corinthians - 16/01/09 - 15h45

Corinthians adere ao marketing de oportunidade e garante 3 patrocinadores para amistoso

O Departamento de Marketing corinthiano entrou em acordo com três grandes empresas para estampar as camisas dos guerreiros alvinegros durante o amistoso deste sábado, diante do Estudiantes-ARG.

Ford, Vivo e Locaweb serão parceiros do Timão nesta partida, marcada para às 16h20 no estádio do Pacaembu.

"Colocamos nossa ideia do marketing de oportunidade em prática e, em poucas horas, recebemos várias propostas de inserção. Aproveitaremos de forma rentável o espaço que temos disponível para essa partida", disse o Diretor do Marketing do clube Luis Paulo Rosenberg.

O departamento também trabalhou para negociar os espaços disponibilizados nas placas publicitárias do estádio, o que se transformou em mais uma fonte de renda para o clube no jogo.

Enquanto fecha acordos para o amistoso de sábado, o Timão segue negociando paralelamente novos patrocinadores para o futebol na temporada. O clube estuda propostas e pretende formalizar em breve os novos nomes.

Comentário:  Just´n time! Bom, então minha fonte é quente... bateu "quase" tudo, só a Vivo no lugar da Nestlé... bom, vejamos se nosso Marketing é bão mesmo e se este jogo de sábado será mesmo diferenciado... com o anúncio, a pirataria já está se movimentando para vender a camisa na porta do Pacaembu... duvida?

E o patrocinador é... [5]

Ontem foi veiculada a informação que a Ford seria anunciada como o novo patrocinador da camisa do clube, a informação foi divulgada pelo Futebol Interior dando o crédito para o programa Estádio 97 da rádio Energia 97.
 
Eu também recebi a informação ontem, após o almoço, que a Ford seria o patrocinador apenas do amistoso contra o Estudiantes, inclusive as camisas com o logotipo da Ford seriam autografadas e vendidas por leilão, com parte da arrecadação convertida em ajudas assistênciais. A camisa teria inclusive o patrocínio relâmpago da Nestlé (mangas) e da Locaweb (calção), fato que ajudaria a pagar parte dos dividendos do Corinthians para com Ronaldo.
 
Ao que parece, quem espalhou o boato começa a se divertir com a busca frenética dos torcedores pela "exclusividade" de anunciar o novo patrocinador.
 
E ainda tenho uma história bacana sobre a Emirates, mas preciso que o Corinthians feche logo o patrocínio pra contar... vai parecer uma piada!

E o patrocinador é... [4]

Globoesporte.com:
 
 
 
 
 
 
 
Comentário: É... fez bico, beiço, deu de braços, fez crise, chorou pra ficar por mais um ano no mesmo valor... puuuuuuuuuuuuuuuuuuta super-hiper-ultra valorização do mega hexa campeão brasileiro e blá blá blá marca internacional de diretoria exemplar.
 
Mas como explicar o fato da LG flertar com outros parques? Bom, vamos explicar 'com ressalvas', afinal fica chato dizer que a LG patrocinaria outro clube pelo "mesmo valor"... e olha que não estou falando de Corinthians, falei de pular o muro mesmo! Aí me vem essa de "aumentou 10%", o contrato foi melhorado por isso aceitaram, etc, etc.
 
Como diria Marco Aurélio Cunha (quando alfinetou Sanchez no final do ano passado): 'Se a carapuça serviu, a culpa não é minha!".

Novela Kleber, mas que novela?

 
 
"É claro que qualquer grande jogador interessa, mas não procuramos o Kléber!"
 
Comentário: Ainda teremos jornalistas afirmando que Kleber vem e que estará em campo amanhã... no paulista... na copa do brasil... no brasileirão... no centenário... bom, vão empurrando com a barriga.
 
 

1/15/2009

Vamos falar de...

 
Ele não é igual ao Ronaldo, tão pouco parecido com o Pato, longe de ser um Romário, não foi campeão brasileiro, nem artilheiro, mas seu nome é o mais comentado depois do case de sucesso em marketing Emirates.
 
E mais uma vez usaram o Corinthians como trampolim para um jogador se valorizar. Porém a verdade aparece, mostrando que houve um contato do Corinthians e só, o resto foi ampliado, debatido, confirmado apenas pela imprensa.
 
O resumo da situação é que o jogador retorna ao Dínamo e espera milagrosamente por duas situações: alguém rasgar dinheiro comprando seus passe ou uma proposta de empréstimo, em ambos os casos, poucos clubes estão com essa disposição, financeiramente falando.
 
Amanhã tem nova notícia do Kleber no Palmeiras, mas sábado ele estará em campo contra o Estudiantes vestindo a camisa do Corinthians com o novo patrocinador ao lado de Ronaldo, bom... pelo menos para a imprensa!

Preces para Mr. Kia!

O jornal italiano "La Stampa", afirmou hoje que o Milan aceitou a proposta do City por Kaká, dependendo apenas da vontade do jogador.
 
O pai e empresário de Kaká, Bosco, admitiu conversar e adiantou que o filho só sairia se o Milan contratasse reforços de peso para brigar por títulos nos próximos anos.
 
Apesar de Kaká estar completamente adaptado ao Milan, outros fatores podem pesar na sua decisão: Seu amor pelo São Paulo e sua devoção à igreja Renascer.
 
O São Paulo espera que a transferência se concretize para abocanhar 4,3 milhões de Euros, quase o que o clube recebe de patrocínio anualmente. Já a igreja é apenas um pro-forma, já que o atleta contribui rigorozamente com seu dízimo, além de contar com a divulgação de sua imagem e propaganda gratuita na Renascer e é sem dúvida a principal personalidade estando sempre em contato com o staff da igreja.
 
O sim de Kaká, finalmente Mr. Kia ganhará um busto num grande clube de futebol... é, o mundo dá voltas!

O adeus do corintiano GB

Jovem Pan Online: Geraldo Blota morre aos 83 anos
Por Mariana Riscala
 
O jornalista e radialista faleceu nesta madrugada vítima de câncer no Hospital Paulistano

O jornalista e radialista Geraldo Blota morreu aos 83 anos em São Paulo. Funcionário da Jovem Pan nas décadas de 60 e 70, ele faleceu, nesta madrugada, vítima de câncer no reto, no Hospital Paulistano, na Bela Vista. Nascido em 1925 em Ribeirão Bonito, o jornalista marcou época ao trabalhar nas rádios Tupi e Jovem Pan e nas TVs Record e Gazeta.

Corintiano fanático, Geraldo Blota era o fiel escudeiro do então locutor Joseval Peixoto nas transmissões do futebol da Jovem Pan. Em novembro de 1969, GB foi o primeiro repórter a chegar perto do "Rei Pelé" no dia do milésimo gol, no Maracanã. Na época, ao lado de Joseval Peixoto, o radialista afirmou que o microfone que carregava parecia pesar mais de 8kg.

Ainda em 1969, a Jovem Pan chegou a publicar um anúncio onde dizia "A Bola está com Pelé. O microfone com Geraldo Blota". Irmão do saudoso Blota Júnior, Geraldo Blota ainda foi vereador por cerca de 16 anos na capital paulista. O jornalista parou de trabalhar com o microfone apenas em 1992, quando se aposentou e voltou a viver em Ribeirão Bonito.

Geraldo Blota deixa seis filhos, cinco netos e dois bisnetos. O corpo do jornalista será velado hoje, a partir das 8h, na Câmara Municipal de São Paulo. O sepultamento de Geraldo Blota está marcado para ocorrer no período da tarde, no cemitério da Vila Mariana.

1/14/2009

E o patrocinador é... [3]

Observatório da Imprensa: Corinthians vale R$ 2 bilhões na mídia

Relembro de uma matéria em que o espaço publicitário que o Corinthians ocupou nos primeiros 10 meses de 2007 equivalia a mais de R$ 2 bilhões!

O relatório foi divulgado pela Informídia Pesquisas Esportivas, que analisou de janeiro a outubro, a propaganda "gratuita" que o Corinthians teve na TV aberta, na TV fechada, jornais, revistas, internet, etc.

O Corinthians constuma liderar o ranking dos 12 clubes mais expostos durante os últimos anos, nem mesmo quando foi rebaixado, deixou de ser o foco das atenções da mídia. Só a contratação de Ronaldo Nazário praticamente ofuscou o hexacampeonato nacional do São Paulo.

Investir no Corinthians é um grande negócio, a imagem do Corinthians aparece todos os dias nas TVs, jornais e internet, além de ter seus jogadores, dirigentes e comissão técnica constantemente entrevistados.

Outro detalhe, a exposição do Corinthians é contínua, pois mais de 87% dos jogos foram transmitidos pela TV, incluindo os da Copa São Paulo de juniores, sendo que 1/3 destes são mostrados pela principal emissora de TV que é a Rede Globo.

Os números do Ibope registram uma média de 24 pontos, que equivale a 55 mil domicílios na grande Sâo Paulo, nas transmissões e que os espaços nos jornais equivalem a mais de 2000 páginas inteiras.

A Samsung obteve durante o período mais de 81 mil aparições de sua marca ligada ao Corinthians em TVs e jornais, isso corresponderia, se colocado isoladamente o patrocínio, algo em torno de R$ 86 milhões, sendo que a empresa gastava aproximadamente R$ 10 milhões para patrocinar o clube.

A Nike apareceu mais de 78 mil vezes, cujo o valor supera a casa dos R$ 76 milhões, sendo que a fornecedora de material pagava aproximadamente R$ 5 milhões de patrocínio e R$ 1,8 milhões de material esportivo.

Analisando os números por esta relação de custo-benefício, é possível ver que ambas as empresas ficaram satisfeitas, mas tirando a Nike que tem contrato vigente, a Samsung não conseguiu avaliar corretamente o quanto sua marca agregou enquanto estampava a camisa do Corinthians e viu seu espaço ser tomado por uma operadora de planos de saúde, a Medial Saúde, pagando um valor bem maior. Vale lembrar que a Medial teve um crescimento de 63% em 2008, parte por conta das aquisições e parte por sua exposição, porém o contrato terminou pois o Corinthians solicitou valor maior, mas a Medial queria manter o patrocínio pelo mesmo valor da temporada anterior.

Surge a informação que o patrocínio do Corinthians para os próximos 3 anos ultrapassará a casa dos R$ 100 milhões, o que se confirmando, alavancará muitos outros negócios nos clubes adversários, bem como agregará ainda mais à marca e ainda assim, o patrocinador terá pago uma verdadeira pexinxa!

 

E o patrocinador é... [2]

 
 
 
 
Hoje anunciaram novamente no Globoesporte, mas ficou no anúncio... já estão comparando a Globo com a Band! Hehehe... 
 
O apresentador Tiago Leifert (foto) afirmou em seu blog que a Globo anunciaria o novo patrocinador do clube, mas que a vênus platinada foi obrigada (de novo!) a recuar o anúncio, porém ele divulga que seria a CEF pelo valor de R$ 96 milhões por 3 temporadas.
 
A assessoria da CEF nega, conforme divulgado pelo portal Terra, mas segundo a matéria do Lance! (link acima) a negociação foi confirmada pelo marketing do Corinthians.
 
Alias, Caio Campos, coordenador de marketing do Corinthians não confirmou o patrocínio, disse apenas ao UOL que não sabia de nenhuma novidade além da que já foi passada para a imprensa, de que realmente o Corinthians contactou a CEF, nada mais.
 
Na tentativa de confirmar tais informações, tentei conversar com algumas pessoas do Corinthians e a única informação que me pareceu certa é que o Corinthians possivelmente entrará em campo para o amistoso com os novos patrocinadores estampados na camisa.

Obrigado Kia

 
A delegação do City que foi à Itália para negociar a compra do jogador era composta por cinco pessoas: Garry Cook, chefe executivo, chefiava o grupo. Além dele, estavam Paul Aldridge, chefe de operações, Kia Joorabchian, empresário ligado a compra e venda de jogadores, e dois representantes do xeque Mansour bin Zayed. O grupo se reuniu com Adriano Galliano, vice-presidente do Milan, em um restaurante da cidade e ouviu que o dono do Milan, Silvio Berlusconi, dificilmente venderia uma de suas estrelas, porém esta última oferta é praticamente irrecusável, tanto que bastará Kaká dizer que aceita e será o jogador mais bem pago do planeta, superando a negociação de Zidane de Juventus para o Real Madrid, por 47 milhões de libras em 2001 (cerca de R$ 157 milhões na cotação atual).
 
 
"O São Paulo terá direito a R$ 10,3 milhões na negociação por ter sido o clube formador do atleta (...) quem um dia apostaria que graças a Kia Joorabchian, o São Paulo embolsaria uma quantia milionária?"

As mais caras transações da história

Zinedine Zidane £ 47milhões (Juventus - Real Madrid)
Luis Figo £ 37 milhões (Barcelona - Real Madrid)
Hernan Jorge Crespo £ 34 milhões (Parma - Lazio)
Robinho £ 32.5 milhões (Real Madrid - Man. City)
Christian Vieri £ 31 milhões (Lazio - Inter Milan)
Dimitar Berbatov £ 30,75 milhões (Tottenham - Manchester United)
 
 
 
Comentário:
 
Falta ao Milan e ao Manchester City pessoas de oposição a altura que defendam o bem de ambos os clubes, afinal se faz necessário investigar a origem de tal dinheiro e obviamente se tem o Kia Joorabchian envolvido, sabemos bem que existe muito mais do que uma simples negociação milionária. Graças a Deus que no Corinthians temos pessoas preocupadas com o futuro do clube, gente de oposição que nunca permitira tal conversa, alias aposto que se o Corinthians fosse o formador do Kaká, se aqueles que lutaram contra a parceria, com certeza o Corinthians se recusaria a receber essa esmola de 3,25% da negociação por pura ética.
 
Agradeço todos os dias por isso...
 
 
 
Ps. Obviamente que estou sendo pra lá de irônico, mas não significa que estou defendendo A ou B, apenas acho que tudo foi conduzido de maneira errada e amadora por TODOS OS ENVOLVIDOS. Não defendo nem a MSI, tão pouco Dualib, quiçá gente de situação ou mesmo de oposição na época, neste caso. Apenas pra constar...
 

Para o erro comum, rara desculpa!

O Blog do Emerson Gonçalves, que é colunista do Olhar Crônico Esportivo do Globoesporte.com, fez uma postagem refletindo sobre as finanças do Corinthians afirmando que o clube não receberia os mesmos valores da temporada passada nos contratos de TV, entre outras afirmações equivocadas, quem sabe baseado nas afirmações de outros blogueiros desinformados.
 
Contudo, o leitor Donato Votta ponderou as afirmações, rebatendo-as e causando uma reflexão ainda maior de Emerson Gonçalves que foi atrás da VERDADE. Ao descobrir que estava equivocado e que cometeu vários erros, reconsiderou-os e fez as devidas correções, dando o braço a torcer e ainda exaltou a transparência que o Corinthians tem, única entre os clubes brasileiros.
 
Na resposta, vale ressaltar que houve um pedido de desculpas, mas que veio junto com um elogio do qual os torcedores do Corinthians realmente podem se orgulhar nesta nova fase do clube: A Transparência Financeira!
 
"No mais, tudo isso é uma prova cabal da importância que tem a política de transparência adotada pelo Sport Club Corinthians Paulista desde o final de 2007. Para quem escreve a respeito ou simplesmente tem curiosidade, chega a ser impensável a facilidade de conhecer esses números. Basta ir ao site, e sem senha, sem segredos, sem indicações de Dr. Fulano ou Conselheiro Beltrano, lá estão os números. Ora bonitos, ora feios, isso não importa, o que vale é o fato de estarem lá, disponíveis. O fato de facilitarem o trabalho de quem escreve a respeito é irrelevante diante do que é o mais importante: uma prova de respeito ao torcedor, prestando contas regularmente de como está o clube de seu coração.", cita Emerson Gonçalves no seu texto de desculpas.
 
Obviamente que a transparência torna-se uma vitrine para alvos, mas evita que certos "boatos" circulem por semanas na mídia, já que o acesso à diretoria do clube é aberta a todos, bem como seus VPs estão acessíveis até para o torcedor comum, coisa que é impressionante, tendo em vista que em qualquer outro clube, até mesmo no Corinthians da era Dualib, tudo é nebuloso, secreto, obscuro e é necessário ser "conivente" para se ter algo para publicar, situação contumaz para quem faz a cobertura jornalistica de outros grandes de São Paulo. Será que é por isso que não se tem notícia ruim ou críticas à administração do rival?  
 
Emerson finaliza seu texto dizendo: "O Corinthians, ao menos que eu saiba, é o único clube brasileiro a ter essa política. Gostaria que os demais adotassem o mesmo modelo, ou parecidos, cada um ao seu jeito, pois tornaria muito mais fácil entender a realidade de nosso futebol.".
 
Pois é Emerson, pior são aqueles que fazem matérias completas baseadas na suposição. Nós que somos amadores, escrevemos despretenciosamente, com erros ortográficos, apenas por paixão e informação, até podemos especular, discutir sobre o que se diz na boca pequena, mas jornalista mesmo tem de exercer sua atividade para o qual estudou anos, que é a investigação e mais do que isso, o compromisso com a verdade, doa a quem doer, e quando se erra, saber reconhecer o erro e não apenas ignorá-lo.
 
Parabéns ao Donato Votta, parabéns ao Emerson Gonçalves, parabéns novamente ao Corinthians! 
 
 
 
Abaixo os links para as colunas, o primeiro texto e a retratação:
 
 

1/13/2009

E o patrocinador é...

Começa o Globoesporte da TV Globo e a chamada: "O patrocinio do Corinthians foi fechado!".
 
A chamada mobiliza torcedores que passam a conferir a programação, trocando mensagens via sms, messenger e fóruns como os do Orkut.
 
Porém o programa vai passando e nada do anúncio, então o programa acaba, frustrando os telespectadores.
 
Será que a Globo recuou de informar pois o contrato efetivamente não foi assinado? Será que a diretoria ligou para a vênus platinada e falou que ela ia dar barrigada? Será que o patrocinador pediu sigilo? Vai saber... fato é que virou uma "Pegadinha do Malandro", versão TV Globo!
 
Porém o boato que venta forte no PSJ é de que o novo e principal patrocinador do Corinthians é um banco, façam suas apostas...
 
 

De Pires na mão

Debater sobre as próximas eleições do Corinthians com quem não apoia a situação é pra lá de interessante, pois existe sempre a palavra "política" ao justificar certas atitudes.
 
A recente pesquisa feita pelos partidários de Paulo Garcia com os sócios do clube, no clube e pelo telefone, identificou três grandes barreiras a serem vencidas por esta outra chapa (fazem questão de dizer que não são oposição, mas alternativa):
 
1) Convencer o sócio a estar presente na votação;
2) Superar o alto índice de aprovação da Renovação & Transparência de Andrés Sanchez;
3) Apagar as declarações de Paulo Garcia, antes da aprovação do novo estatuto, em que era contra as eleições diretas no Corinthians, bem como apontar quem serão seus companheiros de direção no clube.
 
Podemos concluir que mesmo vencendo as duas primeiras barreiras, existe um alto índice de reprovação para Paulo Garcia entre os sócios e que é reforçado por conta de seus apoiadores.
 
Entre os "opositores" com quem conversei, existe um consenso de que o único candidato que seria capaz de derrotar Andrés Sanchez nas próximas eleições é Waldemar Pires. Porém já é comentado que Waldemar está inclinado a apoiar Sanchez e que não disputaria as eleições, mesmo numa chapa única de oposição, por isso Waldemar tem sido cobrado pelos opositores e seus apoiadores em revelar publicamente e confirmar seu apoio à Paulo Garcia, acabando com o boato que seria pró-Sanchez.
 
As eleições ocorrem dentro de 1 mês, dia 14 de Fevereiro, quando saberemos quem será o presidente do centenário.

Toc toc

Publiquei aqui que a Samsung tinha se arrependido de patrocinar o Corinthians, ainda mais com as atuais ações do marketing e a vinda de Ronaldo Nazário.
 
Bateu na porta do Corinthians e ofereceu R$ 45 milhões em um contrato de 3 anos, mas o Corinthians recusou dizendo que tinha proposta melhor e se a Samsung cobriria, quando soube do valor desistiu.
 
Bateu na porta do São Paulo e ofereceu R$ 40 milhões em um contrato de 3 anos, mas o São Paulo recusou dizendo que aguardava proposta melhor e que com a LG, teriam no mínimo R$ 15 milhões ao ano.
 
Bateu na porta do Palmeiras e ofereceu R$ 30 milhões em um contrato de 3 anos, mas através do jornalista  Paulo Celso Pereira, da Revista Veja, o Palmeiras acertou por R$ 45 milhões em um contrato de 3 anos, mas informalmente apurei que o valor é bem menor. Acredito que a diferença está numa cláusula que a Samsung pagará ao Palmeiras um valor adicional para usar os jogadores no lançamento de produtos oficiais da Samsung.
 
No Palmeiras, a Samsung acredita que conseguirá a mesma divulgação que teve no Corinthians, mostrando que o pessoal lá ainda não entendeu bem como é a relação de patrocinadores no futebol no Brasil. Pro Palmeiras, uma ótima hoje, mas dentro de 2 anos, tenho absoluta certeza que vão amargar ter feito tal contrato em comparação das cifras adversárias.

1/12/2009

Nova Fazendinha

 
A imagem vale por si só...

Quanto vale o show?

A diretoria do São Paulo não pestanejou em retirar TODAS as propagandas da LG de seu CT, estádio e camisa.
 
Inclusive com o anúncio de apartir desta semana, nas lojas oficiais do clube, serão vendidas camisas sem patrocínio com o modelo para a temporada 2009, identico ao de 2008 porém sem as propagandas no peito, costas e mangas, bem como a nova fonte para os números.
 
A idéia é começar as atividades desta segunda já com a nova camisa, prevendo uma arrecadação de R$ 2,5 milhões (supõe-se que a nova camisa, sem patrocínio, venda 40 mil unidades), o que garantiria um mês sem patrocínio da cifra de R$ 30 milhões estimada pelo clube para esta temporada. 
 
A Reebok corre para abastecer as lojas com o modelo, já que a solicitação foi feita pela diretoria do São Paulo para a confecção das camisas foi em cima da hora.
 
Em contra-partida, no Corinthians, a Medial Saúde colhe os frutos de ter sido a patrocinadora em 2008, assim os times da Copa SP, bem como os coletes e camisas usadas na pré-temporada, ainda estampam o patrocínio do antigo parceiro. Opositores calculam mais de R$ 600 mil de "bônus" pela exposição nestes primeiros dias. A Nike tem dificuldades para entregar novos modelos com rapidez, por isso a questão patrocínio ainda é tratada a 7 chaves, mas suspeita-se que já esteja fechada, aguardando apenas a R9, empresa de Ronaldo Nazário, completar a negociação das mangas, pois o calção já estaria também concluída.
 
É esperar pra ver, quanto vale o show!?

1/10/2009

O tabú do estádio

Antecipei a conversa por conta do comentário do leitor Cláudio no post "Lei (complemento)", onde ele considera "muito estranha" a atitude da atual diretoria face a "inevitável construção de um novo estádio em São Paulo".
 
Veja, precisamos ponderar o desejo da torcida com o que se pode realmente realizar. É claro que a Fiel quer um estádio do tamanho de sua torcida, porém existem outros aspectos que não são levados em conta.
 
Quando é publicada uma matéria que o Corinthians "vê com bons olhos" o repasse do Pacaembú, nos moldes do Engenhão ao Botafogo, o que entendemos é que o velho, tombado e oneroso estádio seria "doado" ao Corinthians e que isso seria uma coisa absurdamente ruim. Claro que o Corinthians não irá comprar este presente de grego do jeito que lhe foi oferecido. O Pacaembú só será do Corinthians, se a proposta for de acordo com os desejos do clube e isso significa modernizar o estádio e revisar o processo de tombamento que engessa qualquer realização. Não será amanhã, mas pode ser para um prazo de 1 ano, até que todo o processo de revisão, repasse e reestruturação seja colocado em pauta e seja aprovado. Não vamos "aumentar" o que a diretoria fala, afinal ela seria louca em vetar um estádio que seria repassado de graça, não?
 
A reforma da fazendinha tem outros tramites, seguirá uma reforma voltada para o social, pois este precisa ser gerido, independe de termos um estádio, seja o Pacaembú, seja na Vila Maria, seja em Itaquera... é o antigo desejo de ampliação de uma área que não é usada de maneira adequada, portanto se todo o social está crescendo, a reforma é sim bem vinda, não se engane com matérias especulativas, não é o que foi divulgado oficialmente, a Fazendinha será do social, mas também usada pelo futebol.
 
Peço paciência ao leitor, pois teremos novidades sim sobre o estádio, porém nenhuma informação antecipada será suficiente para dar paz ao coração da Fiel, assim quando o assunto estiver sacramentado, assinado, com a pedra fundamental posta, falaremos muito sobre isso, até lá... tudo que se falar, é pura especulação pra vender jornal, dar ibope e confundir e frustrar a Fiel!